domingo, 11 de agosto de 2013

Edição 39/Pág. 1 - RIO BONITO TAMBÉM QUER MUDAR PARA MELHOR

Cerca de mil pessoas participaram das mobilizações populares em Rio Bonito, que segue a onda de manifestações que estão ocorrendo pelo Brasil e pelo mundo. Na “Cidade Risonha” as manifestações ocorreram nos dias 19 e 22 de junho. Nas duas oportunidades a caminhada percorreu as principais ruas da cidade. Não houve registro de vandalismo. O objetivo dos manifestantes foi chamar as autoridades e a própria sociedade, à responsabilidade.

De acordo com o tenente-coronel, Wagner Guerci Nunes, comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Itaboraí, na primeira manifestação, 38 policiais foram direcionados para Rio Bonito. “O intuito foi dar proteção e segurança aos próprios manifestantes e manter a ordem em caso de alguma alteração”.

Entre os manifestantes, todo tipo de queixa e inconformismo podiam ser notados em cartazes, faixas e nos gritos de guerra. O setor que mais recebeu críticas além do transporte público foi a Educação.

Pág. 2 - A empresa de ônibus não é o único vilão

Flávio Azevedo

Depois do Movimento Passe Livre e das manifestações pelo Brasil, o que mais vemos são críticas às empresas que exploram o transporte público. Sabemos que esses empresários, como todos os outros, não estão muito preocupados com outra coisa que não seja o lucro. Todavia, nós daremos uma de “advogado do diabo” e faremos algumas reflexões que ainda não vimos por aí.

Começamos perguntando: “por que a empresa precisa de tarifas tão altas?”. Não sabemos se o amigo leitor vai concordar, mas lembra daquele ônibus que é pedido ao vereador ou ao prefeito, para levar pessoas a sepultamento, aniversário de 15 anos, carregar times de futebol, excursão de igreja, festa de casamento, entre outras atividades? Pois é...

E quem é que paga esse prejuízo? Quem paga o dia do motorista? E o desgaste do veículo? E o combustível? Ou o amigo acha que o dono da empresa faz filantropia? Não, claro que não! A tarifa acima daquilo que achamos justo tenta compensar esses empréstimos, que não são poucos e estão baseados na política ASSISTENCIALISTA e PATERNALISTA que nós brasileiros CULTUAMOS. É ou não é verdade que nós adoramos um FAVORZINHO?

Então, enquanto esse oportunismo, que é exclusivamente brasileiro, não mudar, a tarifa não diminui o que deve! E não estamos falando de “vinte centavos”. Estamos falando de reduzir mais de “um real”... Estamos falando da abertura de concorrência... Estamos falando de mais horários para todos os bairros e a aquisição de carros mais confortáveis.

No Facebook, muitos comentários falam em manifestação em frente a São Geraldo, empresa que explora o setor em Rio Bonito. Nós discordamos! Esse movimento tem que ser em frente da Prefeitura, porque quem autoriza o aumento da tarifa é o chefe do poder Executivo, ou seja, o prefeito! Por tanto, essa mobilização tem que acontecer diante da Prefeitura ou diante da casa do prefeito! Eu tenho certeza que se houver uma determinação de redução da tarifa, por parte da Prefeitura, a empresa, pode até não gostar, mas certamente cumprirá!

Outro ponto comentado há anos é que o empresário do setor doa polpudas quantias para a campanha eleitoral dos políticos. Perguntamos então: mas o que é feito com esse dinheiro? O político compra um carro novo para ele? Ele manda fazer piscina e churrasqueira na casa dele? Ele dá uma moto nova para o filho? Com esse dinheiro ele paga a faculdade da filha? Não... O político investe na compra de voto. E esse voto ele compra de quem? Por incrível que possa parecer, geralmente de quem usa o tal transporte público. Portanto, que o povo deixe de ‘chilique’, entenda a sua responsabilidade cidadã e reclame com razão!

Pág. 3 - Cozinheira denuncia assédio na UPA de Rio Bonito

Flávio Azevedo

A cozinheira Clarice Barino, de 49 anos, moradora da localidade de Rio dos Índios de Dentro, em Rio Bonito, procurou a nossa reportagem para denunciar que foi “abusada” por um médico, durante uma consulta a que se submeteu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Bonito. O caso teria acontecido no último dia 13 de junho. Ela afirma que tinha um problema na mão, mas o profissional, sob o pretexto de examinar o seu corpo, levantou a sua blusa e abaixou a sua calça até acima do joelho e alisou as suas coxas e nádegas.
– Eu estou muito triste, desesperada... Estou denunciando, porque assim como aconteceu comigo, uma mulher de 49 anos, isso pode acontecer com uma menina de 14 ou 15 anos. Estou tão abalada que quando o meu marido vem brincar comigo eu choro... A minha neta, eu não quero nem que ela toque em mim... Eu não estou dormindo nem me alimentando – conta Clarice.

Ainda segundo a cozinheira, a prova de que ela só tinha um problema na mão é que ela estava na UPA apenas para fazer um exame de RX da mão. Ela disse que procurou outros profissionais da UPA para perguntar se essa postura era normal e ouviu deles que não, porque o problema que ela tinha era na mão. Ela conta que foi levada a direção da UPA e ouviu dos diretores que “como o problema era na mão, porque ele teria que mexer no meu corpo?”. O caso, teriam dito para ela os diretores da UPA, seria apurado.
– Mas como eu estava muito indignada com o ato abusivo, eu fui a delegacia de Rio Bonito. Na mesma hora o delegado foi a UPA comigo, mas o médico disse que só iria à delegacia acompanhado do seu advogado. E foi o que aconteceu. Pelo que eu entendi ele quer resguardar a integridade dele, porque ele é casado e não quer se expor – disse.

Delegado

A nossa reportagem procurou o delegado titular da 119ª DP, Paulo Henrique da Silva Pinto, que confirmou o depoimento da cozinheira, disse que durante o registro ela estava muito abalada e denunciou o abuso. Ainda segundo o delegado, em seu depoimento, o médico negou que tenha abusado da paciente, acrescentou que o consultório tem janela e declarou que o interior da sala pode ser visualizado por quem está no lado externo.
– Nós encaminhamos essa senhora para fazer exame de corpo de delito, para ver se há como comprovar a materialidade do crime, porque a princípio o que temos é a palavra de um contra o outro. Infelizmente, não há testemunhas, não foi um estupro consumado, pois não houve conjunção carnal, e a denúncia é de que teria acontecido um ato libidinoso – narrou o delegado, acrescentando que “um inquérito policial foi instaurado, alguns documentos estão sendo aguardados e montado o procedimento o caso será encaminhado ao Ministério Público”.

Outras partes

A nossa reportagem também procurou a direção da UPA. O administrador da unidade, Abílio Machado, disse que “inicialmente não temos nada a declarar a esse respeito, até mesmo porque não tomamos conhecimento, a não ser por comentários internos”. O administrador também afirmou que a delegacia ainda não solicitou nenhuma documentação sobre o caso e confirmou que o médico continuava atuando na unidade, estando, inclusive de plantão no dia que a nossa reportagem esteve na unidade.

O médico preferiu não falar com a nossa reportagem e indicou o advogado Ramon Coutinho para ser ouvido. Procurado em seu escritório, no Centro de Rio Bonito, o advogado informou que “infelizmente eu não poderei me manifestar sobre o caso, porque o estatuto da advocacia não permite que eu divulgue casos em que eu esteja trabalhando como procurador”.

Nota da Redação: Todos os depoimentos que sustentam esta reportagem foram gravados, inclusive, as declarações do administrador da UPA, Abílio Machado; e do advogado, Ramon Coutinho. A identidade do médico foi preservada porque a própria polícia ainda não tem certeza da culpa do referido profissional; e em respeito a sua família, extremamente constrangida com o ocorrido.

Por outro lado, também por respeito aos nossos leitores e às pessoas que nos procuram com as suas histórias por confiarem em nosso trabalho, como ocorreu com a senhora Clarice Barino, nós não poderíamos deixar de dar voz a sua indignação.

O jornal “O TEMPO” e todas as mídias que veiculam as notícias que nós publicamos estão disponíveis às partes envolvidas nessa reportagem para qualquer esclarecimento e informação que sejam relevantes sobre o assunto abordado.

Pág. 4 e 5 - Solange Almeida faz balanço dos seis meses de governo

Flávio Azevedo

A reportagem do jornal “O TEMPO” entrevistou no último dia 28 de junho, a prefeita Solange Almeida (PMDB). O objetivo principal da reportagem foi pedir que ela fizesse um balanço das suas ações nos seis primeiros meses de gestão e apresentasse as suas perspectivas para os próximos 42 meses em que estará comandando a Prefeitura de Rio Bonito.
– O início é sempre de muito trabalho e estamos empenhados na gestão e no planejamento. É um ano difícil, recebemos um orçamento muito curto, algumas fichas faltando e só agora, em julho, novas fichas de convênios, que não tínhamos, poderão ser abertas. O Cadastro Único de Convênios (CAUC) preocupa, já estivemos no Ministério de Previdência, estamos em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Iprevirb), com quem temos uma dívida grande, iremos parcelar, mas tem um montante que não pode ser parcelado e esse pagamento dará um baque nos cofres municipais – destacou a prefeita.

Ainda sobre esse tema, a chefe do Executivo riobonitense declarou ser preciso elaborar um Plano de Custeio. “Quando eu saí, em dezembro de 2004, eu deixei o Plano de Custeio sendo alimentado pela Dívida Ativa, mas o governo seguinte entendeu que não poderia ser feito dessa maneira, parou de repassar qualquer tipo de recurso do Passivo Atuarial para o Iprevirb e isso trouxe sérias dificuldades financeiras para o Instituto, que está com o caixa baixo, mas nós iremos resolver esses problemas”, assegurou.

Outro problema apresentado pela prefeita foi a prestação de contas da merenda referente a 2004. Segundo ela, “deveria ter sido feita em 2005, mas não foi o que aconteceu”. Ainda segundo Solange, os documentos necessários para essa prestação de contas estão sendo levantados. A prefeita revelou, porém, que por conta disso os recursos de merenda estão bloqueados, “não entrou nada de merenda esse ano nos cofres municipais”. Outras pendencias, segundo Solange, estão no RREO (Relatório Resumido de Execução Orçamentária) e no Relatório Resumido de Gestão Fiscal (RGF), referentes a 2010 e 2011.
– As prestações de conta referentes a 2012 já foram prestadas, dependendo apenas da Educação, aquela aplicação limite de 25%. Está tudo pronto mais não recebemos a senha do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE). Assim que resolvermos essa pendência, nós entraremos com uma liminar pedindo que o município saia do CAUC – ponderou.

Durante a entrevista, a prefeita anunciou que o município tomou posse do antigo prédio do Fórum, que deve receber as Secretarias de Promoção Social e Cultura; o Conselho Tutelar; e serviços como a Identificação Civil e a Junta Militar. “Isso vai representar a economia de três alugueis”, destacou Solange, acrescentando que em dezembro a Prefeitura pagou valores da ordem de R$ 5,5 milhões, com Notas Fiscais reconhecidas, mas os Empenhos referentes a essas negociações não foram encontrados. Ela frisou que o município tem outros R$ 16 milhões de restos a pagar e disse alguns serviços estão sendo cobrados, “mas não havia Nota Fiscal nem Empenho referentes a esses serviços na Prefeitura”.

Expectativas

Para os próximos meses, a prefeita espera alavancar os investimentos e programas voltados a Saúde (equipes médicas da UPA completas, a implantação de uma Clínica da Família no Loteamento Schueler; ampliação do serviço de Equoterapia, Postos de ESF, rapidez nos exames, valorização do agente comunitário); a Educação (Arte nas Escolas, a Saúde do Escolar); o Esporte (Vôlei (parceria com Guto Barbosa), Futsal, Futebol, Jiu-Jitsu, Taekwon-DO, Capoeira, o projeto Vida Útil, Academias da Saúde); e Meio Ambiente (fazer o município voltar a ser referência no repasse do ICMS verde, estimular a Coleta Seletiva, o Mapeamento de Áreas de reflorestamento). Outra expectativa da Prefeita é modernizar a Secretaria Municipal de Fazenda para aumentar a arrecadação e viabilizar a criação de uma nova planta de valores.
– Muita gente questiona os contratos, realmente contratamos, mas não se coloca um município para funcionar sem gente trabalhando. Conseguimos uma parceria com o Senai, esperamos ter uma unidade em breve em Rio Bonito; e o Pronatec, que virá pela Instituto Federal de Campos, é uma realidade. Os cursos começam em setembro, com Enfermagem e Informática – disse a prefeita afirmando que futuramente, cursos de Mecânica, Eletrotécnica, Eletromecânica, também serão oferecidos.

Educação

Acabar com as classes multisseriadas e ampliar o número de creches e escolas municipais são desafios anunciados pela prefeita como metas a serem atingidas nos próximos anos. Localidades como Nova Cidade, Rio do Ouro, Parque Indiano e Parque Andréa serão beneficiadas com a construção de grandes escolas. “Vamos retomar as obras do Colégio Kingston Mota e vamos construir mais um pavimento no Colégio Maurício Kopke”, frisou a prefeita, que confirmou a realização de Concurso Público, ainda esse ano, para a Educação.
– Queremos já, em janeiro de 2014, começar com os professores concursados e aproveito a oportunidade para agradecer a paciência dos profissionais de Educação. Nós iremos valorizar a categoria, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração precisa ser implantado e estamos estudando o 14º salário para o professor que está em sala de aula – anunciou.

Alugueis

Questionada sobre a relocação da antiga sede da Secretaria de Obras, hoje abrigando parte da Secretaria Municipal de Saúde; e da locação do Espaço Ceccarelli, questões que tem gerado inúmeros comentários negativos, a prefeita explicou que a área do DNER, no Centro “está totalmente insalubre”. O novo endereço da Saúde foi escolhido porque o setor precisava de espaço, conforto. Ela ressaltou que foram levados para a nova sede, Faturamento, Recursos Humanos, os carros da Saúde e o Almoxarifado. “Nós deixamos de locar alguns espaços para alugar outros”. Ainda segundo a prefeita, o local seria destinado ao Senai, mas o secretário Anselmo Ximenes esteve lá, gostou do espaço e decidiu ir para lá.

Sobre o Espaço Ciccarelli, a prefeita lembrou que o Hotel Fazenda Pedras Negras também está sediando alguns eventos da Prefeitura e ressaltou que não é possível abrir mão de um local bem localizado e que possui uma estrutura que não existe em outro espaço. “As críticas sempre existirão, há muita boataria, as postagens em redes sociais trazem muitas informações equivocadas, inverdades que confundem as pessoas, mas eu sei lidar com as críticas”, respondeu Solange.

A respeito das novas Secretarias, criadas há cerca de três meses, a prefeita ressaltou as funções desenvolvidas pela Gestão, secretaria responsável pela economicidade das contas públicas; elogiou o empenho do secretário Flávio Tavares, que está gerenciando a pasta de Desenvolvimento Econômico; frisou que ele está com bons projetos para o Condomínio Industrial, que tem sido muito procurado por empresários e salientou que algumas áreas estão sendo retomadas para dar novo dinamismo ao local. A chegada da Faculdade Cenecista, da sede do Detran e do INSS, para o espaço que já abriga o Fórum, a Delegacia Legal e receberá a futura sede da 35ª Subseção da OAB e o Ministério Público, também foram comentados pela prefeita, que chamou o local Condomínio Institucional.

As dificuldades na prestação de serviços essenciais, como a Iluminação Pública e coleta de entulhos, fonte de constantes reclamações, também foram perguntadas a prefeita. Ela justificou a sobrecarga do Setor de Licitações que está precisando resolver inúmeras questões ao mesmo tempo, afirmou que os problemas com entulho estão resolvidos e anunciou a criação do Disk Caçamba que vai atender a população.
– No governo anterior eram duas Comissões de Licitações, hoje, só temos uma. Os vereadores têm razão de reclamar, a população também, eu faço “mea culpa”, porque, às vezes, o dinheiro está disponível, o serviço não acontece, mas o volume de coisas que pegamos para fazer é muito grande. Por exemplo, a firma que ganhou a licitação para reformar o Ambulatório Loyola desistiu de prestar o serviço, ou seja, será necessário fazer nova licitação – explicou a prefeita, reiterando que em 30 dias essas questões devem estar solucionadas.

Transporte Universitário e Segurança

A notícia para os universitários é boa. A prefeita anunciou a compra de seis ônibus rodoviários que já foram licitados, estão encomendados e a Prefeitura espera apenas a entrega desses veículos para serem caracterizados e começarem a rodar. Sobre a Segurança, a chefe do poder Executivo não apresentou novidades fora da conhecida conversa de interação entre as polícias, trabalho em conjunto com a Guarda Municipal e investimento em Inteligência. A novidade foi o anúncio de um grande projeto que está sendo pensado pelo secretário de Segurança, Alexandre Daher.

A exposição dos alunos ao tráfico de drogas na porta das escolas, sobretudo em localidades onde os problemas sociais são mais constantes; e o antigo pedido de Guardas Municipais nas escolas, foram temas que a prefeita respondeu afirmando não ter efetivo suficiente para atender essa demanda e declarando que o monitoramento por câmeras pode ser a solução.

A respeito do Trânsito, a prefeita disse que o seu sonho é não precisar multar o cidadão, “mas infelizmente esse artifício será utilizado”.
– As mudanças de mãos continuarão acontecendo, porque Trânsito se muda com atitude. Algumas ruas serão asfaltadas nos próximos dias, há quem critique o asfalto, mas é melhor para a sinalização vertical e horizontal. Também estamos analisando a abertura de novas ruas em pontos estratégicos para melhorar o Trânsito e diminuir os gargalos – ponderou.

Sobre a redução da tarifa do transporte público, principal reivindicação das manifestações, a prefeita afirma ser necessária uma reunião entre poder público, sociedade e o empresário do setor. “O caminho para essa questão talvez seja a unificação das tarifas. Por outro lado, se a empresa não programa itinerário para determinados lugares e horários é porque não há quem transportar”, frisa Solange, afirmando que o debate é amplo, “mas Rio Bonito não consegue subsidiar essa tarifa, por não ter royalties robustos como Silva Jardim, Macaé e Rio das Ostras”.

Pág. 6 - O Observador

Orelhas de Burro

O ex-prefeito José Luiz Antunes desaprovou o recapeamento asfáltico que está sendo feito no Centro da cidade. Enquanto nossa reportagem fazia a cobertura das obras, na ultima segunda-feira (1º de julho), o espirituoso Mandiocão, preso no congestionamento de veículos que se formou na Av. Manuel Duarte, fez sinal de que o responsável pelas obras é “burro”.
Convém lembrar ao ex-prefeito, porém, que essa é aquela obra “caça níquel” que também fez boa parte dos riobonitenses chama-lo de “burro” em 2010. À época, para o horror dos moradores da Jacuba e Green Valley (que ainda, hoje, pisam na lama), os paralelepípedos foram arrancados, invertidos e colocados no mesmo lugar. Já o asfalto foi colocado nas ruas já asfaltadas (Centro e Mangueirinha).

A polêmica foi grande, a oposição desferiu duras críticas contra o ex-prefeito, que nada pode fazer, porque como está acontecendo agora, o projeto do governo do Estado prevê apenas o “RECAPEAMENTO” (caça níquel para a campanha de 2014). Ou seja, obra onde já existe pavimentação. Fica muito nítido que, hoje, e em 2010, essas “orelhas de burro” deveriam ser apontadas na direção das autoridades estaduais e federais.

Sobre as obras, segundo informações do secretário municipal de Obras, Flávio Soares, elas se estenderão a outras ruas do Centro (Osvaldo Cruz e Vital Brasil, por exemplo). Já o secretário municipal de Projetos, Flávio Gomes, disse que o recapeamento, que já começou no início da Bela Vista, vai se estender até o Green Valley, onde o asfalto está muito prejudicado pelo desgaste natural e pelas recentes obras da CEADE.

Casimiro de Abreu...

A cidade que nos últimos anos ganhou uma Secretaria Municipal de Ordem Pública; sinalização semafórica e vertical/horizontal; faixas de pedestres e guardas municipais que também atuam como Agentes de Trânsito (eles podem multa quem se acha acima do Código de Trânsito).
Bem, sabendo que o município Casimiro de Abreu não conta com políticos mais sérios ou menos honestos do que os que existem em Rio Bonito; não conta com uma sociedade mais ou menos ordeira que a riobonitense; e que ela também é uma cidade de interior que conta com uma sociedade tão fechada quanto a de Rio Bonito, “porque essas almejadas transformações (no Trânsito), que já ocorreram lá, não acontecem em Rio Bonito?”.
A resposta para esse questionamento deixa muitos, indignados; outros tantos, envergonhados; e alguns poucos, bem satisfeitos. Lá vai: “falta vontade política”. E não é de agora, pode colocar uns 50 anos nisso!

Ronaldinho I

O ex-jogador, hoje, comentarista, “Ronaldo Fenômeno” está certinho quando fala que Copa do Mundo é uma coisa e Hospital é outra. Isso me faz lembrar a fala dos desinformados que, durante a campanha municipal de 2012, diziam que a Prefeitura de Rio Bonito deveria direcionar os investimentos feitos em ginásios e praças para a área da Saúde. Sinceramente, as pessoas não têm noção do que é “Orçamento Público”. Explicação: “nos cofres públicos existem bilhões para o Esporte e bilhões para a Saúde”.

Ronaldinho II

Enquanto se perde energia criticando Ronaldo, que por não saber falar não conseguiu explicar o que queria dizer, nós esquecemos que a “roubalheira” percebida na construção dos estádios é a mesma que acontece na construção de Hospitais, postos de Saúde, nas compras de remédios, de equipamentos para realização de exames, entre outras coisas.

Ronaldinho III

A nossa indignação deve ser contra a “roubalheira”! Nós gostaríamos que o Brasil sediasse a Copa do Mundo de quatro em quatros anos, mas também gostaríamos que construíssem uma escola em cada bairro e um hospital de grande porte em cada município... Mas tudo sem “roubalheira”. E, detalhe: “o Brasil é um país tão rico, que se não fosse a “roubalheira”, isso poderia acontecer com tranquilidade!”.

Manifestações

Se você não está satisfeito com as últimas manifestações, certamente por achar que o Brasil está uma maravilha, abrace o movimento ‘Deixa Quieto!’ e saia às ruas defendendo a manutenção do caos. É lógico que numa democracia recente como a do Brasil, alguns excessos ocorrerão de ambas as partes (manifestantes e mecanismos de controle); a repressão será inevitável; o recalque é evidente; o medo idem; o compromisso com o ‘status quo’ é fato; mas tudo isso faz parte do fortalecimento dessa democracia, que significa “poder do povo” (demos = povo, kratos = poder).

Manifestações II

E não se surpreenda se, passados 15 ou 20 anos, os filhos dos atuais ativistas estiverem nas ruas pedindo que as vitórias de hoje sejam mudadas. Vide o direito de votar para presidente”, uma luta emblemática dos anos 80. Cerca de 10 anos depois, as “Diretas Já” foram substituídas pelo “Voto Facultativo Já”. Assim é a democracia!

Manifestações III

Durante as manifestações de Rio Bonito (19 e 22/06), nós acompanhamos muitas pessoas reivindicando mudanças e melhorias para o Trânsito. Contudo, a cada dia fica mais nítido que o problema do Trânsito se concentra naquele elemento que existe entre o banco do carro e o volante. Na próxima mobilização os cartazes deveriam conter dizeres como: “abaixo os “mautoristas”! ou “use o bom senso quando estiver ao volante!”, e ainda, “Sr. mautorista, por favor, deixe o carro em casa”!.

Pág. 7 - Vereador Reis faz balanço das ações do Executivo e Legislativo de Rio Bonito em 2013

Flávio Azevedo

Em entrevista aos jornais O TEMPO e Folha da Terra, no último dia 26 de junho, em seu gabinete, o presidente da Câmara de Rio Bonito, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB) fez um balanço das ações dos poderes, Executivo e Legislativo, nos primeiros seis meses de 2013. Apesar de deixar sempre claro que faz parte da base governista e que deposita total confiança na administração municipal, o vereador também reconheceu que o poder Executivo não está atendendo as expectativas da população e promessas de campanha não estão sendo cumpridas.

Quanto ao poder Legislativo, o presidente da Casa afirma ter encontrado dificuldades quando assumiu o comando da Câmara de Vereadores, denuncia o desaparecimento de documentos que o deixaram “por quase 30 dias sem poder trabalhar”, afirmou que o dinheiro de um seguro, referente a um veículo da Câmara que se envolveu num acidente, “foi gasto na compra de computadores”; defendeu a locação de veículos, que estão atendendo as atividades legislativas; e declarou que “o poder Executivo precisa deslanchar as suas atividades para não trazer prejuízos ao poder Legislativo”.
– Como bem disse o vereador Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM) na sessão de ontem (25/06), não adianta o vereador fazer tantas indicações e projetos de lei, se ele não é atendido pelo poder Executivo. Nós compreendemos as dificuldades encontradas pela prefeita Solange Almeida (PMDB), mas seis meses já se passaram e, por exemplo, poucas licitações foram feitas. Está chegando a um ponto que os vereadores estão começando a perder a paciência, porque o cidadão não consegue entender que uma simples troca de lâmpada não acontece porque o processo está travado no setor de licitação – frisou Reis.

A falta de médicos em vários ESF e a falta de professores foram questões também abordadas pelo presidente da Câmara, que defende a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) como uma das maneiras de se resolver o problema da fuga de profissionais. “Até trabalhadores braçais não estão sendo encontrados, porque o Comperj está contratando essas pessoas com um salário mínimo de R$ 1,2 mil, inúmeros benefícios e isso faz com que as pessoas não queiram trabalhar na Prefeitura, que oferece salários irrisórios”, pondera Reis, acrescentando que “os secretários também precisam deixar os seus gabinetes e sair a campo, porque tem muita gente, não sei se por desconhecer a função ou por não ter condições de trabalho, que não está atuando de maneira satisfatória”.

Uma visão preocupada com o perfil técnico dos profissionais é o que o presidente do legislativo defende para fazer o município caminhar. “A eleição já passou e esse negócio de quem foi 70, 15 ou 40 tem que acabar. Se a pessoa tem bom currículo, é um bom profissional e tem competência, ele tem que ser aproveitado, porque pensar diferente disso representa prejuízo para o município”, declara Reis, reiterando que “os tempos estão mudando, as manifestações populares estão chamando atenção até da Presidência da República e nós, que estamos no Legislativo e Executivo municipal, precisamos estar atentos a essas transformações”.

Poder Legislativo

Documentos desaparecidos; um concurso público que trouxe inúmeros problemas para o poder Legislativo, “eu não sei o motivo de fazer esse concurso, já que temos 22 funcionários e os contratados sequer teriam onde trabalhar”; salários que chegavam a valores da ordem de R$ 20 mil; “e várias questões que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai esclarecer, nós encontramos aqui”.
– Mas também temos vitórias no Legislativo. Para quem chegou e encontrou a Casa no zero, em seis meses nós colocamos tudo em ordem, fornecedores recebendo em dia, os vereadores são todos tratados com igualdade, os colegas tem me ajudado muito e nós iremos aproveitar essa união para fazer reformas importantes no Regimento Interno, na Lei Orgânica do Município e estou muito satisfeito com a nossa postura – conta o presidente, reiterando que quando assumiu encontrou servidores com salários de R$ 23 mil. “O menor ganho era de R$ 4,5 mil. Tinha funcionário recebendo mais o governador do estado e nós conseguimos corrigir parte desse problema. Eu tenho certeza que o TCE vai encaminhar o caso ao Ministério Público e a Drª Débora Vicente não está de brincadeira!”, comentou.

A locação de 10 carros para servir os vereadores é um assunto polêmico que tem gerado comentários, favoráveis e contrários. Questionado sobre o tema, o presidente esclarece que ele não está inventando nada, “porque na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Tribunal de Justiça, no TCE, até os carros da Polícia Militar, todos são alugados, porque é mais econômico e a locação foi feita a preço de mercado”.
– Os carros da Câmara estão tão ruins, que nem para sucata serve. Nós cogitamos oferecer para uma entidade assistencial e eles não quiseram. Os veículos de propriedade do Legislativo serão entregues a Prefeitura Municipal, mas estão tão ruins que não dá sequer para leiloar. A manutenção fica por conta da empresa, as multas ficam por conta do vereador e está sendo muito bom – disse o presidente, que vai conceder um dos veículos para o Recanto Santa Terezinha do Menino Jesus, entidade localizada no Mato Frio, que atua na recuperação de dependentes químicos.

Pág. 8 - Rio Bonito/Marajó é Bicampeão Carioca de Futsal Feminino

Flávio Azevedo

A equipe de Futsal Feminino Rio Bonito Atlético Clube/Cerâmica Marajó sagrou-se bicampeã, no último dia 29 de junho, no ginásio do América, na Tijuca/RJ, do Campeonato Carioca de Futsal Feminino Adulto. O adversário foi tradicional Mackenzie e a vitória foi pelo placar de 4x2. Para a equipe riobonitense marcaram Cris, Ratinha e Stella (2). O Mackenzie saiu na frente (1x0), o Rio Bonito empatou (1x1); o Mackenzie fez 2x1, o Rio Bonito empatou e iniciou uma virada sensacional (4x2).

A vaga na decisão foi conquistada diante do Vasco, que foi derrotado pelo placar de 7x3 na semana anterior. Na outra chave, o Mackenzie eliminou o Botafogo por 2x0. Na primeira rodada, o Rio Bonito/Marajó venceu o Cabo Frio pelo placar de 7x2. A vitoriosa equipe Rio Bonito/Marajó conta com o futebol de Naná, Crislane, Mari, Estela, Samara, Cristiane, Larissa, Teka, Ratinha, Bruna, Verônica e Salsicha. O time é treinado por Júlio César Freitas, o Cabeça.

Pág. 10 - Dia do Meio Ambiente é comemorado com seminário da Agenda 21

No dia mundial do Meio Ambiente, 05/06, foi realizado o seminário sobre a Agenda 21 voltado para o primeiro setor. Foram apresentados à Prefeita Solange de Almeida, ao Vice Anderson Tinoco, secretários e assessores da administração municipal, além de vereadores a importância do projeto e do desenvolvimento sustentável para Rio Bonito e para a região.

O evento contou com palestras de membros da Agenda 21 Local, da representante do INEA, Carla Matos e da Consultora do projeto Agenda 21 Comperj, Patricia Kranz. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente do município falou também sobre as atividades do setor como o licenciamento ambiental, IPTU verde, educação ambiental, entre outras ações.

A Prefeita parabenizou os membros do Fórum Local pelo trabalho desenvolvido desde a formação do projeto e aproveitou para reafirmar o seu apoio a Agenda 21.
– Eu gostaria de agradecer e parabenizar a todos, mas, principalmente, os participantes da Agenda 21 que vem fazendo um belíssimo trabalho, não só na nossa cidade, como em toda a região. Eu tenho a impressão que a Agenda 21 esses anos em Rio Bonito tem se destacado, a gente vê a batalha dessas pessoas incansáveis, voluntários, que tem feito um trabalho onde tem uma proposta para o beneficio da sociedade. E na realidade não vai ser o fórum que está elaborando as propostas que vai executa-las, isso é responsabilidade de todos nós – disse a prefeita, acrescentando que “nós temos a obrigação de fazermos todo o nosso trabalho na Prefeitura e em todas as secretarias pensando no desenvolvimento sustentável da nossa região”, disse Solange de Almeida.

Fonte: Secom/RB.

Pág. 11 - Vereadores aprovam reposição salarial para servidores de RB e cobram, ao Executivo, implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração

Flávio Azevedo

Os vereadores de Rio Bonito aprovaram na sessão do último dia 11 de novembro, reposição salarial de 5,82% para os servidores do poder Executivo e 0,5% para os servidores do poder Legislativo. A sessão contou com um manifesto do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Sismurb) que esteve apoiado pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar da aprovação, os parlamentares criticaram o percentual diminuto e voltaram a cobrar, ao poder Executivo, o envio do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

– O valor é “irrisório”, mas a Câmara acaba ficando numa situação difícil, porque a atribuição de aumentar o salário do funcionalismo público é do poder Executivo, que tem o seu entendimento e calcula o reajuste pensando na folha de pagamento – disse o presidente da Casa, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB), que aproveitou a ocasião para cobrar o envio do PCCR à Câmara. “Quando o PCCR chegar aqui, nós votaremos rápido porque esse é um sonho antigo do servidor”, disse Reis.

O vereador Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PRB), lembrou que o reajuste precisa ser pensado com urgência, “mas o nosso sonho mesmo é ver implantado o PCCR, para que essa situação seja logo resolvida”. O parlamentar também comentou que “trabalhador bem pago é um trabalhador motivado” e destacou que a fuga dos professores para outros municípios tem como principal motivação os baixos salários da Prefeitura de Rio Bonito. “Muitas professoras, algumas que até me deram aula, estão esperando a implantação do PCCR para pedir a aposentaria. São profissionais que já estão cansadas, mas a situação não se resolve”, disparou.

Sismurb

Para a nossa reportagem, o presidente do Sismurb, Jorge Carlos Alvieira, lamentou a ausência do servidor na Câmara de Vereadores e criticou o que chamou de “omissão da categoria”. “A presença do funcionalismo na assembleia geral do Sismurb é muito importante. Mas apesar da ampla divulgação, a omissão é grande e o servidor não comparece a nossa assembleia, ocorrida na última quinta-feira (06/06)”, desabafou Alvieira, revelando que o município tem cerca de 3 mil servidores efetivos, mas menos de 300 são sindicalizados. “Desse volume de sindicalizados, o número de presentes nas assembleias gira em torno de 20 pessoas”.

O presidente do Sismurb disse ainda que outra luta do sindicato, que já se tornou um desafio, é conseguir conversar com a prefeita Solange Almeida (PMDB). Segundo Alvieira, desde o dia 22 de fevereiro os representantes do sindicato tentam falar com a prefeita, mas não são atendidos.
– Uma reunião foi agendada para o dia 16 de abril, mas esse encontro foi remarcado para os dias 19, 22 e 24 de abril. O problema é que no dia 24 nós não poderíamos estar presentes por conta de outros compromissos. Sugerimos o dia 29 e 30, mas não nos deram resposta e ainda estão dizendo que nós não fomos à reunião, o que não é verdade – se queixou Alvieira, lembrando que o salário base do servidor riobonitense é menor que o salário mínimo. “Entra governo, sai governo e a novela é a mesma”, dispara o líder sindical.

Também fizeram ponderações sobre o assunto os vereadores, Marcos da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car (PMDB), que destacou, em sua fala, que “toda empresa sabe que um funcionário bem pago é muito mais eficiente”; Aissar Elias (PTN), para quem o reajuste é “insignificante e irrisório, principalmente porque isso é uma reposição salarial, não um aumento”; e Marlene Carvalho (PPS), que classificou o reajuste de 5,82% uma “vergonha” e criticou o fato da prefeita não conversar com os representantes do sindicato.

Petista denuncia “cabresto”

Questionado sobre a presença do PT na manifestação, o presidente Jorge Wallace Bretas afirmou que “reacender a estrela petista em Rio Bonito” é uma das responsabilidades da nova direção do partido. “Não vamos deixar o partido morrer porque acabou o período eleitoral”. O líder petista também lamentou a ausência do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) no movimento por melhores salários, disse que o SEPE está sendo procurado para participar da luta e fez uma provocação.
– É um absurdo o salário mínimo vigente no país ser de R$ 678,00 e o salário base do servidor municipal ser de R$ 585,00. O detalhe é que há uma complementação para se chegar ao salário mínimo. Ora, se existe complementação, por que não incorporar essa complementação ao salário base, dando os 22,90% de aumento propostos pelo Sismurb? A Prefeitura não iria gastar nada mais e teria como salário base, o mínimo vigente no país. Mas a lógica é cruel, porque a complementação pode ser retirada e sem ela você pode perder o controle do cabresto que é colocado no servidor. É uma lógica cruel, coronelista, assistencialista e nós precisamos lutar contra isso – disparou Bretas.

Problemas na Regência

Outra questão polêmica levantada pelo presidente do Sismurb, Jorge Alvieira, é a questão da Regência dos profissionais da Educação. Segundo ele, esse é um caso que tem gerado sérios transtornos aos servidores do setor, porque muitos estão precisando recorrer a empréstimos bancários para não perder o benefício quando aposentam.
– O professor recebe um benefício chamado de Regência. Mas por uma omissão da Prefeitura, a previdência não estava sendo descontada desse benefício. Assim, quando o professor vai se aposentar, para ele incorporar a Regência na aposentadoria, ele está tendo que pagar, ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Iprevirb), o valor retroativo, e não é só isso, ele tem que pagar também a parte patronal. Alguns companheiros da Educação já me disseram, inclusive, que estão tendo que fazer empréstimo bancário para efetuar esses pagamentos para poder levar a Regência para a aposentadoria – contou Alvieira, afirmando que vai procurar o SEPE para discutir essa questão.

Pág. 12 e 13 - Apagões mostram ser urgente buscar outras fontes de energia

Flávio Azevedo

No último dia 14 de junho, por volta das 19h, metade da cidade ficou às escuras. O apagão, que começava no bairro Caixa D’Água, atingiu toda Serra do Sambê e terminava no Green Valley. Até a Delegacia Legal e o Fórum estavam no escuro. O comerciante Dudu da Batata, que comercializa batatas fritas nas imediações da Praça Fonseca Portela, reclamou não ter conseguido trabalhar, porque quando foi possível ligar o seu maquinário o relógio marcava 22h. “Até aquecer a gordura, já estaria na hora de ir embora pra casa”, desabafou o comerciante que lamentou a perda de um dia de serviço.

Diante desse cenário que já é corriqueiro, apontar as razões dos apagões (motivados por histórias vexatórias, absurdas e escandalosas) é ‘perda de energia’. É mais produtivo pensar alternativas, por exemplo, a Energia Solar. Num país tropical e ensolarado como o Brasil, o uso dessa matriz energética pode ser a solução para uma série de problemas, entre eles os apagões e picos de energia.

O poder público municipal poderia criar um mecanismo de descontos em impostos para estimular o cidadão a optar por esse investimento. A própria Prefeitura Municipal, que vive as turras com a Ampla, inclusive, com cortes de energia (coisa comum na gestão passada), também deveria fazer esse investimento. Quanto o prédio da Prefeitura poderia captar de energia solar? Escolas municipais, postos de saúde e outros setores do município também poderiam ser movidos por energia solar. A Ampla não seria dispensada, mas se exigiria bem menos dela.

Sentar para pensar esse projeto é difícil? Claro que não! O problema, porém, é tomar decisões arrojadas que coloquem o município no caminho da modernidade. Com a criação das Secretarias Municipais de Projetos, Gestão e Desenvolvimento Econômico, temas dessa natureza deveriam estar constantemente na pauta, que também interessa as secretarias de Fazenda e o Meio Ambiente.

A título de sugestão, por exemplo, algumas obras da Prefeitura, como o segundo bloco do Centro Administrativo que está sendo erguido na Praça Cruzeiro, poderia ser, seguramente, abastecido com Energia Solar. Na Mangueira, a falta de energia elétrica é um dos motivos para que o posto de saúde, inaugurado às pressas pelo governo Mandiocão, não esteja funcionando. Se essa alternativa fosse pensada, o prédio, talvez, não estivesse mais no escuro.

Exemplos

Quando se fala em Barcelona, logo se lembra do time que conta com o envolvente futebol do argentino Lionel Messi. Contudo, Barcelona foi a primeira cidade europeia a ter uma Lei de Energia Solar Térmica. Ela entrou em vigor em 2000 e tornou obrigatória a utilização da energia solar no abastecimento de 60% da água quente utilizada em todas as novas construções e edifícios reformados.

Esta mudança aplicou-se, então, aos novos edifícios ou construções, às reformas de edifícios ou construções, à mudança no uso de todo o edifício ou construção, às residências, à saúde, aos esportes, ao comércio, ao setor industrial (em casos de utilização de água quente no processo industrial ou em chuveiros) e qualquer outro uso que implica a presença de salas de jantar, cozinhas ou lavanderias coletivas.

Possibilidade que temos

Os simpatizantes do prefeito José Luiz Antunes cantam em prosa e versos que ele ergueu, em oito anos, seis ginásios poliesportivos. Realmente um feito, mas se esses espaços fossem abastecidos com Energia Solar (cobertura é o que não falta para a captação dessa energia), o prefeito teria que ser, obrigatoriamente, colocado no rol dos gestores que estão de olho na modernidade e no desenvolvimento sustentável. Não foi, porém, o que aconteceu.

A Escola Municipal Maurício Kopke, na entrada da Caixa D’Água, um prédio de estrutura arrojada, também poderia receber o mesmo investimento. Aliás, o novo prédio do Colégio Municipal Dr. Kingston de Souza Motta, no Parque Andréa, 2º Distrito, como sequer saiu do chão, poderia ser abastecido por energia solar.

Energia solar

Em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos. Segundo especialistas, a energia que a terra anualmente recebe do sol representa mais que 15 mil vezes o consumo mundial. Considerando que a energia solar está disponível gratuitamente, por que o seu aproveitamento ainda é tão limitado? Vale lembrar que essa matriz energética pode ser a grande solução para os problemas do setor. Apesar de todas as vantagens, também existe desvantagens. Conheça algumas delas e perceba que as desvantagens não preocupam países como o Brasil, sobretudo quando se está localizado no Rio de Janeiro.
.
Vantagens

*A energia solar não polui e a poluição decorrente da fabricação dos equipamentos para o seu emprego, como os painéis solares, é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente.
*As centrais necessitam de manutenção mínima.
*A cada dia os painéis solares são mais potentes e mais baratos. Isso torna a energia solar uma solução economicamente viável.
*A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga grandes investimentos em linhas de transmissão.
*Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens

*Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climática, além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
*Países localizados em latitudes médias e altas (Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres) tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade, mas nós estamos no Brasil.
*As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétrica (água).
*Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%.

Pág. 16 - ‘Arraiá’ da Escola Criar

No último dia 29 de junho, o Esporte Clube Fluminense recebeu o animado e tradicional 'Arraiá' da Escola Criar. O evento contou com a participação de pais, alunos e dedicados profissionais de Educação da Escola Criar!

Pág. 16 - Marcha Para Jesus e ‘Arraiá’ das Escolas, José Reis e Atitude, são destaque

No último dia 28 de junho, centenas de pessoas prestigiaram o ‘Arraiá’ das Escolas, José Reis e Atitute, que aconteceu no Esporte Clube Fluminense. Muita música, alegria, dança de quadrilha e descontração marcaram o evento. O jornal “O TEMPO” cumprimenta os envolvidos e organizadores dessa festa que já se tornou tradicional em nossa cidade.

No dia seguinte, centenas de pessoas participaram da Marcha Para Jesus, que contou com várias atrações, entre elas a cantora Léia Medonça. A esperada cantora revelou ter muita simpatia por Rio Bonito por conta dos laços de parentesco que tem com a família Mendonça, entre eles o primo Márcio da Cunha Mendonça, o vereador Marcinho Bocão (DEM), que recebeu um forte abraço da cantora.

Entre as apresentações de Gessyca e Léia Mendonça, o presidente da União dos Pastores (Unipas), Alberto Carlos Nogueira, convidou o público para um momento de oração e reflexão. Ele orou pelas autoridades e convidou o vice-prefeito, Anderson Tinoco (PSDB), que estava acompanhado da esposa, Ana Lúcia; e os vereadores Marcinho Bocão e Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PRB) para participarem do momento de devoção.

O presidente da Unipas prometeu que em 2014 a Marcha Para Jesus será ainda maior que a desse ano, “porque Jesus merece sempre o nosso melhor”, destacou o líder religioso.

Pág. 17 - “Os problemas causados pelo nosso Trânsito prejudicam o comerciante riobonitense”

Flávio Azevedo

Numa série de entrevistas com representantes de entidades de classe de Rio Bonito, onde a nossa reportagem pede aos entrevistados uma análise da atual gestão municipal e também pergunta sobre as expectativas para os próximos anos, o Trânsito foi o principal problema apresentado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), André Felício Goettert. Para ele, coisas pequenas como a sinalização da cidade, a colocação de placas, a readequação dos pontos de ônibus, o respeito às vagas diante das farmácias, “são ações importantes e com custo quase zero”.
– Sabemos que o início é para arrumar a casa, mas passados seis meses, para o segmento do comércio pouco foi feito. Acreditamos que poderia ter sido feita alguma coisa e sem gastar dinheiro, como a sinalização e o ordenamento do Trânsito. Algumas mãos de rua foram invertidas, mas parou por aí. Nós esperamos que a Prefeitura haja com rapidez porque está difícil – afirmou o Goettert, acrescentando que no início do ano ele participou de uma reunião com a prefeita Solange Almeida, sugestões foram dadas, “mas... Eu não sei por que, não foram colocadas em prática, embora as propostas tenham agradado”.

Outro ponto apontado como alvo da ação do poder público municipal é o Trânsito de ônibus. “Esses veículos não tem parada certa. Eles param onde querem. Isso não pode ser assim. No Centro da cidade eles sequer param no ponto. Param no meio da rua e isso ajuda a tumultuar o Trânsito”, destacou Goettert, comentando que o ponto da Rua da Conceição deveria ser colocado mais adiante.
– Aquele ponto próximo ao Supermercado Tinoco deveria ser apenas para coletivos que vão seguir pela subida do Boqueirão. Os demais poderiam parar adiante. Também sugerimos que o ponto que existe em frente ao Cemitério Central, que é muito próximo da rodoviária e força o ônibus parar no meio da rua, fosse mais adiante para ajudar o Trânsito fluir – analisou.

Ainda segundo o presidente da CDL, “outra coisa que não é mais admissível é que as autoridades não tenham autoridade”. Segundo ele, não há quem não fique com “vergonha” quando a Prefeitura coloca uma placa de proibido estacionar, “mas alguém vai lá e coloca o carro como se não existisse a proibição”.
– No Centro da cidade têm 4, 5, 6 carros em fila dupla. As calçadas estão cheias de carros... Uma mulher com o carrinho de bebê, por exemplo, tem que passar pelo meio da rua. Fizeram um estacionamento de motos, mas muitas motos param fora do lugar. O poder público precisa agir, inclusive, para que o guarda municipal não seja achincalhado por não ter autoridade. Enquanto em outras cidades, o número de guardas aumenta na hora do rush, em Rio Bonito eles somem, mas somem pela falta de autoridade – criticou.

Para o presidente dos lojistas, embora a Prefeitura conte desde abril com uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, “até agora nós não fomos procurados”. Para ele, o comércio clandestino já está enraizado e embora exista um lugar próprio para os camelôs, eles estão nas calçadas e isso prejudica o lojista. “outra coisa que também contribui para a desordem são as motos sobre as calçadas e as placas de publicidade, porque o provável cliente, para desviar dos empecilhos, caminha pela rua e isso impede a sua entrada na loja”.

A questão da qualificação profissional do riobonitense é outra dificuldade que, segundo o presidente da CDL, precisa ser pensada com mais atenção pelo poder público. O dirigente lojista, entretanto, comenta que “os lojistas precisa se preocupar mais com essa questão”.
– Em Rio Bonito não existe curso profissionalizante há anos. Perdemos o Senac e não tivemos outra opção como Senai ou Sesi. Por outro lado, o lojista não demonstra interesse. Por exemplo: a CDL oferece vários cursos para o comerciário, mas o lojista acha desnecessário. Ele acredita que vai pegar qualquer um, vai colocar na função e dará certo. Cursos de venda, pós-venda, são importantes, mas poucos têm essa preocupação – concluiu Goettert, que espera ver essas preocupações nos governantes municipais.

Pág. 18 - Presidente da Ascirb preocupado com concorrência do comércio dos municípios vizinhos

Flávio Azevedo

Numa série de entrevistas com representantes de entidades de classe de Rio Bonito, onde a nossa reportagem pede aos entrevistados uma análise da atual gestão municipal, a nossa reportagem ouviu o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Bonito (Ascirb), Geison Demier, que está preocupado com a concorrência do comércio das cidades vizinhas, sobretudo Itaboraí, que promete inaugurar no fim de 2013 o seu primeiro shopping.
– De fato um acontecimento que possa ser considerado um marco do novo governo ainda não teve, mas estamos conversando com a prefeita Solange Almeida regularmente, estamos procurando saber em que podemos ser útil, estamos buscando participar um pouco mais e a nossa principal preocupação é com as vendas de Natal, já que a cidade de Itaboraí está com um baita shopping em construção, ele deve ser inaugurado no fim desse ano e esse impacto será difícil de ser administrado – comentou Geison, acrescentando que poder público, o setor comercial e o Sebrae, devem se unir para criar estratégias que segurem em Rio Bonito, o consumidor local.

Segundo o presidente da Ascirb, o primeiro trimestre de 2013 deu a impressão de que seria um bom ano para o comércio, mas houve uma retração e o setor está sentindo bastante esse recuo. Ele também comentou que a Ascirb está conversando com a prefeita sobre a possibilidade de se criar estratégias para o Natal, que seria chamado de “Natal de Luz”. Ainda segundo Geison, a Ascirb está oferecendo possibilidades para fortalecer os associados, promovendo cursos e colocando a disposição da classe, um time de consultores que está oferecendo, gratuitamente, opções e dicas para os associados.
– Nós estamos alavancando parcerias, dando dicas e opções que possam alavancar os negócios, buscando alternativas e soluções. Estamos atuando com uma psicóloga, que identifica currículos que se enquadrem no perfil da empresa; a Ascirb conseguiu mover nesse primeiro semestre sete cursos em parceria com a Global, estamos buscando parceria com o Sefet, inclusive, vendo com os empresários a possibilidade de que as suas empresas ofereçam estágio, ou seja, estamos trabalhando e os resultados têm sido positivos – destacou.

Sobre parcerias com a recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o presidente da Ascirb afirmou que já manteve conversas com o secretário Flávio Tavares; destacou a disposição que tem sido demonstrada por ele para que “o Condomínio Industrial saia daquela grande inércia em que se encontra”; revelou que 24 áreas concedidas foram retomadas; e contou que em outras seis áreas concedidas, mas que as obras estavam paralisadas, os proprietários foram chamados a assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), onde eles receberam prazo para concluir os investimentos que o município espera para o setor.
– Outra grande notícia que vem dessa Secretaria é a possibilidade de termos outro condomínio Industrial, as Margens da BR – 101, no sentido Silva Jardim. Inclusive, pelo que eu ouvi a área já está sendo desapropriada e torço para que o secretário mantenha essa garra e consiga realizar os seus projetos.

A qualificação profissional da população riobonitense é classificada pelo líder da classe comercial como “um problema sério, porque temos muita gente precisando trabalhar, temos empresas com um número razoável de vagas, esperando gente qualificada para aumentarem a produção, mas a falta de qualificação não existe e isso, inclusive, contribui para a estagnação de alguns segmentos”, analisa Geison, destacando que a prefeita Solange Almeida está trazendo para Rio Bonito, um Senai, escola profissionalizando que vai formar principalmente para a Construção Civil, a grande necessidade de Rio Bonito e região.
– Nos preocupa o índice de evasão e desistência dos cursos profissionalizantes. É fato que o mercado está aí precisando de mão de obra qualificada, mas também é fato que muitos não estão aptos para essas vagas. O que fazer? Buscar qualificação. Contudo, não vemos interesse do trabalhador – pondera o presidente, que reconhece ser importante uma campanha de conscientização “que desperte a sensibilidade da sociedade e de todos os seus segmentos”.

Pág. 19 - Presidente da OAB afirma que manifestações populares devem nortear as ações do poder publico

Flávio Azevedo

Numa série de entrevistas com representantes de entidades de classe de Rio Bonito, onde a nossa reportagem pede aos entrevistados uma análise da atual gestão municipal, a nossa reportagem ouviu o presidente da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cesar Gomes de Sá. De acordo com ele, as manifestações que estão ocorrendo pelo país precisam nortear as ações do poder público. O Trânsito e a Segurança, para o presidente da Subseção da OAB, são setores que devem ser olhados de imediato pela Prefeitura de Rio Bonito.
– O escritor Alvin Toffler, no livro “A Terceira Onda” chama a nossa atenção para a sociedade. Ele escreve que “estamos aqui para viver ou para chorar; estamos por nascer ou por morrer”, e isso nos faz pensar o momento em que vivemos. Hoje, fazer um balanço do governo municipal é prematuro, por isso, falar das expectativas é mais confortável, por exemplo, melhorias para o Trânsito e para a Segurança. Agora mesmo eu passei por um caminhão que fazia uma entrega no Centro da cidade e o veículo estava parado no meio da rua sem dar importância ao transtorno que estava causando. Ou seja, é clara a inexistência de um comando que ordene o Trânsito – criticou.

O presidente elogiou as reuniões que estão sendo feitas por setores da Prefeitura Municipal no Espaço Ciccarelli; ele defende esses encontros, citou como exemplo a Conferência das Cidades, que contou com a sua presença; ponderou que os debates são importantes; convocou a sociedade a participar, mas alerta que “a população não pode estar lá apenas como referendadora daquilo que já foi decidido, porque a pauta precisa ser submetida e construída pela sociedade, que geralmente quando chega lá já encontra uma pauta pronta com apenas um ou outro ponto a ser discutido”.

O Transporte Público, setor da sociedade que tem sido alvo das manifestações populares; o Meio Ambiente, a Educação, também foram temas comentados pelo líder dos advogados em Rio Bonito. “Se existe uma instituição que eu acredito muito são os Conselhos, que chegam com a perspectiva de trazer soluções para os problemas do nosso município. A OAB está presente em todos esses Conselhos, exatamente por acreditarmos nesse instrumento”, analisou o presidente.

Poder Judiciário

A morosidade do poder Judiciário, que é tema de constantes reclamações dos advogados e seus clientes, também foi comentada pelo presidente da Subseção, que afirma ser essa, uma pauta do prefeito da cidade. “Apesar de não existir um poder Judiciário Municipal, esse tema deve ser preocupação do prefeito sim e, por isso, ano passado, nós recebemos todos os candidatos a prefeito de Rio Bonito”. Ainda segundo César, “nós precisamos de um modelo de sociedade que seja brasileiro, para que o país possa virar essa página de ter uma ditadura aberta a alguns direitos ou garantias”.
– O que vemos hoje no poder judiciário é uma figura lamentável, mas temos algumas esperanças, porque temos muita gente preocupada com isso e pensando essas questões. Estivemos recentemente reunidos, num encontro muito positivo, com o juiz da Vara do Trabalho de Itaboraí, com a juíza da Primeira Vara de Rio Bonito, ou seja, é possível, apesar do sistema ser ultrapassado, trabalhar com dialogo e inteligência para alcançarmos os nossos objetivos – discorreu.

Ainda sobre a importância da chefia do poder Executivo na busca por melhorias na prestação do serviço que é prestado pelo poder Judiciário, o presidente da 35ª Subseção da OAB lembra que quando um delegado de polícia não faz um trabalho que agrada ao prefeito, ele pede que o governador troque esse delegado e ele geralmente é atendido. “Com um juiz, até por garantia da cidadania, isso não é possível, mas o prefeito pode buscar melhorar a prestação de serviço dos serventuários da Justiça”, disse César, acrescentando que conversou sobre isso com a presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 25 de maio.

Durante esse encontro com a presidente do TJ, segundo César, ela já iniciou a conversa informando ser sabedora do pedido por mais serventuários para a Comarca de Rio Bonito. “Eu, porém, fui mais afundo, por entender que esses serventuários precisam estar comprometidos, porque atualmente não é suficiente oferecer bons salários e boas condições de trabalho, porque alguns não estão desempenhando bem as suas funções por estarem insatisfeitos com uma série de questões e isso faz com que hoje, em Rio Bonito o serviço prestado pelo poder Judiciário seja caótico”.

Pág. 22 - Manifestações trazem um recado importante para a classe política

Flávio Azevedo

O vereador Marcos da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car (PMDB), disse numa das sessões legislativas do mês de junho, que a classe política precisa estar atenta as manifestações que estão acontecendo em todo país, “porque o povo está dando um recado importante a todos nós”. Segundo o parlamentar, que está no seu primeiro mandato, “a população acordou, entendeu a força que tem, foi às ruas e assim como a Presidência da República, o Senado Federal e o Congresso Nacional, estão revendo uma série de questões, em Rio Bonito nós também precisamos analisar o grito que vem das nossas ruas, porque nós representamos essas pessoas”.

O parlamentar lembrou que as pessoas só estão na rua porque a classe política de alguma maneira permitiu que isso acontecesse. Ele acrescentou que a única forma de acabar com as manifestações é uma mudança de atitude e de postura da classe política.
– Fica muito claro que as pessoas não se sentem representadas pela classe política. Uma pesquisa do Fantástico mostrou isso e essa situação deveria nos levar a uma profunda reflexão. Tanto é assim que os políticos não são convidados a participar das manifestações. Nós acabamos ficando a margem desses movimentos. Não concordo com os atos de vandalismo, as depredações, em Rio Bonito, graças a Deus isso não aconteceu, mas precisamos sim conversar com esses jovens e atende-los – frisou o vereador, acrescentando que vários projetos de combate a corrupção e de benefício a população, que estavam paralisados no Senado e no Congresso, foram desengavetados e já estão sendo votados. “Isso é um exemplo para essa Casa e para a Prefeitura de Rio Bonito”.

“Renda Melhor”

O vereador também agradeceu ao poder Executivo, o atendimento da indicação sua que pedia a inclusão de Rio Bonito no Programa Renda Melhor do governo do Estado. Segundo o vereador, com o ingresso no programa, 1.808 famílias serão beneficiadas. “Eu tive o privilégio de estar, junto com a prefeita, com o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, e o benefício que será estendido aos menos favorecidos resultará numa injeção de R$ 100 mil no comércio local”.

Pág. 23 - O poder da coletividade

*Moysés Alves

“Um homem muito doente, e pressentindo que não viveria mais tanto tempo, chamou seus 10 filhos que não se entendiam e mandou que cada um pegasse na floresta um graveto e trouxesse até ele.  Assim fizeram, e um a um dos filhos foi chegando. Quando todos estavam ao lado da cama, o pai pediu que cada um quebrasse seu graveto. Sem muita dificuldade, todos cumpriram a tarefa, e indignados, reclamaram com o pai. Muito sábio, o pai pediu, então, que voltassem à floresta e trouxessem outro graveto. E, assim fizeram.

Quando todos chegaram novamente ao lado da cama do pai, ele pediu que juntassem os gravetos. Os filhos novamente obedeceram. O pai, então, pediu que um a um dos filhos tentasse quebrar o feixe de gravetos. Cada um deles se esforçou, mas nenhum conseguiu. Por mais força que fizessem, o feixe de gravetos não se quebrava. O pai, então, concluiu: - Vocês viram, meus filhos? Como os gravetos sozinhos são frágeis, mas juntos não há quem os consiga quebrar.”

Essa pequena estória ilustra a grande diferença que a união de forças pode fazer. Recentemente temos presenciado uma revolução popular, cuja proporção não ouso em dimensionar ainda, através das manifestações de alguns grupos de pessoas pelo Brasil, reivindicando nada além dos seus direitos como cidadãos. E parece que essa mobilização está surtindo algum efeito, tendo em vista que os governantes estão se mobilizando para ouvir a voz do povo. Esse é um grande exemplo do poder e da força da coletividade.

No último domingo, dia 30 de junho de 2013, a Seleção Brasileira de Futebol conquistou o Tetracampeonato da Copa das Confederações, terceiro título consecutivo desse torneio. Algo muito especial me chamou a atenção nesse jogo: a postura coletiva de cada time, individualizada em seus jogadores. A motivação e garra dos jogadores do Brasil, claramente perceptível em todos os setores do campo, abafou o estrelado time espanhol, tida como a atual melhor seleção do mundo. Será porque estava jogando em casa, diante da sua imensa torcida verde e amarela? Refleti bastante enquanto assistia ao jogo e percebi que a Seleção Brasileira estava claramente com o que os especialistas chamam de “postura vencedora”. Ambos os times tinham grandes jogadores, mas a postura coletiva era diferente.

Assim como nas empresas, os esportes coletivos como o futebol, são uma grande demonstração do poder da coletividade. Certamente todos nós já tivemos a oportunidade de consumir produtos e serviços de grandes e pequenas empresas, seja um restaurante, seja um supermercado, seja um grande hotel, ou seja, uma pequena loja de chocolates. Certamente, após adquirir o produto ou serviço, inevitavelmente criamos a nossa própria impressão sobre a qualidade do que estamos consumindo. Essa impressão irá gerar uma satisfação ou insatisfação, que fará com que continuemos a consumir aquela marca ou a rejeitemos. Uma vez que formamos a nossa opinião, iremos passá-la adiante, construindo uma imagem positiva ou negativa daquela marca.

Desafio o amigo leitor nesse momento a buscar em sua memória um estabelecimento, um produto ou uma marca que você frequenta ou usa constantemente. Pense nos motivos que são decisivos para essa escolha. Pode ser o atendimento, ou talvez a qualidade e o conforto do produto, ou quem sabe o custo-benefício? Enfim, reflita sobre os motivos da sua escolha. Certamente as empresas ou pessoas da sua preferência têm algo em comum: qualidade. Mas o que a qualidade tem a ver com o poder da coletividade, poderia perguntar o leitor.

Empresas, assim como equipes futebol, são formadas por pessoas. O resultado final em forma de produto ou serviço é o resultado de um esforço coletivo que começa com a visão do proprietário, e vai até o faxineiro responsável por manter o ambiente de trabalho limpo e harmonioso. O desafio é construir uma equipe vencedora, em que todos, sem exceção, têm a mesma visão, o mesmo objetivo, a mesma motivação e a mesma “postura vencedora”, cada um na sua função, ciente da sua importância em prol do objetivo comum. Não é tarefa fácil nem para grandes, nem para pequenas empresas, devido a diversidade característica de cada ser humano.

Encorajo aqueles que estão insatisfeitos com seus próprios resultados a refletirem na chamada lógica japonesa: SE ALGUÉM PODE FAZER, EU TAMBÉM POSSO, E SE NINGUÉM CONSEGUE FAZER, EU POSSO FAZER PRIMEIRO. Isso é uma “postura vencedora”. Quando o coletivo pensa dessa forma, ele torna-se FORTE, INOVADOR e VENCEDOR! Liderança é a arte de motivar pessoas! Cada um dentro do coletivo pode se tornar um líder, seja da sua equipe, seja da sua empresa, seja da sua família, seja de si mesmo ou até mesmo do seu cachorro.

Quero registrar meu agradecimento especial ao amigo Luiz Gustavo Miranda, proprietário do Botequim MiraSauer juntamente com toda a sua equipe, e a minha amiga Beatriz Peixoto, que colaboraram nobremente com suas ideias para o tema deste artigo.

Sucesso pra vocês!

Pág. 23 - Os Quadros

*Francisco Azevedo

Os velhos quadros na parede tosca
Contam histórias que nos admiram
Suas pinturas algumas já bem foscas
Trazem lembranças dos que já partiram.

Naquele quadro um casal se abraça
Ainda jovens sem um desengano
Ali são noivos tão cheios de graça
Mas já se foram há muitos, muitos anos.

Aquele outro um tanto apagado
Mostra uma moça a sorrir contente
Tendo nas mãos um papel timbrado
O seu diploma que ganhou recente.

Dos piqueniques, festas, casamentos
Guardam os quadros fieis recordações
Cenas que avivam nossos pensamentos
E que balançam nossos corações.

Gosto dos quadros que o ambiente enfeitam
Quantas lembranças podem nos trazer
A um provérbio que a nossa alma aceita
Que assim nos diz: “recordar é viver!”.

*Francisco Azevedo é poeta, músico, compositor e letrista.

Pág. 24 - Bola rola para a Copa Ollé de “Veteranos”

Flávio Azevedo

Nesse domingo (07/07) a bola rola para a terceira rodada da 3ª Copa Ollé, Categoria “Veteranos”, competição que já se tornou tradicional em Rio Bonito. A Ponte Preta recebe o Bandeirantes; o Prainha visita o Estopora e Regaça; o Só Preto, jogando em seus domínios, enfrenta o Kashima; o Nova Geração recebe o Panela; o Varginha enfrenta o Castelo no Estádio Emílio Esteves Pintas; o Boqueirão recebe o Bola de Ouro; e o Só Cana visita o Vetera. Os jogos começam às 10h.

No último domingo (23/06), a bola rolou para a segunda rodada com os seguintes confrontos: Só Cana 1x0 Ponte Preta; Bandeirantes 3x3 Estopora e Regaça; Prainha 0x3 Kashima; Panela 0x0 Castelo; Varginha 2x2 Boqueirão e Bola de Ouro 4x3 Vetera. A partida entre Só Preto e Nova Geração não ocorreu e será realizada em nova data.

No último dia 16 de junho, a primeira rodada da Copa Ollé, contou com jogos cheios de emoção. Jogando em casa, a Ponte Preta venceu o Bola de Ouro pelo placar de 3x1. Em Bandeirantes, o Estopora e Regaça empatou em 3x3 com o Só Cana. Empate também no clássico Kaschima x Bandeirantes (2x2). No Parque Andréa, em Boa Esperança, a equipe da casa, o Nova Geração, empatou em 3x3 com o Prainha.

Outro empate foi registrado na partida Boqueirão x Panela (1x1), que se enfrentaram em Rio Vermelho. A maior goleada da competição foi registrada no confronto Vetera x Varginha, que jogaram no campo de Mário (Prainha). A equipe de Silva Jardim foi goleada por 6x3. A surpresa da rodada veio do Estádio Emílio Esteves Pintas, onde a equipe da casa, o Castelo, foi surpreendida pelo Só Preto ao ser derrotado por 4x3.

Pág. 24 - Parabéns Gatão!

No último dia 8 de junho, completou 63 anos de vida, o músico e desenhista Sidney Nascimento, popularmente chamado de “Gatão” ou “Big Cat”, nome que ganhou no início da vida artística, por ser comparado com um gato que, tocando uma guitarra, cantava o jingle da extinta TV Rio, no início dos anos 70. A voz do gato era do inconfundível Wilson Simonal, que teria timbre de voz semelhante ao de Gatão.

Com 40 anos de carreira, o riobonitense também é muito conhecido pelas muitas esposas. Questionado sobre isso, ele desconversa e responde encabulado: “É... Realmente eu tive muitos amores”. A esse patrimônio cultural de Rio Bonito, o nosso abraço, o nosso respeito e que tenha muitos anos de vida!

Pág. 25 - Criação da Casa dos Conselhos em pauta em Rio Bonito

Flávio Azevedo

Há muitos anos que os membros dos conselhos municipais de Rio Bonito solicitam um local apropriado para as suas reuniões e deliberações. O objetivo principal é dar condições e suporte para que as suas atividades sejam realizadas com conforto e autonomia. Com o aumento do número de conselhos, alugar uma sala para cada um tornou-se inviável. Sendo assim, já há algum tempo o nosso editor, o jornalista Flávio Azevedo, aponta a necessidade de o município criar a “Casa dos Conselhos”.
– Percebi essa necessidade quando fiz parte do Conselho Comunitário de Segurança (CCS). Aliás, conversando com integrantes de outros conselhos, fica muito nítido que o município não reúne condições de alugar uma sala para cada conselho. Contudo, como já acontece em inúmeras cidades, a Prefeitura pode criar um espaço, único, mas que abrigue todos os conselhos – disse o jornalista.

Durante a reunião do CCS do último dia 7 de junho, o assunto foi novamente comentado. Segundo o presidente do CCS, o contador José Balbino, desde 2009, quando o conselho foi criado, a sessão de uma sala para abrigar o CCS é pedida. “O ex-prefeito José Luiz Antunes saiu e não cuidou dessa questão. Esperamos uma postura diferente da prefeita Solange Almeida”, afirmou Balbino.

Presente a reunião do CCS, o vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB) ouviu a sugestão do jornalista e, na sessão seguinte (11/06), apresentou indicação, sugerindo a criação da “Casa dos Conselhos”, por serem órgãos que fortalecem e estimulam a democracia. “Esse é o meu primeiro mandato, mas sei que a expectativa da população em relação ao meu trabalho, e também de outros colegas, é grande”, destacou.

A Casa dos Conselhos pode ser um órgão vinculado à Procuradoria Geral, setor que oferece a estrutura física, material e pessoal para seu funcionamento. A Procuradoria pode, inclusive, prestar assessoria sobre os assuntos pensados pelos Conselhos Municipais, com formulação ou reformulação dos Regimentos Internos dos Conselhos, elaboração de minutas de projetos de leis para criação de novos Conselhos ou reformulações, pareceres, preparação de toda a documentação e participação nas reuniões dos Conselhos com a elaboração das Resoluções e redação de atas.

Cada Conselho, na sua respectiva área de atuação, pode, também, ajudar, sugerir, criticar, opinar, entre outras atribuições, junto à Administração Pública visando às Políticas Públicas pensadas para o Município. Os conselheiros não recebem remuneração, mas são relevantes colaboradores. Os Conselhos que se reúnem na Casa dos Conselhos possuem um calendário das reuniões ordinárias, mensais, contendo dias e horários fixos.

O fato das reuniões serem agendadas previamente possibilita a participação da população que queira se inteirar das discussões dos Conselhos. Desta forma podem contribuir com a Administração Pública quer seja formulando críticas, sugerindo ou encaminhando denúncias. Apesar da população não poder votar nas questões que são discutidas nos Conselhos, podem ter direito à fala, de acordo com o que estiver estipulado no Regimento Interno de cada Conselho.

Pág. 25 - Pinacoteca de Rio Bonito expõe trabalhos dos alunos da Escola José Reis

Os alunos do Centro de Atendimento Especializado José Reis / CAEE apresentam na Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filho, no Centro, no próximo dia 17 de julho, a exposição “Identidade – Você sabe a sua?”. Segundo os organizadores do evento, a exposição pretende mostrar a capacidade e potencialidade dos alunos numa mostra de fotografias e telas confeccionadas por eles.

O evento se dá pela culminância do projeto realizado pela “Sala Temática” e tem como intuito levar o aluno a descobrir que ele está presente em todas as comunidades, que ele pode, apesar das suas limitações, relacionar-se com outras pessoas e com o seu ambiente.

De acordo com a auxiliar de Educação Especial e Psicóloga, Cláudia Vieira, uma das profissionais que atua na Sala Temática, “outra proposta é identificar e analisar diferenças, conceitos, preconceitos, características e valores da sociedade em que ele está inserido, através da interação do aluno com sua comunidade familiar, escolar, enfim, toda a sociedade. Portanto, sendo parte atuante no mundo em que vive”. Ela conclui com uma pergunta que remete ao título da exposição: “e aí... Identidade – Você sabe a sua?”.

Pág. 26 - Vereadores de Silva Jardim querem pressa na investigação das causas do acidente com ônibus escolar

Flávio Azevedo

Ainda sob a comoção da morte dos dois estudantes, vítimas de um acidente com o ônibus escolar, no último dia 12 de junho, o poder Legislativo do município de Silva Jardim, por unanimidade, aprovou no último dia 17 de junho (primeira sessão depois do ocorrido), uma série de requerimentos feitos pelos vereadores, Flávio Eduardo da Costa Brito, o Flávio de Dezinho (PSC) e Robson Oliveira Azeredo (PSC). A sessão, que contou com a presença de apenas seis parlamentares, foi presidida pela vice-presidente Zilmara Xavier (PT).
– É lamentável tudo o aconteceu, todos nós estamos muito tristes, essa Casa não será omissa e eu tenho certeza que o poder Executivo vai responder cada requerimento feito aqui essa noite. Sendo assim, nós só iremos nos manifestar sobre o fato depois que for concluída a perícia e tivermos acesso a essas informações – frisou a presidente, afirmando ter certeza que o poder Executivo vai responder com rapidez os requerimentos feitos pelo Legislativo.

Entre os requerimentos está o pedido para que seja apresentado o laudo de interdição da Escola Municipal Adail Maria Tinoco, classificado pelo vereador Flávio de Dezinho, como “caviar, porque nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”. Ele também pediu cópia de todas as Carteiras de Habilitação dos motoristas de ônibus e Kombis; solicitou o certificado do curso que fizeram de acordo com a Resolução 168, que regulamenta o transporte escolar; requereu o laudo técnico da Secretaria de Transporte que vistoriou todos os ônibus e carros que vieram fazer o transporte escolar; questionou o número de Kombis que estão fazendo o transporte escolar; pediu a cópia de pagamento do seguro para cada aluno; e solicitou a leitura do tacógrafo do ônibus acidentado.

Já o vereador Robson Azeredo requereu o envio de ofício ao promotor de Justiça de Infância e Adolescência de Silva Jardim, Marcelo Arsênio, pedindo o encaminhamento da cópia do laudo das vistorias que, anualmente, ele sempre fez nos ônibus e Kombis escolares de Silva Jardim. O parlamentar também pediu o envio de ofício para a 120ª DP (Silva Jardim), solicitando a cópia do inquérito policial instaurado para apurar as causas do acidente. A cópia do laudo e informação sobre quem emitiu o laudo que paralisou as aulas na Escola Municipal Adail Maria Tinoco, também foi requerida pelo vereador. Ele também pediu esclarecimentos sobre o imóvel que vai abrigar os alunos da Escola Adail enquanto a unidade estiver fechada; e solicitou cópia de inteiro teor do processo de licitação das Kombis.

CPI

De acordo com o vereador Flávio de Dezinho, a possibilidade de se instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para se apurar os fatos é real, mas os edis entenderam ser melhor esperar as documentações requeridas. “Os vereadores conversaram na manhã de hoje e vimos que seria mais prudente esperar a entrega desses documentos. Nós iremos averiguar e qualquer ilegalidade será alvo de uma CPI, porque nós queremos respostas, da mesma maneira que, nas ruas, a população de Silva Jardim exige respostas da nossa parte”, disse o parlamentar.

Em plenário, o vereador afirmou ter recebido informações de que o veículo, ao contrário do que anunciou a Prefeitura, estava com pendências documentais. “A informação do assessor de imprensa da Prefeitura era que estava tudo certo, mas recebemos denúncia de que o documento foi pago ás 10h46min do dia do acidente, que ocorreu por volta das 7h. Isso é no mínimo muito estranho!”, disparou o vereador, acrescentando que “também é estranho uma funcionária do setor de transporte que foi exonerada à tarde, isso foi divulgado nos telejornais, mas não se sabe como e porque, a noite ela foi reconduzida ao cargo. Ou seja, nós também vamos requerer explicações sobre isso”, disse o vereador.

Economia é preservar a vida

Com a experiência de ter sido secretário municipal de Transportes, o vereador Vivaldo Magalhães de Oliveira (PT) lembrou que durante a sua passagem a frente do setor de Transportes, ele chegou a ser sabatinado na Câmara por conta de suspeita de superfaturamentos.
– Eu disse, à época, que serviço prestado por empresa de fundo de quintal é uma coisa e serviço prestado por empresas autorizadas é outra. Eu não quero dar nenhuma declaração antes de conhecer os laudos, também não quero me desfazer dos jovens, mas o motorista tem que passar por avaliações e ter experiência. Na contratação de serviços dessa natureza não se economiza, porque a vida das nossas crianças vale muito mais que qualquer quantia economizada – destacou o vereador, lembrando que o comportamento dos alunos e a postura dos inspetores também precisa ser analisada, “porque o sinto de segurança salva vidas”.

Faltaram a sessão, o presidente da Casa, vereador Roni Luiz Pereira da Silva, o Roni da Farmácia (PRB), Marcilene Xavier (PP) e Helio Alfradique da Cunha Júnior, o Júnior da Padaria (PSD). O prefeito Anderson Alexandre (PRB) e nenhum dos representantes do seu staff compareceram a sessão. Para a nossa reportagem, os vereadores da base governista disseram que só irão se pronunciar depois que tiverem conhecimento dos resultados da perícia e das investigações que serão feitas pela Casa Legislativa de Silva Jardim.

Edição 38/Pág. 1 - FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO COMEMORA QUATRO ANOS DE FUNDAÇÃO

Com o objetivo de celebrar o seu 4º ano de fundação, a Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb), realizou entre os dias 27 e 29 de maio, três eventos importantes para o setor educacional de Rio Bonito, sobretudo para o meio acadêmico. Organizado pelos alunos do curso de Administração, a segunda-feira contou com o 3º Fórum de Meio Ambiente da Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Quatro palestrantes (Fabiano Henrique Fortunato Ferreira, Joan Frederick Baudet Ferreira, Guilber Amaral e Charlles José Chafin Moreira) abordaram o “Meio Ambiente” pelo viés do empreendedorismo, da conservação e cidadão.

Na terça-feira (28/05), o evento teve prosseguimento com a 3ª Jornada Acadêmica da unidade, que contou com as palestras de Hylisson Mataruna, Herivelton Nunes Paiva, Wagner Trindade e Rafael Diniz. No dia seguinte, quarta-feira (29/05), o evento celebrou o quarto ano de existência da Facerb com a presença do presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ), Wagner Siqueira, palestrante da noite.

Além dos alunos e representantes da sociedade civil organizada, o evento foi prestigiado pela prefeita Solange Almeida (PMDB) e secretários de governo. Também compareceram, os vereadores Marcos da Fonseca, Marquinhos da Lunda Car (PMDB), Edilon de Souza Ferreira (PRB) e Aissar Elias (PTN). Representantes dos poderes, Executivo e Legislativo, de Tanguá também marcaram presença.

Pág. 2 - Mudar o comportamento dos motoristas é o principal desafio do trânsito de Rio Bonito

Assimilar que a rua não é uma extensão da nossa casa, certamente, é o maior desafio para aqueles que pretendem mudar o Trânsito de Rio Bonito, setor muito criticado por todos os munícipes. A imagem de um contribuinte caminhando pela rua, enquanto um belo carro ocupa toda calçada ilustra o que nós estamos apontando há algum tempo. Todavia, muitos reclamantes não colaboram e, às vezes, são os primeiros a cometer infrações.

Capturada na Rua Martinho de Almeida, na saída da cidade, numa segunda-feira, por volta das 13h, a imagem ilustra o comportamento de boa parte dos motoristas riobonitenses. Ao ver o seu veículo estampado no jornal, como já foi feito em nossas mídias sociais, o proprietário terá três posturas já conhecidas: reconhecer o erro; justificar a infração com uma desculpa esfarrapada; e/ou dizer que não está nem aí, “porque em Rio Bonito tudo pode”.

Não são poucas as críticas ao poder público por conta de inúmeros assuntos. Entretanto, alguns problemas, como esse, por exemplo, nunca poderão ser resolvidos sem que o município tome uma iniciativa que desagrade boa parte da população. As reclamações e críticas são sempre muito salutares, mas, uma vez ou outra, olhar o próprio umbigo é um exercício que pode ajudar a mudar esse cenário.

Pág. 3 - Marcos Abrahão aparece no CQC como deputado mais faltoso da Alerj

Flávio Azevedo

Em reportagem do programa Custe o Que Custar (CQC), da TV Bandeirantes, do último dia 20 de maio, o deputado Marcos Abrahão (PT d B) foi apresentado como o campeão de faltas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar riobonitense faltou, segundo matéria apresentada por Felipe Andreoli, 65 vezes. No dia que a reportagem estava sendo gravada, Abrahão também, segundo Andreoli, não estava presente, o que ampliava o número de ausências para 66, em dois anos de mandato.
O deputado estadual Roberto Dinamite também foi exposto como o vice-campeão faltas (inclusive, com gracejos pela palavra vice), com 45 ausências registradas. Se a exposição do deputado riobonitense foi grande, porque o seu nome acabou sendo divulgado em rede nacional, os estragos a imagem do deputado, que já sofre desgaste, sobretudo na sua base (Rio Bonito) é inevitável. Nas mídias sociais a matéria virou assunto e os simpatizantes dos outros grupos políticos aproveitaram para criticar Abrahão.
Nas considerações finais, vários termos chulos foram ditos por Marco Luque, para classificar o campeão de faltas, o que gerou reação por parte da assessoria do deputado e dos seus correligionários e simpatizantes. Em nota, o deputado Marcos Abrahão esclareceu que “as faltas mencionadas na matéria não têm relação com a presença do deputado na Alerj. Na maior parte das vezes, ele se encontra em seu gabinete atendendo a população do estado, assim como representantes e autoridades políticas dos diversos municípios do Rio de Janeiro, com a finalidade de trazer soluções e benefícios para essas localidades...”.
A nota também explica que “como a reportagem relacionou os últimos 2 anos, compreende-se também neste período, as eleições municipais, onde Marcos Abrahão, líder do PT do B, teve representatividade e necessidade de intervenção nos interesses da população e partidários, em diversos municípios”. Essa versão, porém, é questionada por grupos políticos adversários, que afirmam não serem contabilizadas as ausências do período eleitoral.
Quanto aos termos ofensivos dirigidos ao deputado, a nota diz “nada justifica o comportamento desrespeitoso e ofensivo apresentado pelo Marco Luque no final da matéria, que se estendeu a toda sua família. Marcos Abrahão tem mais de 50 anos de idade, mais de 30 anos de casamento, possui filhos e netos, é um parlamentar atuante e está no seu 3º mandato como deputado estadual. Sempre foi respeitado pelos seus colegas de trabalho, assim como àqueles que conhecem sua índole”.
A nota conclui dizendo que o deputado respeita a liberdade de expressão, mas por conta da forma ofensiva e desrespeitosa como ocorreu, todas as providências legais serão tomadas, tais como ação de danos morais contra o jornalista Marco Luque, o programa CQC e a emissora Rede Bandeirantes, assim como o direito de resposta, para que o deputado Marcos Abrahão possa defender sua integridade moral e da sua família”.

Pág. 4 - Vereadores rejeitam aumento salarial para procuradores e cobram reajuste para todos os servidores

Flávio Azevedo

Por um placar de 9x1, os vereadores de Rio Bonito rejeitaram a mensagem nº 12 do poder Executivo, que pedia aumento para os procuradores do município. Na oportunidade, os vereadores cobraram do poder Executivo, o envio, ao Legislativo, do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), mecanismo que vai beneficiar todos os servidores municipais. Apenas a vereadora Rita de Cássia (PP) foi favorável ao projeto. Para justificar a sua posição, ela fez longa explanação e fez críticas a alguns setores, falando com mais ênfase da Educação.
Sob o parecer contrário da Comissão de Finança e Orçamento, a vereadora disse que “a falta do impacto financeiro não seria motivo para a reprovação da mensagem, porque isso poderia ser solicitado a Prefeitura Municipal”. A vereadora também afirmou que “embora exista a Lei de Responsabilidade Fiscal, se diminuir as horas extras e diárias os reajustes necessários serão possíveis”.
– O procurador trabalha por toda a Prefeitura Municipal, o impacto não é tão grande assim e quem enviou a mensagem foi a prefeita, que é responsável pelo ônus que esse reajuste vai gerar. Além disso, aqui nessa Casa estamos sempre falando dos salários irrisórios dos servidores do município. Precisamos valorizar todos os funcionários, inclusive os professores, que estão saindo para outros municípios. Muitas vezes as escolas não são de qualidade, porque os professores ganham R$ 700,00 por mês – comentou.
Ainda segundo a vereadora “aumentar o ganho dos procuradores é um começo para reparar esse erro terrível”. Ela também destacou que “para cargos de confiança, como o DAS1, por exemplo, foram nomeadas pessoas que não têm nível superior e recebem R$ 2,3 mil”. A parlamentar também lembrou a situação dos conselheiros tutelares. Segundo ela, a promotora pediu que o salário dos conselheiros não seja inferior a R$ 1,5 mil. “E estamos falando de uma função para a qual nem é cobrado o nível superior”.
– Vamos aproveitar essa mensagem para começar a reparar esse problema, como já fizemos no caso do reajuste de 100% para as coordenadoras da Educação. Os nossos procuradores defendem 96 mil processos que envolvem o município. A minha consciência está tranquila, porque R$ 3 mil de salário para um servidor que só pode trabalhar no município não é ruim – disse a vereadora, destacando que a própria Câmara de Vereadores conta com funcionários que ganham R$ 12 mil.
A vereadora, que também defendeu a implantação do PCCR (“que está sendo revisto pela administração”), disse que os baixos salários são os responsáveis pelo atraso do município. “Tem diretor que não está indo na escola e eu tenho como provar! O argumento é que não estão ganhando para isso. Assim, só aparecem uma vez por semana e dizem que querem ver quem vai obrigar a cumprir o horário. Fosse eu a gestora, eu já tinha exonerado todas, porque elas estão em cargos de confiança”.
– Independente do resultado da votação, nós precisamos valorizar os nossos profissionais, porque a pessoa que se aposenta, hoje, não leva nem a regência para essa aposentadoria. E o cenário na Saúde não é diferente. Aliás, que as outras categorias se unam e pleiteiem melhorias salarias. A secretária de Educação era do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE). Vivia aqui, há quatro anos, pedindo reajuste para os servidores... Agora, que ela é secretária, tem tudo para defender a categoria, afinal o orçamento da Educação é de R$ 49 milhões e 60% disso precisa ser investido no professor – pondera.

Outra visão

O vereador Aissar Elias (PTN) iniciou a sua fala dizendo ser essa uma matéria polêmica e pensar diferente da vereadora Rita de Cássia. Ele defendeu reajuste para todas as categorias e sugeriu que cada procurador receba um dos cargos que foram aprovados recentemente e oferecem remuneração de R$ 2,4 mil. “Se cada procurador ganhar um DAS, o salário deles será superior a R$ 3 mil. Estão criando comissões, com remuneração para os seus integrantes, mas a comissão que poderia ajudar os produtores rurais, que não estão podendo vender para o município, por conta da falta de determinada comissão, não está sendo pensada. Tem algo errado acontecendo!”.
– Quando o poder Executivo tem o propósito de melhorar os salários dos procuradores, mas esquece das outras categorias, a nossa consciência clama por Justiça. Hoje, os telejornais noticiaram que os engenheiros responsáveis por aquela arena esportiva que caiu, no Sul do Brasil, foram responsabilizados. Os médicos, esses têm responsabilidade maior que qualquer procurador. Isso precisa ser pensado – afirmou o vereador, acrescentando que está preocupado, “porque em conversa com a secretária de Educação, ela revelou que não existe previsão para o PCCR ser enviado à Câmara”.
O vereador Marcos da Fonseca, o Marquinho da Luanda Car (PMDB), lembrou que foi contrário a redução dos salários de secretários e cargos comissionados; ressaltou que os reajustes deveriam ser dados para todos os servidores, e destacou que “caso isso não ocorra, que os menores salários e aqueles servidores que recebem um salário mínimo sejam beneficiados primeiro”. O parlamentar lembrou ainda, que na Procuradoria tem advogados que por conta de incorporações e outros benefícios recebem salários bem superior a R$ 900,00.
A vereadora Marlene Carvalho (PPS) frisou que o salário que o município de Rio Bonito paga é “vergonhoso”. Ela comentou que a Procuradoria é um setor fundamental e lembrou que “as demais categorias também são importantes dentro da máquina administrativa”. Ainda segundo Marlene, os servidores deveriam se mobilizar e realizar uma manifestação pública na busca pelas melhorias salariais almejadas. “Os salários são vergonhosos para todas as categorias”, concluiu.

Pág. 5 - Rio Bonito registra mais uma morte prematura

Flávio Azevedo

E lá se vai mais um de nossos jovens! O alegre e simpático Marlon Mattos, popularmente conhecido como “Grillo” (24 anos). Segundo testemunhas, por volta das 4h30min do último dia 12 de maio, dirigindo uma Saveiro preta, Marlon bateu violentamente num barranco, quase em frente a Ferreira Vieira (saída de Rio Bonito para a BR – 101).
Ele foi socorrido por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), levado ao Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), onde teria chegado acordado. O jovem, porém, não resistiu à gravidade dos traumas e faleceu. Amigos e pessoas próximas que acompanharam Marlon até o HRDV reclamam o tempo de espera e afirmam que não havia médico (especialista?) para o atendimento!
Funcionários do HRDV que estavam no plantão discordam da reclamação de “demora no atendimento”, afirmam que “havia, sim, médico no plantão”, garantem que o tempo que o médico levou para atender foi o “protocolar” e destacam que embora Marlon tenha chegado acordado na Emergência do HRDV, “o impacto do corpo dele contra o volante do carro foi muito forte e causou danos internos irreversíveis”.

Emoção

Na despedida de Marlon, o seu tio, José Cláudio da Silva Vieira, o popular “Zé Magrinho”, falou algumas palavras que deixa uma mensagem profunda, sobretudo aos mais jovens:
“Meus irmãos e minhas irmãs... Jovens aqui presentes... Vemos despojado aos nossos olhos, o exemplo de um jovem que dedicava 99% da sua vida ao trabalho, à sua família e a todos, que de certa forma, recorriam a ele em busca de um auxílio, uma ajuda ou até mesmo um sorriso, um abraço ou um simples aperto de mão... Qualidade que o seu semblante, naturalmente, denunciava aonde ele chegava.
Porém, víamos nessa mesma maravilha de pessoa, uma sensibilidade excessiva e uma humildade tão grande, que não o permitia atentar que o outro 1% de sua vida era de coisas obscuras, maquiavélicas e arrebatadoras... Coisas que, por sua vez, o rondava na tentativa de detonar, explodir, acabar com toda a plataforma de vida e planejamento desejado por Deus.
E assim, ao longo dos seus 24 anos de vida e após algumas oportunidades "Deus" o livrando e dando oportunidades de não se deixar levar pelos aspectos do mal é que, infelizmente, foi permitido que, finalmente, acontecesse e, de maneira trágica e avassaladora, para o coração de todos nós. Porém, vendo por outro lado, podemos afirmar que em virtude de se tratar de uma pessoa dotada de 99% de qualidade, a sua partida do meio de nós dessa maneira, nos deixa de corações moderadamente confortáveis, pois a partir desse dia estará se tornando o grande exemplo, o ícone para que todos os jovens reflitam e se atenham de que não vale a pena perder 99% de qualidades de vida para 1% das coisas do mundo.
Nossa família está sofrendo, mas sabemos que do outro lado ele está feliz por ter podido viver nessa vida derramando carinho, bondade, carisma, generosidade, respeito e muito amor a todos os que o rodearam. Em fim, agradecemos a presença de todos que o amaram e o respeitaram enquanto ele esteve aqui com a gente”.

Pág. 6 - O Observador

Decepção

O que nós encontramos de gente decepcionada com a política e os políticos é uma festa! Nos últimos meses, o “Muro das Lamentações” ganhou filial em toda e qualquer mesa de bar e botequim. Bem, insistimos que não nos surpreende as mentiras e fantasias ditas num palanque! Embromação e cerca Lourenço fazem parte desse universo.

A surpresa mesmo...

... É ver que muitos eleitores, entre eles muita gente esclarecida, ainda acredita na estória do "Boi Tatá" e na existência de "fadas, duendes, gnomos e leprechauns". Vale lembrar que alguns desses seres encantados (os políticos) prometem que, depois de eleitos, distribuirão potes de ouro entre os seus colaboradores. Os potes de ouro até são reais, mas o número de promessas é bem maior, logo, a confusão está armada!

Placa

Num giro pela bela “Praça do Green Valley”, espaço que, por iniciativa do ex-vereador Humberto Belgues, recebeu o nome do saudoso comerciante Aécio Mansur, nota-se que, no local, ainda não existe sequer uma placa indicativa com o nome do homenageado. Se o governo Mandiocão bisonhamente se esqueceu dessa placa, a gestão que lhe sucede, cerca de seis meses depois, ainda não notou a falha. E reclamam quando são criticados!

Joaquim Barbosa

A modinha agora é defender o nome do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para a Presidência da República. Bom, já que ninguém fala, nós diremos: “vamos deixar a hipocrisia de lado, porque somos um povo que na sua essência – nos desculpem os poucos que não são assim – adora uma sacanagem!”.

Equação difícil

Essa é uma equação que não fecha! Queremos políticos sérios e honestos, mas não prezamos pela seriedade e pela honestidade em nosso dia-a-dia! Vamos fazer o seguinte: sejamos exemplos em nossa própria casa e para aqueles que estão ao nosso redor. Depois então pensemos na Presidência da República! Feito isso, não faltará nome limpo para ocupar o cargo político mais importante do nosso país!

Em Silva Jardim...

... Segundo a ativista Marilene Teixeira, alguns vereadores estão questionando as manifestações por redução de passagem e criticando os atos de vandalismo que ocorreram (um ônibus, inclusive foi incendiado) por conta da luta pela redução da tarifa. Bem, sendo assim, nós iremos deixar uma dica aos tais vereadores: “os senhores estão incomodados? Então, que assumam o papel de representantes do povo! Que diante de situações como essa, onde ele está nitidamente sendo lesado, que os senhores organizem os tais movimentos! Vale lembrar que a ausência dos senhores é que faz o povo ir à rua (ou a rodovia) e, em algumas oportunidades, exceder na justa indignação!”.

Zelão em Rio Bonito

A chegada do ex-prefeito silvajardinense Marcello Zelão, a Rio Bonito já começa a modificar a vida das pessoas. O glorioso Luciano, antigo proprietário da lanchonete Japão, hoje, propriedade de Zelão, segundo informações, é o novo assessor parlamentar do senador Lindbergh Farias. Será? Acreditamos que isso seja um rebate falso. A verdade mesmo é que Zelão botou o garoto pra correr e ele está fininho e voando baixo!

Sinceridade é bom

Vamos cumprimentar a prefeita Solange Almeida (PMDB) pela sobriedade do seu discurso durante a Sessão Solene do poder Legislativo (07/05), no Esporte Clube Fluminense. A prefeita afirmou que é importante receber críticas, declarou que elas norteiam o trabalho; e reconheceu que a cidade não está do jeito que ela gostaria. “Eu sei que ainda está faltando professor em sala de aula, sei que está faltando médico em alguns Postos de Saúde e PSF, alguns serviços não estão sendo prestados de maneira eficiente, mas estamos trabalhando e peço paciência à população”, disse.

Viu puxa sacos!

Nós estamos falando daquela turminha que quer porque quer nos convencer que a cidade está uma maravilha! Se a própria prefeita reconhece que o trem ainda está fora dos trilhos, como esses senhores e senhoras propagam o contrário? Chega de alienação gente! E mais uma vez: parabéns prefeita! Que Deus ilumine os seus passos e as suas decisões!

Uniforme

A moda agora é reclamar dos novos uniformes da rede municipal de Educação. Bem, partindo do pressuposto de que todo uniforme é horroroso e de péssimo gosto, sobretudo porque o “design” não é idealizado por quem vai usar a referida vestimenta, é desnecessária essa discussão. Mas já que tem gente querendo falar sobre isso, nós deixaremos algumas dicas da direção que se deve tomar para que o assunto seja interessante: Quantos uniformes foram encomendados? Qual foi o custo? Que empresa confeccionou? Quem é o dono da tal empresa? A empresa está devidamente documentada? Os uniformes vieram com as especificações exigidas em contrato? Os uniformes foram entregues na data estipulada no contrato? Se não vieram todos os uniformes (como pudemos perceber no desfile), por que isso aconteceu e quando serão eles entregues? Que multa foi estipulada para a empresa, por ela não atender o contrato? Em fim, discussões fora desse contexto é perda de tempo, desperdício de energia e puro papo furado!

Insegurança no 2º Distrito

Na sessão Legislativa doa dia 14/05, os vereadores Marcos da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car e Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis, ambos do PMDB, abordaram a questão da insegurança e denunciaram que no 2º Distrito, quase que diariamente, pequenos comércios e residências estão sendo assaltados (com agravamento dos casos nos fins de semana). Os parlamentares cobraram ação do poder público municipal e do governo do Estado. Segundo as nossas fontes, os principais ataques estão ocorrendo próximo ao pedágio, em Rio Mole, Vertentes, Jacundá e adjacências.

Ano passado...

... No período eleitoral, a oposição, hoje, no governo, além de anunciar a construção de cabines de polícia aqui e acolá, cantava em prosa e versos, e com razão, que a antiga administração “não teve coragem” de contratar policiais militares em suas folgas (pelo Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis) para reforçar a Segurança do município.

A ênfase era tanta...

... Que os munícipes pensavam que os tais policiais seriam contratados no dia 1º de janeiro de 2013. O projeto foi abortado ou estão esperando 2015? Vale lembrar, que em Rio Bonito, as administrações trabalham firme no ano eleitoral e no ano que antecede as eleições. Já os dois primeiros anos é um marasmo só... Esperamos estar enganados!

Povo reclamando

Recebemos telefonemas dizendo que 10 assaltos ocorreram no 2º Distrito, vitimando moradores e pequenos comerciantes. Há algum tempo estamos falando sobre o abandono das localidades interioranas. Em período eleitoral, como enxame de abelhas, os políticos buscam esses lugares munidos de presentinhos e notas de R$ 50,00. “Nesses momentos, porém, ninguém aparece”, reclama uma moradora.

Roubo de carros

Alô Polícia Militar e autoridades! A nossa redação está recebendo consecutivas reclamações de roubos de veículo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Bonito. Os profissionais que prestam serviço naquela unidade estão com medo. Semanas atrás, a polícia prendeu jovens armados nas proximidades da UPA, mas os roubos continuam acontecendo. No último dia 20/05, um médico ficou sem o seu carro.

Aumento de salário

Se para os procuradores do município, os vereadores não deram aumento, para os médicos da UPA, dos PSFs e SAMU, o reajuste foi concedido. Teve vereador que disse, e com razão, que o correto seria valorizar também os demais profissionais da Saúde. Como perguntar não ofende, “e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, alguém sabe, alguém viu?”. Estamos aguardando!

Falando nisso...

... O vereador Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PRB) disse outro dia que deve ter uma “cabeça de boi” enterrada no setor de licitação da Prefeitura, porque em cinco meses de governo, nenhum processo licitatório foi feito. “O que está acontecendo gente?”, esbravejou o parlamentar, que é da base governista e sugeriu, junto com outros parlamentares, que alguns secretários e a pregoeira sejam convidadas a vir a Câmara prestar esclarecimentos sobre os referidos problemas. Será?