terça-feira, 24 de abril de 2012

Pág. 6 - O Observador

Alienação?

Conversando com servidores municipais de Rio Bonito, muitos deles, indignados, comparavam as atrações artísticas contratadas pela Prefeitura de Silva Jardim (pelos festejos dos seus 171 anos) com as contratações feitas pela Prefeitura de Rio Bonito (que completa 166 anos). O curioso é que em nenhum momento nós vimos esses servidores compararem os salários pagos por Silva Jardim com o que é pago por Rio Bonito, que também é inferior!

Trânsito

Já há alguns anos nós estamos dizendo que com iniciativa e boa vontade é possível mudar muito do que precisa ser transformado em nossa cidade. A volta da tranquilidade na Rua D. José Pereira Alves deixa claro que nós tínhamos razão! Os cones são colocados de um lado, e, um guarda, como poderia acontecer em outros pontos, fica atento aos engraçadinhos que pensam serem os cones limitadores de vagas do estacionamento! 

Existe interesse?

Por que será que em todos os tempos, a Prefeitura nunca demonstrou interesse em resolver essa questão? O amigo leitor já viu o prefeito e os vereadores debruçados sobre esse tema? Qual a opinião da Engenharia de Tráfego da Prefeitura? Ué, não tem? Então não existe um estudo sobre o volume de carros em nossa cidade? A Carga e Descarga, por exemplo, existe alguma regulamentação para isso? Não? Mas por que ainda não foi criado? Desinteresse ou incompetência?

Reflexão

Os problemas de Rio Bonito e região são debatidos pelas mídias locais, nos balcões de botequim, nos site de relacionamentos; e inúmeras ideias – algumas muito boas – sempre aparecem. Bem, se nós fazemos isso voluntariamente, porque aqueles que são eleitos e pagos para isso não o fazem?

Melhoria

O Parque da Caixa D’Água, que recentemente teve a sua administração remanejada da Secretaria de Meio Ambiente (Carmem Mota) para o Desenvolvimento Urbano (Isaías Class) está mais apresentável. Até a polícia apareceu e espantou os comerciantes do setor de entorpecentes que atuavam por lá. O Parque, porém, continua precisando de investimentos. Dica: por que não entregar o local a iniciativa privada?

Turismo

Esse é um setor de alta rentabilidade, mas que inexiste em Rio Bonito. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pela Petrobras, revelou que por conta da grande área verde e dos seus mananciais, Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu são cidades onde os investimentos em Turismo teriam 80% de chances de se consolidar. Mas... Existe incentivo?

Velocidade I

Os pequenos acidentes envolvendo os ônibus das empresas locais chamam atenção. Experientes motoristas apontam a política de contratação dos tais “Motoristas Júnior” como um dos motivos. Apuramos a questão e descobrimos que as empresas não estão nem um pouco preocupadas em dar oportunidade aos novos profissionais. A ideia é economizar, porque o “motorista Júnior” é um profissional mais barato.

Velocidade II

Quanto aos motoristas de automóveis, existe um ditado que diz: “a pressa é inimiga da perfeição”. Sendo assim, vale destacar que nós estamos dirigindo com muita pressa dentro da cidade... A nossa gentileza é zero, a nossa Educação é nenhuma, e o tão sonhado bom senso, bem... Se é que ele existe, nunca saiu do porta-luvas!

Estão a pé

Os conselheiros tutelares de Rio Bonito estão a pé. O Renault Sandero que teria sido comprado para atender o órgão foi mandado para a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo. Tudo por conta do entrevero entre Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDACA), que não se entenderam sobre quem deveria efetuar o pagamento do carro. Segundo a nossa fonte, a Prefeitura quitou a dívida e mandou o veículo para a referida secretaria.

Estamos a pé

Na entrevista publicada na última edição de “O TEMPO”, os conselheiros informaram que os recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) seriam gastos na compra do veículo e na construção da Casa da Criança. Além do impasse em relação ao carro, o desentendimento entre Prefeitura e CMDCA também estaria atrapalhando a conclusão das obras da Casa da Criança. O destino do Renault Sandero nós já sabemos, mas e a Casa da Criança? Será dada a alguém? É... Estamos a pé e morando longe!

Política

Podemos comparar 99% dos nossos políticos a TVs preto e branco valvuladas (ultrapassadas e boas apenas para sucata!). Mas existem as TVs de plasma, que representam o novo e o moderno. Entretanto, muitos eleitores e toda aquela gente que vive à custa do poder insistem em continuar no preto e branco! Gente que se habituou aos aparelhos que oferecem imagem TURVA E SEM TRANSPARÊNCIA!

Ampla

A reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), marcada para o dia 9 de abril no Parque Andréa, não aconteceu por falta de energia elétrica. De acordo com moradores do bairro, se depender da Ampla, no 2º Distrito, LAMPARINAS, LAMPIÕES e VELAS serão, como no passado, utensílios domésticos de primeira necessidade!

Campanha

Muita gente diz que a disputa eleitoral ainda não decolou. Por que será? A resposta é simples! O dinheiro está sendo guardado para a reta final (os três últimos meses). Sendo assim, os bobos da corte que fazem graça por serem remunerado$ estão esperando a chuva de milhões. Quem pagar mais leva os serviços e, talvez, o voto! Essa é a realidade da maior parte dos eleitores do nosso país!

Empreendedorismo

Rio Bonito é uma cidade que não tem cinema, nem teatro. Sendo assim, um cidadão de espírito empreendedor decidiu abrir na localidade da Colina da Primavera, uma casa que oferece entretenimento e excelente prestação de serviços. Em tempos de Vasco da Gama em alta, tem riobonitense sendo apelidado de Juninho Pernambucano, atleta que também é chamado de “Reizinho da Colina”.

São Geraldo

No último sábado (21/04), por volta das 19h40min, um cidadão telefona para o nosso editor e comenta que a empresa São Geraldo retirou, sem nenhum aviso prévio, o último ônibus que faria a linha de Rio Seco (19h). “Alegam que hoje é feriado, mas o comércio funcionou e o povo do interior veio para cidade”. Passados cerca de 10min, o nosso editor recebe outra ligação. Era a mesma pessoa. “Durante o meu primeiro telefonema, alguém da empresa ouviu a minha conversa com você e o ônibus já está vindo aí. Muito obrigado!”. O carro saiu às 20h, mas o povo não ficou sem condução. Viva a imprensa!

Sinsmurb e SEPE

O Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Sinsmurb) e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) são apontados pela própria categoria como instituições fracas e desacreditadas. Os servidores esquecem que qualquer orgão representativo é o espelho dos seus representados. Sendo assim, vamos ter cuidado ao criticar o Sinsmurb e o SEPE, porque eles simplesmente refletem a postura da categoria que representam.

Saúde

Diante de tantas críticas mal formuladas (nem todas) sobre a Saúde de Rio Bonito, quando será que a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde virão a público, sem rodeios, esclarecer essa questão? As faltas de médico são constantes, sabemos que os profissionais não estão disponíveis, também temos conhecimento que boa parte deles não quer trabalhar nos fins de semana e feriados prolongados, mas e aí? Que tal fazer um debate sobre isso? Medo da categoria? Achamos mais prudente temer os pacientes mal atendidos e suas famílias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário