segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pág. 1 - ATÉ QUANDO SEREMOS CONIVENTES?

Flávio Azevedo

O acidente chocou Rio Bonito. O caso ainda é assuntos nas rodinhas de bate-papo.
Na edição de outubro de 2011, o nosso editorial afirmou: “OUTROS VÃO MORRER”. À época, o que motivou o texto foi o assassinato de um jovem na Serra do Sambê. No dia quatro de janeiro de 2009, durante a solenidade de posse dos conselheiros tutelares de Rio Bonito, o padre Eduardo Braga fez algumas reflexões que tinha como alvo os conselheiros, as autoridades e principalmente as famílias. Na ocasião, ele abordou os acidentes de trânsito envolvendo jovens e adolescentes da cidade e o uso indiscriminado de drogas (lícitas e ilícitas).
– Isso é algo que deve ser pensado, porque todo fim de semana nós somos chamados para ir ao Hospital Regional Darcy Vargas ou ao cemitério – lamentou o pároco.

Cerca de um ano depois, em abril de 2010, o nosso editor escreveu um artigo sobre o pitoresco e consentido “Churralcool”, evento geralmente povoado por menores de idade. De acordo com os organizadores, a ideia surgiu entre amigos e “veio para tirar o tédio da cidade”. O primeiro “Churralcool” teria contado com a participação de 130 adolescentes. O segundo, porém, foi muito mais legal, “pois os 300 participantes se deleitaram com 23 caixas de cerveja”. Os engradados da bebida foram fotografados e expostos numa rede social, onde era anunciada a terceira edição do evento: “é galerinha, o próximo vem aí... A minha casa vai ser pequena. Vamos para o clube!”.

Vários engradados de cerveja animaram o Churralcool da criançada.
Dois anos depois, não sabemos em que edição está o tal “Churralcool”, mas nos surpreende a rejeição às orientações do padre Eduardo. Diante, porém, das últimas mortes (Natháia Mota e Luis Fernando Oliveira, adolescentes de 15 e 17 anos) – todo fim de semana acontece uma desgraça que poderia ter sido evitada – não é possível não se indignar com a flagrante omissão dos pais e a irritante inoperância do poder público em todas as suas esferas de atuação! Quem não chorou com essas famílias? Mas adianta só chorar?

Esse cenário caótico já foi identificado por autoridades eclesiásticas, pelos veículos de comunicação, pelos Conselhos Comunitários, por instituições como OAB e Hospital Darcy Vargas, mas aqueles que poderiam fazer alguma coisa estão cegos pela ganância, pressionados pela covardia, seduzidos pelo poder, embriagados com o vinho do dinheiro fácil e brigam apenas pelos seus próprios interesses.

Aos 15 anos, Nathália Mota morreu prematuramente por conta de um acidente. Vamos permitir que isso continue acontecendo? 
Mudanças não acontecerão apenas com “Caminhada Pela Vida”, com “Mobilização da Sociedade Civil Organizada” ou com “Iniciativa Política”. Essa página só será virada se nós (cidadãos) fizermos a nossa parte. A vigilância, a fiscalização e as providências precisam começar em casa. Ser contrário a isso é esperar para saber “quem será o próximo”.

Pág. 2 - Editorial edição 22 (Janeiro de 2012 ) - Machu Picchu, uma lição de ocupação do solo

Machu-Pichu exemplo de civilidade entre povos bárbaros.
A Globo News reprisou no último dia 26 de dezembro, um documentário sobre Machu Picchu, no Peru. A cidade sagrada dos Incas obedece a rigorosos padrões de engenharia. Apesar de serem povos “primitivos”, os incas tinham preocupação com o escoamento da água sob dois aspectos: não deixar de irrigar as plantações e evitar os deslizamentos de terra, já que a construção é talhada na montanha.

O intrigante é que em tempos modernos, os povos “evoluídos” não se preocupam com nenhuma dessas questões, sobretudo em relação aos deslizamentos de terra. Em nome do “foi o único lugar que sobrou para abrigar a minha família” (pobres); e o “quem tem dinheiro constrói onde quer” (ricos), a civilização moderna ergue suas moradias, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Enquanto no ano 1.400, os pré-colombianos tinham preocupação em não obstruir o fluxo da água para não ter surpresas desagradáveis com a natureza, em peno século 21, nós não estamos nem aí!

Mas afinal: se fizermos uma comparação, quem é primitivo e evoluído?

Se as antigas civilizações (Incas, Maias e Astecas) são consideradas primitivas porque ofereciam os seus filhos em sacrifícios vivos ao “deus Sol”; as civilizações atuais sacrificam os seus filhos para o Consumismo e a Permissividade, o que está levando os nossos adolescentes e jovens morrem aos milhares por conta de acidentes automobilísticos e/ou envolvimento com as drogas (lícitas e ilícitas).

O pior é que tudo isso acontece em nome da vida fácil e fútil, dogmas pregados pela pós-modernidade que são seguidos cegamente pelas atuais gerações como faziam, há seu tempo, os Incas, Maias e Astecas.

Pág. 2 - Editorial - Reajuste da tarifa do Transporte Público expõe o cinismo cidadão

A empresa São Geraldo é uma das que mais empregam, porém, está entre as campeãs de reclamação.
O aumento das tarifas do Transporte Público em Rio Bonito gerou muito palavrório! Geralmente, reclamações recheadas de cinismo e que estão longe de abordar o X da questão! O Decreto autorizando o reajuste de 6,64% foi publicado no dia 31 de dezembro de 2011. O debate sobre o assunto, porém, transcende aos papos de botequim e conversas de banco da praça.

Começamos destacando que em época da eleição, todo mundo quer vender o voto! Mas a compra é feita com que dinheiro? Não é segredo para ninguém que os recursos são provenientes de doaçõe$ de pessoas físicas e jurídicas. Entre as empresas que fazem doações estão aquelas que exploram o Transporte Público. Ou seja, além do reajustes naturais e necessários, a empresa precisa ser ressarcida pr desempenhar atividades que estão fora do seu cronograma de atividades!

Na verdade, em alguns momentos, os empresários do setor e os políticos ficam reféns do povo. Acredita-se que são cedidos GRATUITAMENTE aos políticos, os ônibus que eles arranjam para transportar pessoas para sepultamentos, times de futebol e torcedores para jogos; comitivas para casamentos e aniversários; membros de igrejas para cultos em lugares distantes e cabos eleitorais para comícios. Mas quem paga essa conta?  

Será que esse empréstimo realmente é GRATUITO? E o desgaste do veículo + o dia de trabalho do motorista? Sai do bolso de quem? É bom saber, que essas empresas não fazem filantropia, e, de algum modo, precisam “tirar o prejuízo”! Já a população, sentada sobre o seu próprio cinismo, pratica com força a "PILANTROPIA". Em ambos os lados (votantes e votados), sempre prevalece a lógica do favorzinho. E, não tenha dúvida, as exceções são raríssimas!

Pág. 2 - Big Poetas Brasil

*Zeca Novais

E começa a disputa mais emocionante do País! A casa mais querida dos brasileiros está de volta! O Big Poetas Brasil promete ser mais um recorde de audiência!

Machado de Assis foi o primeiro brother a entrar na casa, e, muito empolgado, prometeu ser a mesma pessoa que é aqui fora dentro do reality show. Mário de Andrade não gostou nada da postura do adversário e já disse que ele já está “jogando”.

Na hora do almoço, enquanto fazia a comida para os outros brothers, Carlos Drummond de Andrade deixou escapar para o colega de quarto Ferreira Gullar que está de olho em Rachel de Queiroz, que por sua vez, já disse estar ali apenas pelo disputado prêmio da publicação de um milhão de livros.

Pelo visto, teremos mais uma emocionante disputa pelo prêmio de um milhão!

Mas o que realmente chamou atenção durante o fim da última tarde foi a discussão entre Álvares de Azevedo e Castro Alves. A briga foi por conta da prova das estalecas. Álvares de Azevedo havia deixado a bexiga de água cair no chão na grande prova por comida e Castro Alves ficou irritado, pois já disse que não está no jogo pra brincadeira. Pedro Bial precisou advertir os brothers, mandando os dois para o quarto branco, onde serão punidos por três dias sendo obrigados a escutar por 72 horas canções de Reestart e Fiuk.

A prova do líder é na semana que vem, mas já tem gente de olho na liderança! Machado de Assis e Manuel Bandeira dizem estar prontos para a prova de resistência e já combinaram que não mandarão o outro para o paredão até o fim do jogo.

Aliás, como tem gente combinando voto nesta edição! Mário Quintana e Guimarães Rosa querem mandar B. Lopes para o paredão. Segundo eles, um poeta de Rio Bonito não merece seguir na disputa. Júlia Cortines ficou bastante irritada com o comentário pejorativo e já disse que está se preparando para a prova da liderança, onde terá que enfrentar seus limites e ganhar a sensacional prova “Campeonato de Par ou Ímpar”! (esta prova genial foi idealizada em parceria com produtores do programa Vídeo Game, da Angélica).

As musas do Big Poetas Brasil estão roubando a cena. Ver Cora Coralina e Clarice Lispector de biquíni fio dental na piscina têm sido um espetáculo a parte. Todos os homens da casa estão de olho, exceto Olavo Bilac, que só tem olhos para Cecília Meirelles, que é a cozinheira da galera.

Após vencer a prova do anjo, João Cabral de Melo Neto deixou claro que irá imunizar Oswald de Andrade. Gregório de Matos não disfarçou a decepção com o amigo e prometeu aliar-se a Vinícius de Moraes para mandar o antigo companheiro para o paredão.

ATENÇÃO!

Acaba de chegar um novo participante ao Big Poetas Brasil! Leir Moraes, poeta de Rio Bonito, empossado recentemente como “Imortal na Academia Fluminense de Letras”, chega com pompa de favorito e ameaça deixar muita gente grande com a pulga atrás da orelha. Vale à pena conferir...

Este é o seu resumo semanal do Big Poetas Brasil. Façam suas apostas e apontem quem será o novo vencedor!

*Zeca Novais é ator e diretor do projeto Lona na Lua

Pág. 3 - Falta de qualificação profissional expõe perversidade política que domina Rio Bonito e região

Flávio Azevedo


Qualificação profissional deve ser a febre do momento, por conta das oportunidades que estão surgindo a reboque do Comperj.
               Emprego, geração de renda, qualificação profissional, petróleo, bons salários, Conleste, desenvolvimento, impactos, independencia financeira, Comperj, entre outros, são termos que passaram a fazer parte do dia-a-dia dos moradores de Rio Bonito e região, a partir do anúncio de que a Petrobras viria para Itaboraí construir o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Inicialmente seriam investidos cerca de US$ 8,4 bilhões no empreendimento. Porém, como a petrolífera decidiu dobrar a estrutura e a capacidade de produção do Comperj, os valores, hoje, já estão na casa dos US$ 20 bilhões.

Por conta do leque de oportunidades que irão surgir, a região do Comperj passou a ser tratada como uma mina de ouro. Se os otimistas apontam vantagens como geração de emprego e renda; bons salários; desenvolvimento; e anunciam a independencia financeira dos moradores da região; os pessimistas e céticos ressaltam que a busca por tudo isso vai elevar ainda mais a desiguldade social e trazer insoluveis e negativos problemas para setores como Meio Ambiente, Saúde, Transporte, Segurança, Habitação, Desenvolvimento Urbano, entre outros.

Pensando nisso, os líderes políticos da região se uniram em consórcio para cobrar dos governos, federal e estadual, investimentos nessa direção. Foi criado, em 2006, o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste). Para não ficar de fora da mídia, os vereadores das cidades do Conleste (Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Tanguá, São Gonçalo, Itaboraí, Cachoeira de Macacu, Magé e Niterói), à época, criaram a União dos Vereadores do Leste Fluminense (Uvleste).

Todavia, seis anos depois, não se vê mudanças significativas na estrutura das cidades do Conleste. No último dia cinco de janeiro, na sede da Escola de Qualificação SoldaMaster, localizada no KM-263 da BR – 101, onde era o antigo salão de festas de Magnus Buffet, a nossa reportagem participou de uma palestra sobre a necessidade da qualificação profissional para se alcançar os empregos gerados pelo Comperj. A SoldaMaster é especializada em treinamento para formação de soldadores, através de cursos, teórico e prático, nos seguintes segmentos: TIG, Eletrodo Revestido, MIG/MAG e Arame Tubular. Concluído o curso, os aprovados recebem certificado de Participação e Qualificação.

Os empregos são muitos

Bancada de aulas práticas para os alunos do curso.
O palestrante foi o diretor da escola, o soldador Og Monteiro, que tem vasta experiência no setor, sendo um dos principais prestadores de serviço das empresas contratadas pela Petrobras para as obras do Comperj. “A nossa empresa também presta serviços de solda, temos credibilidade no mercado e a profissão de soldador é uma das mais procuradas”, disse Monteiro que fez uma revelação preocupante.
– Os empregos no Comperj são muitos, mas a carência de gente qualificada na região é maior. Com isso, muitos profissionais de outros estados estão sendo contratados. O Sindicato da categoria está fiscalizando – ele exige a contratação de profissionais da região –, mas como a carência é grande, ele (sindicato) terá que abrir mão, porque caso não faça isso, a construção do Comperj pode parar – revelou Monteiro.

Bons salários

O diretor da Escola Solda Master, Og Monteiro.
Acompanhado dos seus instrutores, Og Monteiro comentou que “o salário do soldador, dependendo da função, pode chegar a R$ 4 mil”. Ele contou a história de um dos seus ex-alunos.
– Ele (o ex-aluno) chegou aqui dizendo que trabalhava como garçom, fazia atividades freelancer (o popular biscate), tinha uma vida dura, mas em seis meses a realidade dele mudou. Ele chegou aqui no meio do ano passado, se qualificou, e, hoje, ele está empregado numa empresa importante ganhando cerca de R$ 3 mil por mês – revelou.
Durante a palestra, o diretor da escola e os instrutores, comentaram que não sabem por que as cidades da região não estão investindo pesado no setor de qualificação profissional. “Nós teremos obras por lá (Comperj) pelos próximos 20 anos. Começando, hoje, muita gente vai estar perto de se aposentar quando as atividades de mão de obra pesada se encerrar”, assegurou um dos instrutores.

Nota da Redação:

A falta de incentivo político à qualificação profissional dos moradores da região não é simples coincidência. Todos nós conhecemos a indústria do “favorzinho” que existe na porta dos políticos Brasil a fora. Em nossa região não é diferente. O indivíduo, porém, que tem um salário de R$ 3 mil mensais (além de benefícios, como Plano de Saúde, por exemplo), certamente não ficará se humilhando em porta de político pedindo favor, o que representa o fim do “voto de cabresto”.

Para nós do jornal “O TEMPO EM RIO BONITO”, a pessoa que sai de um salário mínimo (R$ 622,00) para ganhar mensalmente, R$ 3 mil, recebe uma espécie de “Carta de Alforria”, porque ela passa a caminhar com as próprias pernas, livra-se do cabresto do “favorzinho” e passa a pensar com o próprio cérebro, o que não é possível acontecer quando se está encabrestado e/ou devendo favor.

Pág. 4 e 5 - 2012 com início traumático e violento em Rio Bonito

Flávio Azevedo

Para nós brasileiros essa é a imagem do Filme 2012 que mais impressiona.
Ao se aproximar o ano de 2012, muito se especulou sobre as antigas profecias dos povos Maias (pré-colombianos) que fizeram previsões sobre o fim do mundo. Segundo eles, isso ocorreria em 21 de dezembro de 2012, por conta de uma série de desastres naturais. Outras correntes já defendem a ideia de que os anos bissextos (com um dia a mais em fevereiro) são marcados por desgraças. Há ainda os supersticiosos que não veem 2012 com bons olhos porque ele terá três sextas-feiras 13 (janeiro, abril e julho).

Marcelina Barreto
Coincidência ou não, o ano começou com uma desgraça atrás da outra em Rio Bonito. No dia sete de janeiro, o suicídio de Marcelina Barreto, 28 anos, moradora do Centro, foi um dos assuntos mais comentados da cidade. Segundo fontes, um suposto rompimento amoroso teria sido a causa do ato.

O caminhão tombou próximo ao Kilomania, em RB.
No dia 13 de janeiro (uma sexta-feira), por volta das 13h, na BR – 101, próximo ao restaurante Kilomania, um caminhão frigorífico, placa KWO – 2410, de Niterói, tombou quando entrava em Rio Bonito. Não houve vítimas, mas o susto foi grande. No dia seguinte (14/01), por volta das 3h, o lanterneiro Fábio Álvares, de 37 anos, mais conhecido como “Matruco”, foi encontrado enforcado na cozinha da sua casa, na Serra do Sambe. O registro foi feito na 119ª DP e está sendo classificado como suicídio.

Também nas primeiras horas do dia 14 de janeiro, um acidente na BR – 101, próximo ao Hospital Colônia Rio Bonito (HCRB), deixou gravemente ferida e estudante Nathália Mota, de 15 anos. Um estouro de pneu seria o motivo do capotamento do veículo. A adolescente teria sido arremessada para fora do carro. Ela faleceu nas primeiras horas do dia 19 de janeiro.

Um tremendo susto, na Av. Castelo Branco, com a queda das estruturas de metal.
Na tarde do dia 15 de janeiro, a forte ventania que atingiu o município e região derrubou a estrutura de metal montada na Av. Castelo Branco (rua dos bancos) para o projeto “Natal Bonito”. Ninguém se feriu.

Luis Fernando Oliveira, 17 anos.
Por volta das 4h da manhã do último dia 21 de janeiro, morreu vítima de um acidente no Centro de Rio Bonito, o adolescente Luis Fernando Oliveira, 17 anos. O carro em que ele estava, junto com outros jovens, colidiu violenta e inexplicavelmente contra um poste em frente a Casas Bahia, na Praça Dr. Astério Alves de Mendonça, no Centro.

Na madrugada seguinte, segundo relatos de integrantes da Defesa Civil de Rio Bonito, um tombo de moto no bairro Bela Vista, deixou gravemente ferido Diego Lourenço, de 20 anos, morador de Boa Esperança, até o fechamento desta edição, ele seguia internado em estado grave no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Por volta das 13h do dia seguinte, 22 de janeiro, o motoboy Carlos Alberto, popularmente conhecido como Galo, caiu de moto na BR – 101, altura da Mangueira, machucou gravemente a perna. Foi operado e passa bem (SIC).


Maria do Carmo morreu no local e Maria de Cássia dias depois no hospital.

Dia 24 de janeiro. Por volta das 7h, as auxiliares de enfermagem Maria do Carmo Silva e Maria de Cássia Santos foram atropeladas por um Honda Civic, placa LOW – 4311, de Magé/RJ. Elas saiam do plantão no HCRB e seguiam de bicicleta em sentido Rio Bonito. Maria do Carmo faleceu no local e Cássia faleceu no último sábado por volta das 15h, no HRDV. No mesmo dia, por volta das 14h, um capotamento na BR – 101, próximo a Polícia Rodoviária Federal feriu sem gravidade duas mulheres (SIC) que viajavam no Fiat Pálio, placa DHO 1241, de Maricá/RJ. Antes de capotar, o carro bateu numa carreta (caçamba) placa LPR 2991, de Bom Jesus/RJ e na mureta de proteção da pista.

O que sobrou do Pálio que capotou próximo ao posto da PRF, no 3º Distrito de RB.
Na volta da cobertura desse acidente, por volta das 16h30min, este repórter dirigindo o Corsa, placa KYV 0822/RB, colidiu com a moto CG, placa KZX 9759/RB, que era pilotada por Geofrance Duarte. O acidente aconteceu na Rua Dr. Mattos, em frente ao Cemitério Central da cidade. Danos apenas para os veículos.

Acidente em que o jornalista Flávio Azevedo se envolveu com uma motocicleta.
Já na última quinta-feira (26), por volta das 15h30min, a noticia foi o engavetamento de veículos na BR – 101, próximo ao Posto Garantia. A colisão entre um caminhão e uma van, que caíram num barranco, teria provocado um engavetamento que envolveu outros quatro veículos. Não houve vítimas, mas a retenção se estendeu por vários quilômetros.  

Ainda tomamos conhecimento da morte de um morador da Serra do Sambê, conhecido como Elinho. Ele teria, segundo pessoas próximas, infartado por conta do uso de drogas. Ele teria problemas cardíacos, seria dependente químico, já teria sido alertado sobre as consequências, “mas infelizmente ele não nos atendeu”, comentou a nossa fonte.

No último dia 23 de janeiro, a nossa reportagem tomou conhecimento (história ainda em apuração) do assassinato de um homem que foi encontrado com o seu órgão genital masculino mutilado. A nossa reportagem segue apurando a história e na próxima edição trará detalhes desse crime bárbaro que chocou vizinhos e pessoas próximas da vítima.

Pág. 6 - O Observador

Mau caratismo

No último sábado (28/01), por volta das 18h, ocorreu o atropelamento de uma criança próximo a Rodoviária, no Centro de Rio Bonito. De acordo com a nossa fonte, a criança voltava do mercado com os seus familiares. O atropelador sequer olhou para o retrovisor. A nossa coluna pergunta: “será que motorista tem parentesco com aquele marginal que atropelou, em 2010, uma aposentada próximo a padaria Rosa de Ouro?”. Outro questionamento: “Qual deveria ser a sentença para esses maus elementos?”.

Trânsito confuso

Recebemos um comentário de uma leitora com o seguinte conteúdo: Moro na Rua Oswaldo Cruz (Rua do CARB), e queria deixar um alerta: essa rua é passagem da ambulância, mas os carros estão estacionando dos dois lados, ficando assim muito complicado o trânsito. Já presenciei várias vezes a ambulância com dificuldades de passar. Vamos ter consciência dos nossos atos. Não precisamos esperar a polícia, a prefeitura, isso ou aquilo, para mudar. Isso pode começar a partir de nós.

Assalto I

A padaria Mister Pão, na Bela Vista, em Rio Bonito, foi assaltada no último sábado (28), por volta das 17h. Segundo fontes, os bandidos eram homens bem apeçoados, trajavam ternos bem cortados e chegaram ao estabelecimento de carro. Concluído o assalto, que não foi uma ação demorada, os marginais sairam calmamente em direção ao Centro da cidade. Os ladrões levaram cerca de R$ 800,00 do caixa.

Assalto II

Esse é o terceiro caso de assalto em menos de uma semana. Na última terça-feira (24), quatro bandidos, entre eles uma mulher, assaltaram, por vota das 16h30min, a joalheria Bela Jóia. A loja fica localizada na Rua Dr. Francisco de Souza (rua do antigo Império da Banha), no Centro de Rio Bonito. Os bandidos entraram, apresentaram as armas e mandaram que as jóias fossem colocadas em mochilas. A ação foi rápida. Feito o assalto, eles seguiram calmamente em direção a Rua XV de Novembro. O prejuízo está calculado em R$ 70 mil. O caso foi registrado na 119ª DP.

Assalto III

Também nessa terça-feira, o Mercado Opção, na Rua Dr. Francisco de Souza, em frente ao Mercado Municipal foi vítima de ladrões. Os bandidos teriam levado R$ 600,00 e mercadorias. Existe a suspeita de que o ladrão tenha entrado no estabelecimento no fim do expediente e se escondido no interior da loja para agir depois do encerramento das atividades do mercado.

Residência e escola

Também durante a última semana, nós tomamos conhecimento que algumas residências teriam sido roubadas. Segundo fontes, uma casa na Rua Lauro Silva Araújo Júnior (continuação da Rua da Conceição), no Centro, foi alvo da ação de bandidos. Outra vítima da ação de ladrões foi a Escola Municipal Jaudet Curi, no bairro Rio Vermelho. Não é a primeira vez que essa escola é vítima de marginais.

Interior pede socorro

Esse é o cenário das localidades interioranas: deserto.
Segundo fontes, nos bairros interioranos de Rio Bonito, o consumo de drogas lícitas e ilícitas se alastra de maneira incontrolável. A falta de opções de lazer e oportunidades trabalho transforma o lugar em terra fértil para as drogas e para a ociosidade. Os episódios de violência são corriqueiros. Nessas localidades, a gravidez tem chegado cada vez mais cedo. Para quem não sabe ler, basta dizer que esses fenômenos sinalizam a existência de um desequilíbrio social que nunca foi atacado na sua essência!

Rio do Ouro

O local tem aspécto de abandono.
Moradores da Rua Valcir Emílio César, localizada no bairro Rio do Ouro pedem obras urgentes. De acordo com uma moradora, o abandono do referido logradouro não é privilégio da atual administração municipal. “Continuamos sem saneamento básico, água, coleta de lixo... E quando chove as coisas pioram. Esgoto pela rua... Não dá nem para sair de casa! O imposto, porém, chega todo ano, certinho... E não é barato! Não aguentamos mais”.

Loteamento Schuller

Moradores do Schuller pedem providências para os alagamentos.
Esse é outro bairro que vem sofrendo. De acordo com os moradores, as estações chuvosas sempre trouxerem problemas, mas não do jeito que está. Depois das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro Administrativo Municipal, “não temos mais a tranquilidade, porque o escoamento da água está obstruído. Ainda segundo uma moradora, “por varias vezes entramos em contato com os órgãos responsáveis, mas não fomos atendidos. Precisamos de ajuda”, comentam os moradores.

Círculo vicioso I

Dia desses no Facebook, alguém agradecia a Deus a chegada de 2012. Segundo ele, “esse é o ano que finalmente Mandiocão vai sair da Prefeitura para nunca mais voltar”. Analisando essa declaração, nós podemos concluir que a passionalidade do cidadão é digna de um estudo cientifico, porque em 2004, nós vimos Dr. Anselmo, então candidato da ex-prefeita Solange Almeida, perder a eleição com argumentos semelhantes aos que ouvimos. “A cidade está largada!”, “o funcionalismo está insatisfeito”, “Rio Bonito precisava de uma gestão progressista”; entre outras falácias!

Circulo vicioso III

Oito anos depois, aquela senhora que, segundo os que votaram contra, saiu para nunca mais voltar, é a favorita nas eleições desse ano. Então amigos, não afirmem com tanta certeza que o criticado Mandiocão nunca mais vai voltar. Não ficaríamos surpresos, se nas próximas eleições (2016 e 2020), ele aparecer como favorito na disputa pela Prefeitura de Rio Bonito. Achamos que a CEDAE deveria diluir Gardenal e Rivotril (medicamentos psiquiátricos) na água que abastece a cidade. Se 50% dos riobonitenses são esquizofrênicos, os outros 50% têm Transtorno Bipolar!

Reavivamento

Meses atrás, nós acompanhamos um brilhante texto do Padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que falava sobre a importância do Reavivamento. O sacerdote falava sobre a vida espiritual de cada um, mas acreditamos que esse Reavivamento deve transcender esse plano. Essa coluna defende “Reavivamento” também para concepções políticas, sociais, enfim... A nossa vida como um todo.

Preocupação I

Todas as vezes que se conversa com as pessoas sobre os problemas políticos, sociais e econômicos que atingem Rio Bonito, encontramos muita gente preocupada. Mas por incrível que pareça, o problema é exatamente esse. Todo mundo está pré-ocupado, mas poucos estão ocupados. Às vezes, a pré-ocupação não permite que a pessoa arregace as mangas e se ocupe de verdade em transformar a sociedade. Chamamos isso de “Fenômeno Criança Esperança”, programa de TV que a pessoa ajuda sem sair do sofá (faz doações por telefone).

Preocupação II

O problema é que não é possível resolver tudo pelo telefone ou através de reclamações nas redes sociais. É preciso ir a campo! Um exemplo determinante é a “Primavera Árabe”, que derrubou ditaduras de meio século no Oriente Médio. A mobilização nasceu nas redes sociais, mas terminou nas praças e ruas. Estaríamos dispostos a copiar esse exemplo? Ou ainda temos medo de nos indispor contra aquilo que sabemos estar errado?

Retrato político

Está chegando o tempo das moscas. Estamos falando daquelas pessoas que giram em torno do poder, os famosos puxa-sacos que estão na oposição e na situação. Nas cidades menores, esses personagens (contra e a favor) nutrem pelo político da sua preferência uma paixão ensandecida. Quando falam sobre o seu preferido, eles parecem estar torcendo pelo time do coração ou pela escola de samba do seu gosto. Acreditamos que isso é péssimo para a democracia, porque essas pessoas transformam a crítica equilibrada em “coisa de oposição”, e o elogio merecido em bajulação.

CEDAE

A Companhia Estadual de Águas e Esgostos (CEDAE) continua aprontando! Na serra do Sambê, segundo um dos nossos leitores, a tubulação da referida estatal, que passa por dentro do sítio de propriedade da sua família, rompeu. “O desperdício de água está acontecendo em grandes proporções”. Ainda de acordo com ele, “a manutenção da tubulação não existe e a água está literalmente indo pelo ralo”. Enquanto isso, em vários bairros da cidade, como Monteiro Lobato, Mangueirinha, Cidadade Nova e até na Serra do Sambê, o produto está em falta! Alô CEDAE!

Qualificação profissional

Muito se fala a respeito do combate as drogas e dos diminutos incentivos à Cultura e ao Esporte. Entretanto, também são insignificantes as iniciativas à Qualificação Profissional (que daria dignidade através de trabalho e geração de renda. Aliás, as poucas iniciativas que existem ainda são muito tímidas. A persistir esse cenário, as vagas de emprego que nos sobrarão no Comperj serão vender cachorro quente, cocada, hambúrguer, salgado e suco, na porta do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj)!

No fechamento dessa edição...

... Soubemos de duas coisas interessantes. Primeiro, que está instaurada a guerra entre a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A rusga está, inclusive, prejudicando a construção da Casa da Criança. O segundo fato é que a Ampla, na manhã de ontem (30/01), cortou o fornecimento de energia de vários prédios da Prefeitura. Motivo: inadimplência. “Bota na conta do Abreu!”.

Pág. 7 - Rio Bonito ganha nova escola

Denilson Santos

A nova escola foi construída na entrada da Caixa D'Água, no antigo Barracão da Secretaria de Obras.
O ano letivo de 2012, em Rio Bonito, começa com uma nova escola municipal. A unidade de ensino foi erguida na Avenida Santo Dumont, no Centro, no mesmo local onde funcionava o antigo galpão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), popularmente chamado de “Barracão”. De acordo com o prefeito José Luiz Alves Antunes, que visitou a unidade ao lado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Eleilton Figueiredo, e da secretária de Educação, Ana Maria Figueiredo, a unidade será entregue a comunidade nos próximos dias.

Foram gastos cerca de R$ 1,5 milhão na primeira fase da obra, com a construção de 15 salas de aulas, além de toda infraestrutura como banheiros, sala da secretaria, refeitório, biblioteca, sala de informática, e acessos para deficientes, como rampa com piso especial e corrimão em dois níveis, entre outros. O prefeito informou que a intenção da Prefeitura de Rio Bonito, numa segunda fase, é construir mais 30 salas de aulas, num total de 45, que funcionarão nos quatros blocos do prédio. “Estamos construindo um prédio moderno e com toda infraestrutura para abrigar os alunos e profissionais de ensino. A estrutura foi calculada para suportar um prédio de quatro andares”, explica o prefeito.

A secretária de Educação afirmou que das 900 vagas que foram oferecidas, cerca de 600 já foram preenchidas, principalmente por alunos de escolas Paulo Pfeil e Barãozinho, localizadas no Centro da cidade. As vagas são para alunos de Educação Infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental. “Começaremos com 15 salas, mas a escola foi projetada para funcionar com 45 salas. Já temos um projeto para aproveitar o horário noturno e oferecer ensino para jovens e adultos, além de, futuramente, abrigar um pólo universitário. Estamos finalizando os últimos detalhes para fazermos a entrega do prédio à população”, garante a secretária de Educação, Ana Maria Figueiredo.

Pág. 7 - Município investe em Fisioterapia domiciliar

Denilson Santos

A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, criou mais um serviço para facilitar a recuperação de pacientes que precisam de Fisioterapia. O Projeto Fisioterapia Domiciliar é um serviço que já está em funcionamento, oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico em clínicas, hospitais e ambulatórios de saúde, seja por motivos de transporte adequado ou condições físicas. Com esse novo serviço o fisioterapeuta atende, trata e reabilita o paciente na sua própria casa e de acordo com suas necessidades, distúrbios neurológicos, ortopéticos e respiratórios.

Segundo a Coordenadora do Projeto Fisioterapia Familiar, Roberta Frias Demier, a intenção é reabilitar os pacientes na sua própria casa. Ela afirmou que os objetivos básicos são os de melhorar a qualidade de vida destes pacientes; orientar familiares quanto aos cuidados paliativos; normalizar tônus muscular; desenvolver as capacidades sensórias, motoras de lateralidade, direção, imagem corporal e equilíbrio, além de inibir os padrões anormais de postura e estimular os normais, desenvolver a marcha e estimular a autoconfiança e auto-estima dos pacientes, entre outros.

Esse tratamento domiciliar é indicado a pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, que estejam restritos ao leito, com sequelas neurológicas (AVC, Parkinson, Traumatismo Raquio-Medular (TRM), Alzheimer), sequelas pulmonares, como DPOC, Pneumonia ou sequela traumato-ortopédicas (fratura de fêmur, doenças agudas e crônicas do sistema músculo esquelético).

Os interessados em agendar ou obter mais informações sobre o atendimento, podem comparecer na Sala da Coordenação da Estratégia Saúde da Família, localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 109, no Centro, ou entrar em contato pelo telefone: (21) 27340716 e falar com a fisioterapeuta Andressa Moraes de Melo Alves.

Pág. 8 - Cerâmica Marajó projeta 2012 de conquistas e realização de novos projetos

Flávio Azevedo

O treinador Júlio César Freitas (Cabeça) e o empresário Rodolfo Siqueira Nunes (D).
Depois de conquistar no primeiro semestre de 2011, o Campeonato Carioca de Futsal Feminino Adulto; e manter o título de campeão do Circuito Municipal de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Bonito (modalidade feminina), o principal investidor da equipe, o empresário Rodolfo Siqueira Nunes, faz um balanço positivo de 2011 e anuncia projetos ambiciosos para o futuro. “O nosso foco principal é social e a cidade de Tanguá; e o bairro da Praça Cruzeiro, em Rio Bonito, são os lugares que nós elegemos para receber o nosso projeto”, revelou o empresário, destacando que está em busca de um parceiro.

A equipe da Cerâmica Marajó treina na quadra localizada diante da Paróquia São João Batista, da Praça Cruzeiro, mas, de acordo com o treinador Júlio César Freitas, o Cabeça, o local aberto e sem cobertura não é ideal.
– Em Rio Bonito, estamos procurando um parceiro para esse projeto. Vamos conversar com o Esporte Clube Fluminense, com o Rio Bonito Atlético Clube (RBAC), talvez, um colégio... Para a modalidade feminina, estamos pretendendo fazer uma escola para disputar o Circuito de Futsal da Indústria e Comércio, que conta com poucos times na competição. Já no masculino, a nossa pretensão é trabalhar apenas com as categorias “fraudinha” e “pré-mirim” – afirma Rodolfo.

O empresário reclama, porém, que em Tanguá não existe a oferta de ginásios cobertos como acontece em Rio Bonito. “Nós precisamos de um mínimo de estrutura para a equipe de trabalho que eu estarei disponibilizando”. Rodolfo conta que tem grande paixão pela Praça Cruzeiro. “Ao longo do tempo, o time da Cerâmica Marajó e moradores da Praça Cruzeiro criaram uma ligação e não tem mais como ficar longe dessa torcida”.

Para Rodolfo, Esporte e Cultura são os únicos caminhos possíveis para se combater a ociosidade e o ingresso dos jovens na criminalidade. “Não fazer esses investimentos significa expor os nossos jovens e adolescentes aos problemas sociais que atinge o país”.

Balanço do ano

As campeãs cariocas de 2011, título conquiistado no 1º semestre.
Sobre a conquista do Campeonato Carioca de Futsal Feminino Adulto, o empresário comentou que foi uma conquista muito importante, mas prefere ser campeão do Circuito Municipal de Futsal da Indústria e Comércio, com as meninas de Rio Bonito.
– O outro campeonato parece ter importância maior, mas usamos atletas de fora. Acredito que o torcedor também tenha essa opinião, porque ele lota o ginásio para assistir a competição local e não prestigia o Carioca. É um show das famílias nas arquibancadas e eu valorizo bastante essa presença – pondera.

Ainda sobre o inédito título Carioca, de maneira descontraída, Rodolfo comenta que “o burro passou selado e nós montamos”. Ele ressalta a importância da parceria com o RBAC; a base que havia sido campeã do Circuito Municipal de Futsal da Indústria e Comércio em 2010; e as contratações feitas por Cabeça. “Nós entramos na festa como penetras e acabamos comendo o bolo”, graceja.

Sobre a má campanha no segundo semestre, quando o Rio Bonito/Marajó disputou o Campeonato Estadual de Futsal Feminino Adulto, o empresário foi incisivo: “Os adversários até nos deixaram de lado, mas fomos claramente prejudicados pela arbitragem. Por diversas vezes nós pensamos em abandonar competição. Stela, a estrela da companhia, foi visivelmente perseguida. Acredito que involuntariamente, mas a perseguição aconteceu”.

Em times grandes, segundo o empresário, resultados negativos fazem os profissionais perder emprego e a arbitragem que não apitar direito também tem problemas. “Mas as equipes do interior não tem prestígio e sempre são preteridas”. Já o treinador Cabeça, comentou que no primeiro semestre a equipe estava mais focada.
– No segundo semestre, além de contusões, nos tivemos Karen na seleção e várias jogadoras disputando competições paralelas. Isso tirou o foco do time. Na verdade, o Campeonato Estadual era mais fácil do que o Carioca, mas a preparação física da nossa equipe por motivos que eu já comentei também não estava boa – analisa.

Confusões precisam acabar

No segundo semestre as meninas da Marajó mantiveram a hegemonia no Futsal do Indústria e Comércio.
Sobre o futebol masculino, Rodolfo critica as confusões e brigas que se tornaram corriqueiras nas competições de Rio Bonito. “Uma sugestão que eu dou é que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer organize uma competição de MMA e convide os nossos jogadores de futebol para lutar. Eles certamente farão bonito”, ironiza o empresário, destacando que isso tem que mudar. “O problema é que o garoto faz quinze anos e logo aparece com cigarro na boca, garrafa de cerveja na mão e querendo arranjar briga com os outros”, alerta.

Ainda sobre as brigas, o empresário comenta que isso tem afastado ele dos estádios e dos ginásios, mas afirma que “boa parte das pessoas comparece para ver qual será a nova confusão. “Eu não quero o nome da minha empresa associado a esse tipo de situação. Ano passado, até no futebol feminino teve briga. Não gostei, mas depois eu soube que não partiu das nossas meninas. Mas eu já deixei claro: “se acontecer brigas com o nosso grupo, eu retiro o apoio e o patrocínio da empresa”, garantiu.