domingo, 11 de agosto de 2013

Pág. 18 - Presidente da Ascirb preocupado com concorrência do comércio dos municípios vizinhos

Flávio Azevedo

Numa série de entrevistas com representantes de entidades de classe de Rio Bonito, onde a nossa reportagem pede aos entrevistados uma análise da atual gestão municipal, a nossa reportagem ouviu o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Bonito (Ascirb), Geison Demier, que está preocupado com a concorrência do comércio das cidades vizinhas, sobretudo Itaboraí, que promete inaugurar no fim de 2013 o seu primeiro shopping.
– De fato um acontecimento que possa ser considerado um marco do novo governo ainda não teve, mas estamos conversando com a prefeita Solange Almeida regularmente, estamos procurando saber em que podemos ser útil, estamos buscando participar um pouco mais e a nossa principal preocupação é com as vendas de Natal, já que a cidade de Itaboraí está com um baita shopping em construção, ele deve ser inaugurado no fim desse ano e esse impacto será difícil de ser administrado – comentou Geison, acrescentando que poder público, o setor comercial e o Sebrae, devem se unir para criar estratégias que segurem em Rio Bonito, o consumidor local.

Segundo o presidente da Ascirb, o primeiro trimestre de 2013 deu a impressão de que seria um bom ano para o comércio, mas houve uma retração e o setor está sentindo bastante esse recuo. Ele também comentou que a Ascirb está conversando com a prefeita sobre a possibilidade de se criar estratégias para o Natal, que seria chamado de “Natal de Luz”. Ainda segundo Geison, a Ascirb está oferecendo possibilidades para fortalecer os associados, promovendo cursos e colocando a disposição da classe, um time de consultores que está oferecendo, gratuitamente, opções e dicas para os associados.
– Nós estamos alavancando parcerias, dando dicas e opções que possam alavancar os negócios, buscando alternativas e soluções. Estamos atuando com uma psicóloga, que identifica currículos que se enquadrem no perfil da empresa; a Ascirb conseguiu mover nesse primeiro semestre sete cursos em parceria com a Global, estamos buscando parceria com o Sefet, inclusive, vendo com os empresários a possibilidade de que as suas empresas ofereçam estágio, ou seja, estamos trabalhando e os resultados têm sido positivos – destacou.

Sobre parcerias com a recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o presidente da Ascirb afirmou que já manteve conversas com o secretário Flávio Tavares; destacou a disposição que tem sido demonstrada por ele para que “o Condomínio Industrial saia daquela grande inércia em que se encontra”; revelou que 24 áreas concedidas foram retomadas; e contou que em outras seis áreas concedidas, mas que as obras estavam paralisadas, os proprietários foram chamados a assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), onde eles receberam prazo para concluir os investimentos que o município espera para o setor.
– Outra grande notícia que vem dessa Secretaria é a possibilidade de termos outro condomínio Industrial, as Margens da BR – 101, no sentido Silva Jardim. Inclusive, pelo que eu ouvi a área já está sendo desapropriada e torço para que o secretário mantenha essa garra e consiga realizar os seus projetos.

A qualificação profissional da população riobonitense é classificada pelo líder da classe comercial como “um problema sério, porque temos muita gente precisando trabalhar, temos empresas com um número razoável de vagas, esperando gente qualificada para aumentarem a produção, mas a falta de qualificação não existe e isso, inclusive, contribui para a estagnação de alguns segmentos”, analisa Geison, destacando que a prefeita Solange Almeida está trazendo para Rio Bonito, um Senai, escola profissionalizando que vai formar principalmente para a Construção Civil, a grande necessidade de Rio Bonito e região.
– Nos preocupa o índice de evasão e desistência dos cursos profissionalizantes. É fato que o mercado está aí precisando de mão de obra qualificada, mas também é fato que muitos não estão aptos para essas vagas. O que fazer? Buscar qualificação. Contudo, não vemos interesse do trabalhador – pondera o presidente, que reconhece ser importante uma campanha de conscientização “que desperte a sensibilidade da sociedade e de todos os seus segmentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário