quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pág. 1 - NOVO COMANDO NAS PREFEITURAS DE RIO BONITO, TANGUÁ E SILVA JARDIM

Flávio Azevedo

Solange Almeida
Terminada as eleições do dia sete de outubro, as urnas informaram que a população de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim optou por caras novas no comando das suas respectivas Prefeituras. Se em Rio Bonito e Tanguá os titulares do poder Executivo não conseguiram emplacar os seus indicados, Matheus Neto (PSB) e Rodrigo Medeiros (PP), respectivamente; os silvajardinenses disseram não ao ‘premiado’ prefeito Marcelo Zelão (PT), que acabou não conseguindo se reeleger.


Valber Marcelo

Na “Cidade Risonha”, a dupla Solange Almeida (PMDB) e Andinho (PSDB) obteve 15.964 votos. A ex-prefeita vai cumprir o seu terceiro mandato (ela foi prefeita entre os anos de 1997 e 2004). O vice-prefeito Matheus Neto (PSB), com 13.544 votos foi o segundo colocado. Fontes ligadas ao vice de Mandiocão garantem que Matheus será candidato em 2014 (eleições para deputado estadual e federal). Com 5.730 votos, o deputado estadual, Marcos Abrahão (PT do B) repetiu a inexpressiva votação de 2008, quando obteve 5.040 votos (690 a menos).

Em Tanguá, Válber Marcelo (PTB) obteve expressiva votação (11.334). Na segunda colocação ficou o candidato governista Rodrigo Medeiros (PP) com modestos 6.254 votos. O vereador Gilson Peixoto (PPS) alcançou 76 votos. Os demais candidatos (Jonas Santana (PSC), Netinho Cardoso (PR) e Beto (PRTB)), não tiveram os votos contabilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em Tanguá, pouco se sabe sobre as pretensões futuras do prefeito Carlos Pereira (PP).


Anderson Alexandre

De Silva Jardim vem a maior surpresa e alguns recados aos políticos locais. Comprar briga com o Ministério Público (MP), realizar obras e ter apoio de figurões da política estadual e nacional não é tudo. O laureado prefeito Marcello Zelão (PT) foi derrotado pelo empresário Anderson Alexandre (PRB), que alcançou 6.732 votos. O prefeito Zelão obteve 6.221 votos e o ex-prefeito Augusto Tinoco (PSB) 76 votos. A vitória de Alexandre sinaliza o encerramento de carreira de alguns políticos silvajardinenses e adia o sonho de ser prefeito de outros.

Um comentário, porém, é unanimidade em todas as rodas de conversa: “se em Silva Jardim, Marcello Zelão não conseguiu a reeleição, nos municípios vizinhos, caso ele concorresse, ele figuraria na frente de candidatos locais”. Esse cenário permite o petista sonhar com o Congresso Nacional ou com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Quem viver verá!

Pág. 2 - “Programa Flávio Azevedo” recebe vereador eleito Humberto Guarda

Flávio Azevedo

Humildade, carinho com o povo e determinação na busca por objetivos, elementos que conduziram Humberto Guarda a Câmara de Vereadores.
Numa série de entrevistas que o Programa Flávio Azevedo está realizando com os vereadores eleitos de Rio Bonito, o convidado do último dia 9 de outubro foi o vigilante Luis Humberto Pereira Pimenta, o Humberto Guarda (PRB), eleito com 777 votos nas eleições do último dia sete de outubro. Morador de Lavras, localidade interiorana do município, o novo parlamentar traça planos importantes para essa experiência que ele diz ser “única” na sua vida.
– Muito obrigado a todos que me ajudaram a conquistar essa vitória. Estou feliz com essa oportunidade que Deus me deu. Eu sou uma pessoa humilde, sempre dediquei muito carinho a todos que procuravam o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e eu não tenho dúvida que isso foi determinante para a minha vitória – disse o novo parlamentar na sua primeira e exclusiva entrevista, concedida na sua residência, dois dias depois de ter sido eleito.

Filho de Rio Bonito, com origem em família humilde e tradicional de Lavras, Humberto é casado, tem um filho, trabalha com piscicultura (criação de peixes), mas foi através da função de vigilante que ele conquistou o seu eleitorado e chegou a vitória. O vereador eleito deixou para trás tradicionais candidatos considerados mais fortes e até vereadores de mandato. “Sou filho de Natalino e Regina Pimenta, sou de uma família de quatro irmãos e somos todos daqui de Lavras. Eu sempre dediquei grande atenção às pessoas que buscam o INSS, porque por ali passa muita gente carente, pessoas humildes e, como eu sou pobre, eu sei o que é não ter informações e desconhecer direitos. É por isso que eu sempre me coloquei a disposição de todos”.

Não repetir erros

O novo vereador segue a trajetória de outros parlamentares riobonitenses que chegaram a Câmara de Vereadores como pessoas simples, representantes de localidades menores e de pouca representatividade, mas por conta de uma série de fatores, a maior parte deles não conseguiu se firmar no cenário político de Rio Bonito. A única que teve destino diferente foi Solange Almeida. Representante de Catimbau, ela foi vereadora duas vezes (1988/1996), chega ao terceiro mandato no Executivo (foi prefeita entre os anos de 1997 e 2004) e foi deputada federal em duas oportunidades (2006/2011).

Questionado sobre o que fazer para não repetir os exemplos negativos, Humberto comentou que a mudança de postura do político contribui para isso.
– Eu quero continuar dando atenção aos eleitores, não vou me ausentar da minha comunidade e não posso me esquecer da população que permitiu a minha chegada a Câmara de Vereadores. Talvez, iniciativas como essa tenham faltado a essas pessoas que não conseguiram se firmar no cenário político de Rio Bonito – analisa Humberto.

Confiança

Dizendo acreditar muito na prefeita eleita, Solange Almeida (PMDB), o novo vereador aponta realizações dela na localidade de Lavras (quadra de esportes e ponte) para justificar a sua expectativa. Questionado sobre o seu perfil de atuação e setor que se identifica no poder público, Humberto Guarda afirma que pretende priorizar a área da Saúde. O novo parlamentar informou que “embora seja morador de Lavras, também irá batalhar pelos bairros Jacuba e Mangueira, “que são localidades muito carentes de atenção do poder público”.
– Precisamos criar e fomentar o funcionamento das associações de moradores, lutar para que essas localidades sejam pavimentadas e recebam saneamento básico. A minha pretensão é continuar trabalhando aqui no INSS, porque foi aqui que eu conquistei o meu eleitorado. Eu não sei o que a gerência do INSS vai resolver, mas a minha pretensão é ficar para não perder o contato com o povo – disse.

Câmara

Sobre a renovação da Câmara de Vereadores, Humberto comentou que o povo decidiu por mudança e isso ficou muito claro. “Em todo lugar o comentário era que a Câmara precisava de sangue novo e foi isso que acabou acontecendo”. Sobre a postura dos parlamentares eleitos, Humberto comenta ser importante trabalhar em parceria com a Prefeitura para não repetir os erros dos atuais vereadores. Sobre o perfil do futuro presidente do Legislativo, ele acredita que “o comando da Casa deve ser entregue a uma pessoa que tenha formação e boa conduta. Na oportunidade, ele apontou os colegas Marcos Fonseca, o Marquinhos Luanda Car (PMDB) e Cláudio Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB), como nomes que poderiam ocupar a presidência.

Sobre as assessorias, ele defende a divisão igual dos benefícios que são oferecidos aos vereadores e afirmou que vai contar com assessores que trabalhem e realmente o auxiliem na condução do mandato. Sobre o desinteresse do povo pelo Legislativo, Humberto diz que a ausência de debates e de propostas relevantes contribui com esse cenário. “Nós precisamos exercer o papel de fiscalizador, estar atento aos atos do Executivo, mas sempre pensando em contribuir de forma positiva com o município”.

Preocupação

Reconhecendo ser Lavras uma localidade carente de uma série de benefícios, Humberto concorda que o incentivo ao Turismo pode ser uma iniciativa que pode dar um reforço financeiro para Rio Bonito e principalmente para a localidade. Ele afirmou que pretende lutar por ações que recuperem as cachoeiras (principais atrativos de Lavras) e acrescentou que se preocupa com o fato de em vários pontos as cachoeiras não estarem mais apropriadas para o banho. Ele denunciou o lançamento de lixo nas cachoeiras e afirmou que isso ser fiscalizado e impedindo.
– Se não tomarmos providências a nossa localidade é que será prejudicada. Como vereador eu pretendo lutar contra essa degradação da natureza e dos nossos mananciais – concluiu.

Pág. 3 - “Programa Flávio Azevedo” recebe vereador eleito Claudinho do Bumbum Lanches

Flávio Azevedo

O vereador eleito, Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB).
“Precisamos de políticos que trabalhem para o povo e não para o bolso. Quero colocar essa frase em prática, porque Rio Bonito precisa de políticos que amem a cidade. Eu acredito que a renovação que aconteceu na Câmara mostra que a população quer vereadores com perfil diferente desse quadro que aí está e isso aumenta a nossa responsabilidade”. Com essas palavras, o vereador eleito de Rio Bonito, Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB), começou a entrevista que concedeu ao Programa Flávio Azevedo, no último dia 10 de outubro. Ele recebeu 1.222 votos no último dia sete de outubro.

A emoção da vitória, a contagem voto a voto e as inevitáveis lágrimas que foram derramadas quando percebeu que havia sido eleito, também foram alvos dos comentários do novo vereador. Aos 45 anos, ele disputou as eleições de 2008 (obteve 601 votos), não conseguiu ser eleito, mas dessa vez chega ao parlamento municipal como a 4ª maior votação da disputa.
– Na primeira tentativa eu tinha experiência de 26 anos administrando a minha lanchonete (Bumbum Lanches) e acredito que as pessoas não me associaram ao setor político. Alguns amigos sequer souberam que eu era candidato. Dessa vez, porém, nós fizemos um trabalho mais organizado. Baseado na experiência que da última eleição e com mais maturidade nós alcançarmos os nossos objetivos, mas não é fácil – destacou.

Sobre a postura que a Câmara de Vereadores precisa ter na próxima legislatura, Claudinho disse que o seu objetivo é trabalhar junto com a prefeita eleita Solange Almeida (PMDB). “Não aguentamos mais esse negócio de dizer que não é possível trabalhar pelo povo, sob o argumento de que “eu não estou do lado do prefeito”. A nossa cidade precisa de comprometimento e nós precisamos demonstrar maturidade e compromisso”, frisou Claudinho, prometendo que não vai mudar o seu jeito de ser.

Sobre os cinco novos nomes que chegam ao parlamento municipal (Marquinho Luanda Car/PMDB, Jubinha/PSB, Dilon de Boa Esperança/PRB e Humberto Guarda/PRB), o vereador eleito acredita que as disputas internas que aconteceram na Casa nos últimos quatro anos foram determinantes para que esses novos nomes chegassem.
– Todos nós trabalhamos muito, mas a atual Câmara deixou muito a desejar e isso abriu espaço para os novatos. Por outro lado, nomes como Caneco (recebeu 1.105 votos) e Humberto Belgues (recebeu 848 votos), que não conseguiram a reeleição, são políticos que precisam ser respeitados porque embora tenham ficado de fora, alcançaram grande votação – analisou.

Sobre a presidência da Câmara, o novo vereador defende que ela seja presidida por um colega que tenha um perfil gerencial, responsabilidade e que não use a presidência para si. “Mas eu estou muito tranquilo quanto isso, porque graças a Deus as pessoas estão acreditando muito nesses novos nomes que estão chegando. Eu vou dar apoio ao colega que compactuar com pensamentos semelhantes aos meus”. A respeito dos seus prováveis assessores, Claudinho revelou que não prometeu a função para ninguém e afirmou que vai agir com transparência na hora de escolher o seu quadro de assessores.

Uma divisão igual de cargos, benefícios e assessorias é outra meta que o vereador defende como uma das prioridades a ser pensada pelos vereadores que estarão ocupando as 10 vagas do Legislativo municipal nos próximos quatro anos. “Tudo isso precisa ser pensado para evitar desavenças e intrigas semelhantes a essas que nós, com tristeza, assistimos na atual legislatura. Também defendo transparência em nossos atos porque a população está exigindo esse tipo de postura de todos nós”, concluiu.

Pág. 4 - Resultado das Eleições 2012 – Rio Bonito

Solange Almeida
Solange Almeida (PMDB) – 15.964 – Eleita.
Matheus Neto (PSB) – 13.544
Marcos Abrahão (PT do B) – 5.730

Votos Apurados: 37.791 – Votos Válidos: 35.649 – Votos Brancos: 886
Votos Nulos: 1.256 – Abstenções: 6.151

Vereadores

REIS • PMDB • eleito 1.894
MARQUINHO LUANDA CAR • PMDB • eleito 1.325
NENEM DE BOA ESPERANÇA • PTN • eleito 1.269
CLAUDINHO DO BUMBUM LANCHES • PSB • eleito 1.222
CANECO • PR 1.105
RITA DA EDUCAÇÃO • PP • eleito 949
JUBINHA • PSB • eleito 921
DR JORGE • PHS 900
HUMBERTO • PSDB 848
SANDRO SANTANA • PSB 844
DILON DE BOA ESPERANÇA • PRB • eleito 843
MARCINHO BOCAO • DEM • eleito 841
HUMBERTO GUARDA • PRB • eleito 777
AISSAR • PTN • eleito 760

DIORLE • PSC 674
ZÉ DA PADARIA • PRB 662
MARLENE ASSISTENTE SOCIAL • PPS 660
DAMIÃO • PSB 638
FERNANDO DA MATA • PPS 636
SAULO DA SAÚDE • PSC 615
XEROCA • PT do B 610
MANINHO • PPS 560
RAFAEL DO RIO DO OURO • PT do B 548
WELINGTON DOIR • PRB 484
FERNANDO SOARES • PMN 472
PAULINHO CAVALINHO • PTN 472
ROGERIO GUEDES • PTN 465
LUIS CLAUDIO • PSL 464
EDELIR NEGÃO • PSB 447
EDUARDO SOARES • PPS 408
ZÉ MAGRINHO • PSB 381
LÉO PECLAT • PSC 342
ANDRE PIJAMA • PSB 305
LEONIL BOI • PRB 283
LUIS DE VAVA • DEM 241
SERGINHO • PTN 241
MERY • PSB 238
GILMAR BRITO • DEM 233
LINDINHO • PPS 230
GARROLICI GARRO • DEM 224
PROFESSOR ARNUPHO • PSB 217
DUDU DO BASILIO • PT do B 216
JAILSON DO CAMINHÃO • PT do B 215
VALDERLY BRAZAO • PTN 211
SARGENTO SOARES • PPS 210
ZE CARLOS DO SAMBÊ • PSL 196
JAIR DO CAMINHÃO • PSB 194
ALESSANDRO DA FAZENDINHA • PT do B 189
LUIZINHO SILVA • PDT 184
UILIAN DA RETIFICA • PT do B 183
KNAUTH • PMDB 175
TANIO PINTOR • PV 165
NADIR DA SAUDE • PT 160
NINI • DEM 156
JUAREZ DE ANDRADE • PRB 155
ALMIR ROCHA • PRTB 152
PROF. WANDERLEI VALADARES • DEM 149
BRANCO • PTB 142
LUCAS EVANGELISTA • PTN 142
VALDECI DA EDUCAÇÃO • PSC 140
RICARDO AUTO ESCOLA • PHS 140
TELMINHO • PMDB 127
MARCELO ARMINDO • PDT 122
GLORIA DA CATARATA • PSB 121
VALFRIDO CANAVIEIRA • PDT 120
HEDERALDO SANTOS • DEM 117
DAÇO • PTC 116
HELENA BAIANA • PHS 114
DR JOÃO • PT do B 109
DAHER • PMDB 108
DÁRIO DEMIER • PHS 101
THIAGUINHO • PR 96
LURDINHA • PSC 94
BRUNO DO SERTÃO • PPS 91
TIA VERA • PT do B 91
HELEN CRISTINA • DEM 88
FLAVIO CARTEIRO • PT 88
DIDICO DO FORRÓ • PRB 84
RODRIGO DIAS • PSB 78
SAINT'CLAIR BARÃO • PT 76
VALMIR PEDREIRO • PHS 75
ABIRON • PSB 67
RENATA ILGUET • PHS 67
ELANE FEIJO • PSL 64
CIRINEU • PHS 64
MAZINHO DA JACUBA • PHS 55
JANE LOIRA • PSC 52
LUCIANO DO RESGATE • DEM 50
MANOEL LOPES • PR 49
PAULINHO DO SALAO • PHS 49
NAZA • PRB 47
COCO • PSC 47
SONINHA DO POVÃO • PTN 45
JÔ CEM POR CENTO • PTN 43
LUIZINHO LABORATORIO • PDT 41
POPULAR TREZE • PSL 39
SOLANGE • PHS 31
ANA CLAUDIA DO TINOCO • PSB 29
ANA FONSECA • PDT 28
LENINHA DA ENFERMAGEM • PT 28
ADILSON DO PARQUE ANDREA • DEM 26
ELVIRA • PSC 24
GUILHER BRAGA • PDT 22
SOLANGE DA CRECHE • PSB 22
MARIA TAVARES • PRB 21
REGINALDO AZEVEDO • PDT 21
LENIRA ALMEIDA • PDT 13
LUIZA DO SAMBE • DEM 13
GELSON SOUZA • PDT 12
SOLANGE FRANCO • PMDB 11
TALITA • PV 11
MARIANA DO BOQUEIRAO • PTN 10
SIDNEY MORAES • PDT 8
FÊFÊ • PT do B 3
ALUIZIO SALES • PV 3
MARISTELA • PMDB 2
MONICA • PDT 2
MARLI MACHADO • PDT 2
BRUNET • PMDB 1
MARLI • PMDB 1
APARECIDA ESTRELLA • PMDB 0
SAMY FERREIRA • PDT 0
PIABA • PMDB 0
DENISE VITORINO • DEM 0
BARBARA • PMDB 0
ISABEL • PMDB 0
SHEILA • PT do B 0
SANDRA • PPS 0

Pág. 5 - “Programa Flávio Azevedo” recebe vereador eleito Jubinha

Flávio Azevedo

O vereador eleito, Carlos Luis Carvalho de Moraes Júnior, o Jubinha (PSB). 
Numa série de entrevistas que o Programa Flávio Azevedo está realizando com os vereadores eleitos de Rio Bonito, o convidado dessa terça-feira (17/10) foi o representante de vendas Carlos Luis Carvalho de Moraes Júnior, o Jubinha (PSB). Ele iniciou a sua fala agradecendo a vitória que alcançou no último dia 7 de outubro. “Agradeço a Deus, a minha família, a minha noiva e os meus muitos amigos. Todos eles foram fundamentais para que eu conquistasse os meus 921 votos”. De acordo com Jubinha, “a fixa ainda não caiu, ainda estamos na fase de agradecimentos, de visitas, de comemorações e sempre peço que Deus me ajude a conduzir o mandato que eu conquistei”.

Comentando sempre que ninguém ganha nada sozinho e destacando a sua coordenação de campanha, Jubinha afirmou que já está pensando na reeleição e destacou que “o trabalho que vai desenvolver nos próximos quatro anos será determinante para se alcançar ou não esse objetivo”. Ele destacou que a responsabilidade aumenta, frisou que para aumentar de 732 votos para 921 foi importante continuar o seu trabalho de base, de visita aos bairros e principalmente ter a consciência de que deixou de ser pedra para ser vidraça.

Sobre as suas raízes na política, Jubinha comentou a figura do seu pai, o saudoso Carlos Luis Carvalho de Moraes, que teve participação importante na primeira gestão do prefeito José Luiz Antunes (93/96), comentou a figura do seu avô, Aparício Vieira de Moraes e se lembrou do tio Aparicinho, há muitos anos radicado em Rondônia, e um político de grande lastro naquele estado.
– Muita gente disse que eu tive boa votação em 2008 porque a minha irmã era secretária. Esse ano, porém, ela esteve distante, trabalhando na Coordenadoria de Educação de Nova Friburgo, mas eu consegui ser eleito – disse Jubinha, acrescentando que “essa vitória acabou tirando das minhas costas um grande peso.

“Mudar a Câmara Municipal”...

... Essa foi uma das frases do vereador eleito, para quem o parlamento municipal está distante do munícipe. “Isso acabou contribuindo para que ocorresse a renovação do Legislativo riobonitense. As disputas internas também foram determinantes e ficou bem claro que o povo quer mudanças, sobretudo na postura dos nossos vereadores. Nós temos políticos muito experientes no atual quadro da Câmara, mas os vereadores acabaram se distanciando da população”, frisou.

Transparência, honestidade e tratamento igual para todos os vereadores são atitudes e iniciativas que, segundo Jubinha, deve ser o perfil do futuro presidente da Câmara, nome que ele não arrisca apontar. Egos, constantes conflitos, divergências de ideias, orçamento mensal de cerca de R$ 400 mil, disputas internas, vaidades políticas, benesses naturais ao cargo, são alguns dos problemas que serão encarados pelo novo presidente em qualquer época.
– Trabalhar com seriedade e responsabilidade administrativa é outro ponto que seria importante encontrarmos nesse novo presidente da Câmara – destaca Jubinha, reiterando que o aos seus assessores será cobrado trabalho e o quadro deverá, “pelo menos no meu caso”, formado por pessoas capacitadas.

Pág. 6 - O Observador

Falta d’água todo dia que agonia!

Diariamente o Programa Flávio Azevedo recebe inúmeras reclamações de falta d’água nos bairro de Rio Bonito. A maior parte delas é proveniente de bairros como Green Valley, Mangueirinha, Praça Cruzeiro, Rio do Ouro, Rio Vermelho e Boqueirão. Quanto a Boa Esperança e Parque Andréa, a queixa é que por lá nunca houve abastecimento regular. Segundo uma moradora da Mangueirinha, há três dias ela está comprando água para beber, “porque há semanas não tem água. A última vez que caiu água na minha caixa, foi durante meia hora e nada mais. não deu sequer para lavar o rosto”, se queixa.

Problema semelhante foi reclamado por moradores do Rio do Ouro e Rio Vermelho, onde o abastecimento é problemático por ser fim de linha. Mas a Mangueirinha também é fim de linha? Bem, o mais estranho é que uma moradora do Ipê, localidade periférica (fim de linha), telefona para dizer, ao vivo, que o abastecimento no seu bairro é normal. “A água cai regularmente, dia sim, dia não!”.

Diante desse cenário, concluímos que o problema não está na água, que continua jorrando em todas as cachoeiras do município (e não são poucas), mas na prestação do serviço, sobretudo se formos analisar a questão das manobras, que depende do elemento humano para funcionar com eficiência. O atendimento aos clientes também é comentado pelos ouvintes. Um deles comentou que recorreu a CEDAE para questionar a falta de água e um funcionário teria lhe dito que “é bom se preparar porque no verão será pior”.

A verdade é que Rio Bonito continua esperando as obras prometidas pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) como contrapartida da concessão da água de Rio Bonito para o governo do Estado. Orçadas em R$ 14 milhões, as tais obras levariam água para localidades que não contam com serviço da CEDAE e melhorariam o abastecimento de quem conta com a rede da estatal. Todavia, quase um ano depois da assinatura do tal contrato, que contou com a concordância de todos os políticos locais, a CEDAE ainda não iniciou uma obra sequer no município.

Estamos no buraco!

A nossa coluna dedica espaço para falar também falta de educação e bom senso dos ‘maltoristas’ riobonitenses que estacionam, apesar da desagradável buzina do vagão de manutenção da ferrovia, sobre a referida estrada de ferro! Sem saber o que fazer ou sem querer fazer o que seria preciso e muito bem feito, para solucionar o problema, o jeito foi abrir uma vala para impedir que os espaçosos estacionassem sobre ferrovia. Depois reclamam que temos a marreta pesada! Mas sinceramente, precisa disso? Parabéns aos inconsequentes!

Rio Bonito já teve alguns sons peculiares. Podemos citar os “Sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição”; o apito da Fábrica Peixe (fábrica de doce); ainda temos o carro de propaganda do nosso amigo Beto; lembro do auto-falante sob o telhado de algumas igrejas; lembro dos batuques em algumas casas onde umbandistas se reunião para o seu culto. Mas ultimamente, o som que estava na moda era o BUZINAÇO do veículo de manutenção da ferrovia. Alguém vai sentir falta?

Política

Competência, visão e ações que visam o bem estar coletivo não dão votos. Essa é a realidade do Brasil, país considerado emergente, mas habitado por pessoas que cultuam práticas obsoleta. O sujeito pode ser um bom gestor, mas se não trabalha distribuindo “boquinhas” ele está fadado ao fracasso nas urnas. Aliás, a ingenuidade políticas dos candidatos de primeira viagem é flagrante. Eles chegam pensando que o benefício coletivo é a principal exigência do eleitor e se assustam que descobre que a maioria está preocupada apenas com o próprio umbigo!

Secretariado I

Muito se especula sobre os novos secretários do governo que assume a Prefeitura de Rio Bonito a partir de 1º de janeiro de 2013. Como o senso comum prevalece e poucas pessoas realmente entendem de administração pública (inclusive alguns que pleiteiam algumas dessas vagas), geralmente o foco é nas pastas da Educação, Saúde e Obras.

Secretariado II

A nossa dica é que você esteja preocupado com os nomes que irão assumir a Secretaria de Fazenda, a Controladoria Geral e o Planejamento. A vida financeira das prefeituras e boa parte das sacanagens que acontecem em todo lugar, como fraudes em licitações, por exemplo, geralmente ocorrem nessas pastas. Além dos nomes, que precisam ser muito bons, também devemos questionar se essas pessoas terão carta branca para desempenhar as suas funções.

Pág. 7 - Solange Almeida: “experiência adquirida nos últimos oitos anos apontou a necessidade de mudar”

Flávio Azevedo

Confirmada a vitória, Solange Almeida desfilou em carro aberto pelas ruas da cidade com o vice Andinho (D), Ana Lúcia (esposa do vice) e o esposo, Carlos Henrique Minardi. 
“Vencer essas eleições é uma emoção muito grande e a realização do sonho de voltar a comandar a Prefeitura e servir o povo de Rio Bonito”, essas foram as primeiras palavras da prefeita eleita, Solange Almeida (PMDB), em sua primeira e exclusiva, entrevista concedida horas depois de ter certeza que estaria a frente do município nos próximos quatro anos (2013/2016). Ela falou para os ouvintes do Programa “Flávio Azevedo” e do jornal “O TEMPO”. A entrevista foi concedida por volta das 22h, no Restaurante Seven Gourmet, depois do desfile em carro aberto para celebrar a vitória.
– A eleição foi dura, muito difícil, os adversários não pouparam estratégias para falar mal, derrubar, caluniar, mentir, coisas que mexem conosco... As pessoas têm que lembrar que junto de cada um de nós existe uma família. Eu tiro de letra, mas eu tenho uma família que sente bastante. Deus me honrou com essa vitória e tenho certeza que faremos um bom governo – disse Solange.

Sobre a nova roupagem que ela deu a sua campanha e a reformulação do seu grupo político, a ex-prefeita comentou que foram atitudes determinantes para a sua vitória, mas lembrou que tudo foi fruto das experiências que adquiridas nos últimos oito anos.
– Essa questão de Solange estar diferente foi porque nos últimos oito anos eu vivi. Eu não dormi. Eu não fui uma bela adormecida. Eu não fiquei num estado vegetativo! Eu vivi e modifiquei. Nós sempre procuramos aproveitar as experiências e modificar para melhor. Nesses oito anos eu fiz política! Eu não retornei para a minha clínica veterinária e nem fiquei em casa – disparou a prefeita eleita.

Sempre ressaltando o aprendizado dos últimos oito anos e a maturidade que adquiriu com as experiências vividas a frente do Instituto Vital Brasil e no Congresso Nacional, Solange afirma que “tudo isso me deixou mais preparada. Analisando a minha experiência como prefeita (1997/2004), eu percebo erros que eu cometi e eles não se repetirão. Hoje, eu estou mais madura, mais segura e, em janeiro, eu já entro na Prefeitura trabalhando”, analisou.  

Visivelmente abatida com a dura campanha, a formiguinha, como a prefeita eleita é carinhosamente chamada pelos seus eleitores, não falou em descansar, mas disse esperar fazer uma transição de governo tranquila. “Nós vamos conversar com o prefeito e Rio Bonito merece uma transição sem maiores problemas”. Concluindo, a ex-prefeita disse mais uma vez estar muito feliz, muito animada com o retorno à Prefeitura, ressaltou o compromisso de fazer um governo para todos e anunciou a criação de um Conselho Político, que deve ser composto, segundo ela, “por pessoas que realmente estejam interessadas no melhor para Rio Bonito”.

Pág. 9 - Humberto Belgues repensa carreira política e afirma que “estou saindo quando encontrei o caminho”

Flávio Azevedo

O vereador Humberto Belgues
Depois de dois mandatos como vereador do município de Rio Bonito, o parlamentar Humberto Belgues (PSDB), figura sempre controversa e polêmica no cenário político da cidade, acabou não conseguindo a reeleição para o poder Legislativo. O parlamentar recebeu a nossa reportagem em sua residência no Centro da cidade, no último dia 20 de outubro, onde comentou o resultado das eleições majoritária e proporcional, discorreu sobre o cenário político da região com os novos prefeitos e fez projeções sobre o seu futuro.
– É lógico que ninguém gosta de perder uma eleição. Todo político, por menor que ele seja, sempre terá um grupo de trabalho na sua retaguarda. Geralmente alguns nem são seus eleitores, mas fazem parte de outros projetos. E quando o resultado adverso chega, todos acabam sendo derrotados – comentou o vereador, destacando que apesar do clima de ressaca da Câmara, ele vai cumprir fielmente o seu mandato até 31 de dezembro.

De acordo com Humberto, entre as muitas razões para a sua derrota, está o desgaste natural de oito anos de mandato e o momento de transição que vive em sua trajetória política. “A verdade é que as muitas turbulências que enfrentei com colegas, com o poder Executivo, com políticos de outros escalões, trouxeram uma rejeição natural ao meu nome. Confesso que depois daquele imbróglio envolvendo a presidência do Legislativo, eu repensei a minha postura e percebi que deveria conduzir o meu mandato de maneira diferente”.

Para o vereador, embora ainda não seja muito perceptível, “a cabeça do eleitor está mudando e nós, políticos, precisamos acompanhar essa mudança”. O parlamentar comenta que utilizou os seus espaços nas mídias sociais, na imprensa local e até o seu site, “para mostrar uma mudança de atitude, um parlamentar que trabalha, cria projetos, mas acredito que o tempo foi curto para convencer, principalmente o eleitorado mais esclarecido”, pondera Humberto.

Apesar da derrota, Humberto diz que “o homem inteligente precisa saber tirar ensinamentos e lições dos fracassos”. Segundo ele, esse recado dados nas urnas, apesar dos 848 votos que recebeu, “pode representar o tempo que eu precisava para me reciclar e para me reposicionar politicamente”, afirma o vereador, confessando que estava desmotivado para a vida parlamentar.
– Eu não sou o único que passa por esse período de desencanto. Alguns colegas também enfrentam essa questão, sobretudo quando eles assimilaram a dinâmica do poder Legislativo, lugar onde não é fácil transitar, onde você tem que lidar com outros nove colegas que pensam diferente de você, e principalmente porque a população, talvez, por culpa nossa, tenha noção equivocada da real função do vereador – considera.

Sobre a vitória de Solange e a presença de cinco novos estreantes na Câmara de Vereadores, Humberto comenta que confia no potencial administrativo da prefeita eleita, afirma que atos do passado não poderão ser repetidos nessa gestão e deseja muito boa sorte para o novo governo. Já sobre a Câmara de Vereadores, o parlamentar comentou que está torcendo pelo acerto dos novos parlamentares e afirmou que mudanças administrativas na estrutura do parlamento precisam ser implantadas, sob pena de se tornar impossível gerenciar a casa já no próximo pleito.
– Quando eu estive na presidência da Câmara, nos dois primeiros meses de 2011, nós fizemos uma série de mudanças administrativas e estruturais na Câmara. O objetivo era tornar o nosso parlamento, um Poder Legislativo de verdade. Infelizmente, quem ficou no meu lugar não deu continuidade a essas mudanças. Eu aproveito a ocasião para alertar os novos vereadores: caso continue do mesmo jeito vai ficar difícil trabalhar! – ponderou Humberto.

A expectativa da população sobre a ação dos novos vereadores também é uma situação que, segundo Humberto, deve preocupar os novos titulares do Legislativo. “Muitos venceram criticando o parlamento atual. Sendo assim, os novos vereadores estão chegando sob grande expectativa. Eu acredito que qualquer ato falho joga por terra toda essa força positiva que percebemos estar vindo da população para esse novo grupo de vereadores”, frisou o vereador.

Quanto ao seu futuro, Humberto afirma que por enquanto será um mero expectador do novo “jogo de xadrez” que está diante do povo riobonitense. Ele comenta também que ainda é muito cedo para apontar o caminho que vai seguir.
– Algumas opções já apareceram, alguns convites me foram feitos, mas acho importante pensar cada proposta com calma, discutir com o meu grupo, com a minha família e analisar o que seria melhor para a minha carreira política. Eu tenho ciência que ficar escondido algum tempo pode ser interessante, mas não por muito tempo, porque quem não é visto não é lembrado – concluiu.

Pág. 10.1 - “Conhecendo e cuidando do seu corpo espiritual”

Novembro: 09 a11

Olá queridos companheiros de jornada, estamos chegando ao final do ano e com isto estamos completando os nossos encontros da harmonização do Ser. Estes encontros tiveram a finalidade de aguçar a curiosidade sobre a totalidade do Ser para que todos possam ir à busca de mais conhecimentos. Claro que não esgotamos, pois o Ser humano é muito complexo e necessita de muitos passos para que tenha a visão do todo que o completa.
Neste módulo abordaremos a ligação da natureza com a espiritualidade, a interligação da matéria, mente, energia e in-formação do campo quântico que tudo permeia. Convidamos a todos para que possamos nos encontrar nos dias 2 a 4 de dezembro para trabalharmos a natureza e a espiritualidade, dois pólos muito importantes da nossa complementaridade.

Facilitadores:

Dra. Ruth de Freitas Nogueira – Médica Ginecologista e Homeopata. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, da Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Hipnose e da União dos Analistas Transacionais do Brasil. Formação em Biopsicologia, Síntese Transacional e Ecologia do Ser. Formação em Homeopatia, FAO, Do-in, Medicina Chinesa e Ayurveda. Formação Holística na Arte de Viver a Vida pela UNIPAZ.

Dr. João Jorge Cabral Nogueira – Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta. Membro do C.I.T., da UNAT-Br, da Inter. Society of Hypnosis, da Assoc. Bras. de Psiquiatria e da Assoc. Bras. de Psicoterapia.  Formação em Biopsicologia, Síntese Transacional, Ecologia do Ser, Formação Holística UNIPAZ. Ex-Presidente da Assoc. Bras. de Hipnose e da Soc. de Hipnose Médica do RJ. 1º Vice-Presidente e Diretor de Publicações Científicas da Associação Panamericana e Caribenha de Hipnose Terapêutica e autor dos livros: Autoscopia  e Criança de Luz.

Investimento:

Hospedagem duas noites+curso+alimentação = R$ 330,00 
Conheça o local do curso no site: www.instituto amanheser.com.br
Informações e inscrições com:
Rio de Janeiro com Lenita pelos tels.: 2275 3247 e 2543 4001.
Itaboraí com Janete pelos tels.: 21 2635 3563 e 2635 1903.
Rio Bonito com Jéssica pelo telefone: 21 3634 7766
VAGAS LIMITADAS

Um fraternal abraço, João Jorge Cabral Nogueira.

Pág. 10.2 - Síndrome da tensão patelofemural

Luis Francisco Soares Filho

É um distúrbio no qual a patela (rótula) atrita contra a extremidade do fêmur quando o joelho se move. A patela é um osso circular preso a ligamentos e tendões em torno do joelho. Durante a corrida, a patela move-se discretamente para cima e para baixo sem tocar o fêmur. Esta síndrome pode ser causada por um defeito estrutural, como a patela alta, fraqueza da musculatura da coxa – a qual normalmente auxilia na estabilização do joelho e encurtamento muscular.

A causa tratável mais comum é a rotação excessiva dos pés para o interior (pronação) quando o indivíduo anda ou corre e a fraqueza muscular. Em conjunto, essas disfunções fazem com que a patela atrite contra a extremidade do fêmur. A dor e algumas vezes o edema geralmente iniciam durante a corrida e concentram-se sob a superfície da patela. No início, somente as corridas descendentes provocam dor. No entanto, após algum tempo, qualquer corrida produz dor e, finalmente, mesmo os outros movimentos do membro inferior são dolorosos, especialmente o ato de descer escadas.

É importante que o indivíduo evite correr até que a corrida não cause mais dor. Para manter o condicionamento físico, ele pode realizar outros exercícios, como o ciclismo (quando este não causar dor), o remo e a natação. Como tratamento são úteis os exercícios de alongamento dos músculos posteriores e anteriores da coxa e o fortalecimento do vasto medial (um músculo que traciona a patela medialmente).

Luis Francisco Soares Filho é fisiterapeuta.

Pág. 11 - “Programa Flávio Azevedo” recebe vereador eleito Marquinhos Luanda Car

Flávio Azevedo

O vereador eleito, Marquinhos Luanda Car.
“Eu quero começar agradecendo publicamente as pessoas que acreditaram em mim, no meu trabalho, nas minhas propostas e aqueles que torceram por mim. Agora, nós somos vereadores de toda cidade. Tenham certeza que eu quero dar o meu máximo para fazer em Rio Bonito, as transformações que ela precisa”, disse o vereador eleito de Rio Bonito, Marcos Fonseca, o Marquinhos Luanda Car (PMDB), durante a entrevista que concedeu ao Programa Flávio Azevedo, no último dia 18 de outubro. Com 1.325 votos, ele foi o segundo mais votado nas eleições do dia 7 de outubro.

O novo parlamentar recebeu 511 votos a mais que em 2008, quando participou da disputa por uma vaga no parlamento municipal pela primeira vez. À época, ele alcançou 814 votos. Marquinhos também comentou que a responsabilidade é grande porque a população está ansiosa quanto a atuação dos novos eleitos, sobretudo aqueles que estão chegando a Câmara pela primeira vez.
– Nós precisamos resgatar a credibilidade do Legislativo, que ficou muito arranhada nesses quatro anos. Eu acredito que o vereador de bairro tem mais facilidade em cumprir o seu papel, porque quem é do Centro da cidade acaba ficando em evidência e, geralmente, sempre é muito cobrado porque a expectativa sobre a sua atuação é maior – ponderou.

Durante a entrevista, Marquinhos disse pretender continuar levando a sua vida normalmente e confessou que “a ficha ainda não caiu”. Ele revelou que a campanha foi bem desgastante, “principalmente porque nós estamos trabalhamos durante os últimos quatro anos”. Ainda segundo Marquinhos, as visitas foram constantes, todos os bairros foram visitados nessas andanças “e eu percebi que a sociedade queria mudança e fazer um Legislativo novo por uma série de motivos”.

Quanto os cinco novos nomes, pessoas que nunca transitaram na Câmara, Marquinhos volta a ressaltar o peso da responsabilidade. “Nós seremos cobrados, mas eu quero fazer diferente. Pretendo exercer a função real do vereador, que é legislar, fiscalizar, criar projetos e eu tenho autonomia para defender minhas ideias”, disse o vereador eleito, que pregou a união entre os edis para que o parlamento não caia em descrédito diante da sociedade e da opinião pública.

Sobre a ausência de nomes dados como certos nos próximos quatro anos, mas acabaram não sendo eleitos, Marquinhos disse que “a legenda é cruel, isso aconteceu comigo em 2008, mas a população votou diferente em 2012. Apesar disso, vereadores como Caneco e Humberto, por exemplo, embora não tenham chegado, tiveram uma votação expressiva”. O novo parlamentar destacou ser injusto o número de apenas 10 cadeiras na Câmara, porque os candidatos das localidades interioranas são prejudicados.
– Isso tem que ser discutido e precisa ser revisto. A política é feita de renovação. Tem uma juventude chegando aí e eu quero lutar por esse processo que eu entendo ser mais democrático. Para você ter uma ideia, uma das maiores políticas da história de Rio Bonito, a prefeita eleita Solange Almeida (PMDB), quando veio de Catimbau com cerca de 200 votos, se o número de cadeiras fosse 10, ela não teria sido eleita – ponderou.

Questionado sobre a presidência da Casa, Marquinhos declarou o seu voto ao colega Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB). Derrotado ao cargo de prefeito em 2008 (quando teve Solange Almeida como vice), Reis entrou para historia como detentor da maior votação da história do parlamento municipal de Rio Bonito ao obter 1894 votos. Marquinhos Luanda Car também comentou a sua visita a Brasília, quando Solange ainda estava exercendo o mandato de deputada federal. Ele também defendeu a criação de um setor de projetos, para que o município consiga captar recursos federais e estaduais com maior facilidade.

Escola técnica, investimentos em ensino superior, atenção ao desenvolvimento desordenado, medidas que auxiliem a resolver os problemas da mobilidade nas ruas da cidade, a criação de novas ruas, a contratação de um engenheiro de tráfico para analisar o Trânsito de Rio Bonito, a precariedade do transporte público, não usar o parlamento como emprego, entre outras coisas, são bandeiras defendidas pelo novo parlamentar.
– Eu vim para dar contribuir com a minha cidade e sendo muito franco, eu não estou aqui para iludir ninguém e não quero ficar enrolando o povo. Quando eu puder atender direi sim, quando não eu direi que o pedido está fora do meu alcance. Eu não quero perder a minha vida, a minha privacidade, porque eu tenho os meus filhos, a minha família e quero continuar freqüentando, com tranquilidade, os mesmos lugares – disse.

Pág. 12 - “Programa Flávio Azevedo” recebe vereador eleito Dilon de Boa Esperança

Flávio Azevedo

Eleito com 843 votos, Edilon Souza Ferreira é uma das novidades da Câmara de Rio Bonito.
Numa série de entrevistas que o Programa Flávio Azevedo está realizando com os vereadores eleitos de Rio Bonito, o convidado do último dia 22 de outubro foi o lanterneiro Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PRB). Aos 36 anos, ele é o parlamentar mais jovem entre os 10 vereadores eleitos para a próxima legislatura. Casado, pai de dois filhos, Edilon comenta que embora não seja o único representante do 2º Distrito, ele é o primeiro representante da localidade do Parque Andréa a chegar ao parlamento do município.

Edilon foi candidato pela primeira vez em 2000, no palanque de Aires Abdala e obteve 243 votos. Em 2004, ao lado do candidato Anselmo Ximenes, ele fez nova tentativa. A sua votação subiu para 374 votos, mas não foi vitorioso. Em 2008, Dilon voltou a concorrer. Apoiando a dobradinha Reis e Solange, ele ampliou o número de votos (432), mas a vitória novamente não veio. Em 2012, porém, com expressiva votação (843), ele foi eleito no palanque da dupla Solange e Andinho. “A ficha está caindo aos poucos, mas eu sei o compromisso que eu tenho com o povo e, principalmente no meu bairro, que me abraçou e me deu grande apoio”.

Sobre a renovação de 50% que aconteceu na Câmara de Vereadores, Edilon acredita que o desgaste dos atuais vereadores diante da opinião pública foi responsável pela condução de novos nomes ao parlamento municipal. “Além dos cinco novos vereadores (pessoas que nunca foram vereador), outros passaram bem perto. Vereadores de mandato conquistaram votação inferior a candidatos que concorreram pela primeira vez, como Diorle, Fernando da Mata, Saulo da Saúde, entre outros”, argumentou Edilon, acrescentando que os candidatos do 2º Distrito foram muito bem votados e “aquela máxima de que os votos do Parque Andréa e localidades vizinhas são todos vendidos está mudando”.

Objetivos

Um dos problemas que o candidato eleito promete abraçar é a questão da água, sobretudo em Boa Esperança. “A pessoa chega do trabalho e não tem água para tomar banho. Isso foi promessa de vários políticos, mas ninguém resolveu isso e o povo do Parque Andréa está esperando o meu empenho nessa questão”, disse Edilon, destacando que só no 2º Distrito ele obteve 613 votos. Ele agradeceu o apoio dos irmãos da Igreja Assembleia de Deus, dos familiares e dos vizinhos.
– Os vereadores que foram eleitos têm feito reuniões, traçado metas, estamos com vários planos para a nova legislatura e o nosso objetivo é formar uma Câmara sólida, séria e pautada sempre na transparência. Pode até acontecer algum problema, mas não é essa a nossa intenção. A Câmara precisa estar mais próxima do povo, mas o povo também precisa participar mais das reuniões e eventos promovidos pela Casa – frisou.

Para solucionar as constantes queixas sobre as deficiências no abastecimento de água para Rio Bonito, Edilon aponta a realização de audiências públicas e afirma que faltou transparência na concessão que permitiu a exploração da água de Rio Bonito pelo governo do Estado, através da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).
– Vamos aproveitar o fato de estarmos juntos com a prefeita eleita Solange Almeida (PMDB), que tem excelente transito com o deputado estadual Paulo Melo (PMDB) e com o governador Sérgio Cabral (PMDB), para buscar a solução para esse problema – disse Edilon, acrescentando que a sua expectativa para o mandato de Solange Almeida (ela já foi prefeita de Rio Bonito entre os anos de 1997 e 2004) é a melhor possível.

Além do abastecimento da água, Edilon comentou que já atua num projeto social na sua localidade, disse que pretende se empenhar para melhorar a área da Saúde, estimular o Esporte, comenta que está preocupado com o crescimento das drogas, lembrou que os empregos são escassos e abordou outro ponto nevrálgico: o transporte público. “As passagens estão muito caras e os itinerários que precisam ser revistos. No Chavão, por exemplo, o ponto final do ônibus deixa a população distante há cerca de 1 km do povoado e isso precisa ser resolvido”, afirmou.

Presidência definida

Sobre a política interna praticada da futura Câmara, Edilon defende uma divisão igual entre os 10 parlamentares e destacou que o seu quadro de assessores será formado por pessoas que realmente estiveram empenhadas na sua campanha “não só desse ano, mas nessa minha caminhada de 12 anos em busca dessa vaga no Legislativo”. Ele também revelou que a presidência da Casa para o primeiro biênio (2013/2014) já está definida, dando, inclusive, os nomes da nova Mesa Diretora.
– O presidente será o colega Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB); eu serei o vice-presidente; Marcos Fonseca, o Marquinhos Luanda Car (PMDB), será o 1º secretário; e Aissar Elias de Moraes será responsável pela 2ª secretaria – anunciou.

Calúnia

O novo parlamentar revelou que na última semana de campanha uma carta apócrifa foi distribuída no seu bairro (Parque Andréa) anunciando que ela havia comprado uma casa em Cabo Frio por R$ 350 mil e que ele estava de mudança para o município vizinho. “Deus é tão bom que o feitiço virou contra o feiticeiro. Muita gente, inclusive pessoas que não votavam comigo, passaram a votar. O resultado dessa estratégia, que tinha o único objetivo de me prejudicar, porque não era verdade, é que eu saí fortalecido e vitorioso no dia sete de outubro”, concluiu.

Pág. 13,1 - 35ª Subseção da OAB homenageia Leir Moraes

Flávio Azevedo

O presidente da OAB, César Sá, entrega
 uma placa ao advogado Leir Moraes.
Um evento memorável que entra para a história de Rio Bonito como um culto a uma das maiores personalidades riobonitenses. Assim pode ser classificada a homenagem feita pela 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao poeta, jornalista, escritor e advogado, Leir Moraes. De acordo com o presidente da OAB, o advogado César Gomes de Sá, “essa é uma justa homenagem que, embora tardia, acabou sendo realizada, e com um único objetivo: celebrar um dos mais renomados advogados da nossa cidade e membro da 35ª Subseção da OAB”.

O evento, realizado no Salão Nobre Benedito Freitas Caridade, no Esporte Clube Fluminense, na última quinta-feira (25/10) contou com a presença de personalidades do universo cultural, político e jurídico, entre eles o presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança; o desembargador riobonitense Carlos José Martins Gomes; e uma infinidade de artistas locais. A música da solenidade ficou a cargo do Grupo de Serenata Lua Branca, que é liderado pelo juiz aposentado, Mauro Prevot. Na ocasião, ele recebeu a sua carteira de advogado das mãos do presidente César Sá.
– De início nós pensamos em realizar um evento só para os advogados. Entretanto, nós percebemos que Leir Moraes é muito maior que a OAB e decidimos dividir essa celebração com os demais setores por onde Leir também transitou – disse o presidente César Sá, acrescentando que em conversas com a poetisa Maria do Carmo Soares Cordeiro (D. Carminha), ambos concordaram que Rio Bonito precisa criar uma barreira cultural que deverá, diante do crescimento populacional, ter o objetivo de preservar as raízes riobonitenses.


A partir da Esquerda: Leir Moraes, Carminha Cordeiro, César Sá, Telma Benevides e Waldenir Bragança.
Durante o evento, o presidente do Esporte Clube Fluminense, Ronaldo Oliveira, informou que a diretoria do Fluminense mantém a ideia de criar uma biblioteca no clube. Oliveira anunciou que o novo espaço receberá o nome de Leir Moraes. A notícia levou o homenageado às lagrimas. Em entrevista a nossa reportagem, o homenageado disse que “quando se recebe muita homenagem, como tem acontecido comigo ultimamente, é sinal de que o fim está se aproximando. Além disso, eu não considero esses eventos uma homenagem, mas um sinal de amizade”.

Durante a solenidade, também receberam a carteira da OAB, os advogados Felipe Dias, Douglas Prevot, Aécio Lopes e Gabriela Sant Anna.

Pág. 13.2 - Tião do Violão lança CD e figura na galeria dos principais compositores de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Os músicos de Rio Bonito prestigiaram o evento.
Dez músicas de autoria própria, em estilo folclórico e com letras dedicada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito, esse é o CD “Igreja Ontem, Hoje e Sempre”, lançado pelo músico e compositor Sebastião Duarte, o Tião do Violão, no último dia 24 de outubro. A Pinacoteca Municipal Antonio Benevides Filho, no Centro de Rio Bonito abrigou mais esse evento que movimentou o setor cultural do município no mês de outubro.
– Quero agradecer os amigos que me incentivaram e também àqueles que vieram prestigiar o lançamento desse CD, que é a concretização de um sonho. A emoção é grande, faltam palavras para explicar o sentimento que tenho agora em meu coração, mas continuo agradecendo a todos e principalmente a Deus – disse Tião em entrevista ao programa Flávio Azevedo.

Tião do Violão
O evento contou com a participação do Grupo de Serenata Lua Branca (que Tião faz parte), os músicos Luis Muniz, Francisco Azevedo, Dawson Nascimento, Renato Viana, Reinaldo Silva, Ricardo Leite, Marcelo Kaus, Rogério Matos, entre outros. “Gosto muito dessas reuniões familiares, onde todos estão próximos e o aconchego é claro entre os presentes”, comentou a poetisa Maria do Carmo Soares Cordeiro (D. Carminha), que declamou uma poesia de autoria de Tião.

Para a nossa reportagem, Tião disse que vai descansar da luta que travou para conseguir gravar o primeiro CD, “mas eu já tenho material para gravar outro CD. Quem sabe lá pelo ano que vem (2013) a gente grava um novo trabalho?”, disparou Tião.