domingo, 8 de abril de 2012

Silva Jardim ganhará nova escola no lugar, no Centro

Evaldo Nascimento

Operários estão em atividades acelaradas para que a escola esteja pronto com rapidez.  
Já foi iniciada no terreno da antiga unidade escolar recentemente demolida a construção da nova escola municipalizada “Patinho Feio”, na esquina entre as Ruas Padre Ávila e Silva Jardim, no Centro da cidade. De acordo com o Secretário municipal de Obras, José Américo Espíndola, a obra, feita com recursos próprios, está orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, e contará com 10 salas de aulas, entre outras dependências, com prazo de entrega previsto para nove meses. Terá 942,70 metros quadrados de área edificada, num espaço total de 1.407,83 m2. A unidade é construída tendo em vista as deficiências na conservação e na possibilidade de absorção de alunos da antiga, por exemplo. Ela terá capacidade para cerca de 300 estudantes da Educação Infantil por turno.

De acordo com o projeto, o novo imóvel terá dois blocos de banheiros, além de sanitários para portadores de deficiência locomotora, uma sala multiuso (artes, música, etc.), biblioteca (35,40 m2) e sala de informática (25 m2). A parte administrativa contará com uma secretaria, diretoria, arquivo, sala de professores e local para a guarda de material didático, equipado também com dois banheiros de atendimento exclusivo para ela.

Na parte alimentar, o projeto prevê um refeitório (49,45 m2), cozinha acoplada (21,89 m2), despensa e depósito de utensílios, assim como área de serviços. Para permitir uma ampla interligação entre as crianças, prevê um pátio aberto, provido de playground (42,84 m2) em pátio coberto (98,54 m2), também com instalações sanitárias. As salas de aulas terão em média 31 m2.

Na “Justificativa” para a obra a Municipalidade enfatiza a “necessidade de buscar novas oportunidades de oferecer à população maior número de vagas para o Ensino Infantil e a facilidade de acesso e a demanda, com um local de fácil chegada e central, para atender aos moradores dos diversos bairros”. Ela terá salas específicas a fim de permitir uma melhor aprendizagem e conforto para os alunos. Diz ainda que “as condições físicas de conservação do antigo imóvel se deteriorou muito através dos anos, sobretudo considerando o processo construtivo do mesmo”. A antiga unidade era feita em placas de concreto pré-fabricadas e existia há mais de 50 anos.

No momento, a obra está em fase de marcação de gabarito. Ela deverá absorver a mão-de-obra de cerca de 70 trabalhadores, a maioria deles arregimentados no próprio município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário