quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pág. 1 - CESSÃO DE ÁGUA DE RIO BONITO PARA CEDAE AINDA É POLÊMICA

Flávio Azevedo

Em Cachoeira dos Bagres, o volume de água diminuiu mais que 50% em 30 anos. Moradores acreditam que vai faltar água num futuro próximo
A cessão das águas de Rio Bonito para a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), assunto tratado na edição 17 de “O TEMPO EM RIO BONITO”, ainda gera polêmica e preocupação em parte da população. Além dos riobonitenses que acusam a CEDAE de cuidar apenas da água e nunca do esgoto, outros moradores apontam novos motivos para que o assunto seja debatido com muito critério por parte das autoridades estaduais e municipais.

Na tarde da última terça-feira, a nossa reportagem visitou a localidade de Cachoeira dos Bagres, onde a água, segundo moradores, está desaparecendo. No sítio do empresário e produtor rural, Anderson Tinoco, a cachoeira que corta a propriedade diminuiu mais de 50%. “Eu lembro que quando eu era criança, a minha mãe não deixava eu me aproximar da cachoeira, porque ela tinha medo que eu me afogasse. Hoje, eu estou com 39 anos, e a cachoeira não é nem sombra do que foi no passado”, comenta o empresário.
– Eu não acredito que Rio Bonito tenha condições de fornecer água para Tanguá e para o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Quem mora no perímetro urbano, não percebe a diminuição das águas; mas nós que moramos na Zona Rural percebemos que os mananciais estão desaparecendo. Caso a nossa água seja levada para municípios vizinhos, um futuro sombrio nos aguarda – alerta o empresário.

O desmatamento e a escassez de chuvas são apontados por Anderson como motivos para a diminuição das águas. De acordo com ele, em Cachoeira dos Bagres as ruas eram sempre enlameadas, porque as chuvas eram constantes. “O carro do meu pai, além do pneu lameiro, tinha correntes nas rodas para que pudéssemos chegar ao Centro de Rio Bonito. Chovia constantemente e em grandes quantidades. Hoje a realidade é outra. Num futuro muito próximo, a nossa água não vai abastecer nem Rio Bonito”, prevê.

Para nós do grupo de mídias “O TEMPO EM RIO BONITO”, esse cenário apresentado pelo empresário, aliado a falta de atenção ao homem do campo, contribui para o êxodo rural e para o inchaço dos grandes centros. Além disso, acreditamos que a necessidade de fornecer água para os centros urbanos e a flagrante diminuição dos mananciais deveria nortear as políticas de estado, que são bem diferentes das políticas de governo.

Pág. 2 - Editorial - Edição 19 (Outubro de 2011)

O novo estacionamento é na Praça Fonseca Portela.
A insuficiência de vagas para estacionar, e a distância do estacionamento que foi construído as margens da estrada de ferro, fizeram um motorista riobonitense criar uma nova área de estacionamento no Centro da cidade. É isso mesmo que você está vendo! O carro foi estacionado na calçada da Praça Fonseca Portela, em frente ao Correio.

Antes que o amigo leitor comesse a acusar os políticos e demais autoridades, vale destacar que esse veículo não é de propriedade do prefeito José Luiz Antunes, do vice-prefeito Matheus Neto, da deputada federal Solange Almeida ou do deputado estadual Marcos Abrahão. O carro também não pertence a nenhum vereador ou secretário municipal.

Na verdade, esse carro é de um morador de Rio Bonito. Uma pessoa comum, um trabalhador como você e eu! Esse motorista, certamente será criticado, chamado de “abusado”, mas ele repete um hábito de todos nós: não vemos problemas nas pequenas infrações, sobretudo quando nós somos os infratores. Afinal, qual o problema de ir ali rapidinho fazer uma coisinha à toa?

Nós concordamos que a desordem no Trânsito é um problema nacional, mas a impressão que temos é que, em Rio Bonito, nós somos mais “espaçosos” e um pouco mais “inconsequentes”. Mudar essa realidade é um desafio que deve começar com cada um de nós!

Pág. 2 - Você é um tolo...

... E sabe por quê? Porque eu sempre consigo te tapear. Meu nome é SISTEMA, e por mais capitalista que EU seja não consigo nem de longe ser vendido como você, Senhor Cidadão Pseudoaristocrata. EU não fiz nada por você durante todo esse tempo, mas acaba de chegar a hora da lavagem cerebral! A cada quatro anos faço isso com a sua cabeça, “explicando pra te confundir, confundindo pra te esclarecer”. Confesso que acho até divertido.

Aproveito-me de tudo o que deveria ser um direito seu. Sugo a sua saúde, te obrigando a enfrentar filas para tomar uma injeção, esqueço os idosos que estão na Casa São Vicente de Paulo e não encaminho nenhum centavo pra lá, e ignoro a Educação de seus filhos, que não aprendem a escrever como eu.

Porque EU SEI ESCREVER! Está tudo escrito nas minhas regras, nas entrelinhas de minhas LEIS. Sou o SISTEMA, não jogo pra perder. Quando menos esperar, aqui estou novamente, como um Vampiro, sugando tua paz, tua verdade e tua fé.

Você reclama de mim porque te faço sofrer, mas no fim, sempre se acomoda. Você, Cidadão Pseudoaristocrata, é como mulher de malandro, gosta de apanhar, gosta de sofrer. Digo isso, porque a cada quatro anos faço a mesma festa e você sempre cai. E como tolo que é, você me abraça, me beija, agita minhas bandeiras e fala de mim pelos cantos da cidade, me defendendo como seu eu fosse um time de futebol.

Vejo você como um porco de boca aberta, lindo, mordendo uma maçã. O teu fim é sempre o mesmo, sendo servido de bandeja, assado, alimentando a minha fome. Fome de gente como você, biodegradável. EU sou o SISTEMA. Não sou mau, sou o seu retrato. Não sou injusto, sou tua xérox.

E a minha farra está só começando. Ano que vem tem muito mais. EU vou inaugurar escolas e postos de saúde, vou asfaltar sua rua, pegar seu filho no colo, te ajudar na compra do mês, pagar o IPVA do seu carro, o IPTU da sua casa, farei festas para sua cidade, ajudarei os artistas locais, doarei mais dois ônibus pra te levar pra faculdade, e pagarei os estudos da sua filha que sonha ser Professora.

EU sou o SISTEMA. Têm certeza que não vai me ajudar nessa? Conto com você, meu AMIGO!

*Zeca Novais é ator e idealizador do Projeto "Lona na Lua"

Pág. 3 - Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” recebe deputado Marcos Abrahão

Flávio Azevedo

O deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B) prega a união da classe política.
Com o objetivo de ouvir o deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B) sobre inúmeros assuntos relacionados ao seu mandato e a sociedade em geral, o programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, da Rádio Sambê FM (98,7), recebeu o parlamentar para uma entrevista de duas horas. O programa foi ao ar no último dia 9 de outubro. Exercendo o seu 3º mandato, Abrahão também falou de política (estadual e municipal), disse que é pré-candidato à Prefeitura de Rio Bonito e confirmou que o seu filho mais velho, Marcos Abrahão Filho, vai concorrer à Prefeitura de Tanguá.

Questionado sobre a violência que tem crescido no município e região, o parlamentar elogiou a política de segurança do governado do estado, mas reconheceu que por conta das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP), os marginais das favelas cariocas estão migrando para outras regiões do estado. “A constante troca de comando nas polícias, Civil e Militar, também é outro problema que precisa ser repensado pelo governo”, disse.

Usando o slogan do Rio Bonito Atlético Clube, “somos todos Rio Bonito”, o deputado pregou a união dos políticos e da sociedade. Abrahão relembrou também, que na reunião do dia 21 de junho, no Esporte Clube Fluminense, que tratou da Segurança, ele foi mal interpretado quando falou da “hipocrisia” da sociedade. “Nós não podemos pedir uma coisa e agir de outra forma. Naquela noite, 70% das pessoas que estavam ali, em algum momento já me ligaram reclamando da blitz e da apreensão de motos. Mas o que elas querem?”, comentou.

Falando sobre Saúde, Abrahão elogiou o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) – ressaltando a competência administrativa dos seus diretores – destacou a criação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que contou com a “competência da secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, que tem tido uma participação importante no cenário da Saúde em nosso município”.

Ociosidade

No do dia 5 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião com a presença de autoridades e diretores de escolas (públicas e privadas), de Rio Bonito, discutiu a formação de uma comissão para coibir a presença ociosa de menores nas praças e logradouros públicos do município. O encontro aconteceu por iniciativa do Ministério Público (MP), em resposta a uma carta do padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que denunciou a presença de jovens usando drogas e até fazendo sexo na Praça Fonseca Portela.

Perguntado sobre o assunto, Marcos Abrahão disse que opinar sobre esses fatos não é fácil “porque eu acabo sendo mal interpretado”. O parlamentar, porém, questionou a atuação das igrejas e entidades religiosas nesse processo. “Na verdade, todos estão fazendo igrejas, mas o que estão fazendo por essas crianças? Quando eu era pequeno havia umas senhoras da Igreja Católica que visitavam as famílias. Elas davam aconselhamentos, levavam a palavra de Deus, e eu não vejo mais isso em lugar nenhum. A Igreja Batista também tinha esse trabalho! Eu estou falando do que eu via e não vejo mais”, apontou.

Política

Sobre política, Marcos Abrahão disse que é pré-candidato à Prefeitura de Rio Bonito e confirmou que o seu filho mais velho, Marcos Abrahão Filho, vai concorrer à Prefeitura de Tanguá. Sobre a sua entrada no PSD (partido fundado recentemente), o parlamentar admitiu que a nova sigla está na sua base de partidos, “mas eu vou concorrer a Prefeitura de Rio Bonito pelo PT do B”.

Questionado sobre a atuação dos vereadores e os problemas internos do Legislativo Municipal, inclusive quanto ao seu palpite referente ao percentual de renovação da Casa, o deputado foi diplomático. Ele disse que todos os vereadores são seus amigos, ressaltou que “as confusões que ocorreram entre eles prejudicou a imagem do parlamento municipal, mas tenho certeza que a população saberá votar. Pelo que eu ouço nas ruas a renovação será grande”.

Outros temas

Durante a entrevista, o deputado disse que os políticos precisam estar mais perto da população. Com discurso conciliador, ele fez um apelo ao vice-prefeito Matheus Neto, para que o Green Valley seja asfaltado. “Matheus sempre me atende, é uma pessoa bem operacional, mas vamos asfaltar o Green Valley, porque o asfalto está liberado”. Na ocasião, o parlamentar também pediu a conclusão das obras das Casas Populares e dos prédios, no Green Park, para atender os desabrigados.

Quanto a concessão das águas de Rio Bonito para a Cedae, o deputado disse que “como prefeito de Rio Bonito, eu defenderia a municipalização da água, que também deveria ser barateada, porque é muito cara”. Já como deputado estadual, que faz parte da base do governador Sérgio Cabral, ele diz que vota pela concessão.

Algumas correntes defendem a saída do Detran, da Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, no Centro de Rio Bonito, para outro lugar,  por entenderem que ali o órgão contribui para tornar ainda mais caótico o Trânsito da cidade. “Estamos esperando a cessão de um espaço naquele trecho próximo ao Green Valley, onde será erguido o novo Fórum de Rio Bonito, para levarmos o Detran para lá também”, concluiu.

Pág. 4 - Humberto Belgues em defesa do servidor municipal

O vereador Humberto Belgues quer melhorias para o servidor
Depois de fazer um Requerimento onde pede que todos os servidores municipais, sejam eles efetivos, contratados ou comissionados, recebam “Abono Salarial”, não inferior a um salário mínimo – o benefício deve ser pago pela Prefeitura Municipal junto com o 13º – o vereador Humberto Belgues disse na última semana que o bem estar do servidor público municipal está entre as suas prioridades de trabalho. De acordo com ele, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), “está pronto e ainda não foi mandado para a Câmara”; e o Estatuto do Servidor, “que já está praticamente pronto”, terão a sua atenção especial.
 – Há muito tempo que o servidor municipal precisa ser valorizado e defendido. Eles são muito cobrados, mas muitas vezes nós esquecemos que eles estão sendo pessimamente remunerados. Se alguns não demonstram disposição para trabalhar, o que geralmente é usado como argumento para que o servidor não seja valorizado, essa não é a realidade da maioria – disse o parlamentar.

Ainda segundo Humberto, outro argumento utilizado pelas prefeituras para não dar os devidos reajustes ao funcionalismo é a Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa em 54% da receita corrente líquida do município, os gastos com folha de pagamento. “Entretanto, é nessas horas que se conhece o bom administrador e as boas equipes de trabalho. Administrar com dinheiro em caixa não é difícil. Por isso, eu defendo a ideia de que os bons administradores são aqueles que conseguem realizar sem recursos”, disse o vereador que não vê dificuldade na implantação do PCCR.

Algumas correntes, inclusive dentro da administração pública municipal, têm o entendimento de que não é possível implantar o PCCR, porque seria decretar a falência do município, ideia que é rechaçada pelo parlamentar. “Essa dificuldade apontada por alguns só pode ser identificada de uma maneira: falta de vontade política. Na verdade, o que precisa acontecer é um debate mais amplo sobre o assunto. Falta sentar para discutir e pensar as possibilidades. É aí que entram as assessorias técnicas, os economistas e outros profissionais que deveriam ser ouvidos”, analisa Humberto.

“Investir também no servidor”

Sobre o Abono Salarial, Humberto reconhece que essa é uma medida compensatória. “O que precisamos fazer na verdade, é aumentar o salário do servidor, por isso eu luto pelo PCCR. Muita gente gostou dessa ideia do Abono. Depois que eu apresentei esse requerimento na Câmara, muitas pessoas vieram me cumprimentar, mas eu tenho consciência que essa medida é emergencial. O que o servidor precisa é de um reajuste verdadeiro que ele leve, inclusive, para a aposentadoria”, pondera Humberto.
– O servidor precisa é de uma remuneração decente, não compensações periódicas. Os salários estão defasados, o poder de compra deles está reduzido e isso reflete no comércio local. Pouca gente sabe, mas a maior parte dos servidores recebe Salário Mínimo. A realidade é que com os descontos e tributos, essa remuneração acaba sendo inferior ao Salário Mínimo. Eu pergunto: como a pessoa vai pagar aluguel, luz, água, remédios e comer? Essa é a dura realidade de centenas de servidores municipais – critica o vereador.

Para Humberto, acompanhando o crescimento da região, estimulado com a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, Rio Bonito passa por um momento único. “É nítido o bem estar financeiro da Prefeitura Municipal, que está fazendo investimentos e realizando festas e eventos. Isso comprova que há dinheiro nos cofres públicos. Se alguém acha que eu sou contra as festas, está enganado. Sou favorável, acho necessário, mas o servidor não pode ficar de fora desse momento bom que o município atravessa”, explica o vereador.

Idosos e necessidades especiais

Pensando nesse bem estar que precisa ser estendido a todos e de maneira mais abrangente e igualitária, o vereador Humberto Belgues apresentou na Câmara de Vereadores, no último dia 18 de outubro, um Projeto de Lei que dispõe sobre o agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e pessoas que têm necessidades especiais, que estejam previamente cadastradas nas unidades de saúde do município.
– Embora a Saúde seja um direito de todos, na prática não é bem assim que funciona. Por vários motivos, algumas pessoas não podem ficar esperando em filas, ou se deslocando para marcar consultas, o que estimula o condenável favorzinho político. Sendo assim, eu espero que esse Projeto de Lei seja, não só sancionado pelo prefeito, como também posto em prática para beneficiar essas pessoas – concluiu.

Pág. 5 - Itaboraí sedia Encontro de Contabilistas em novembro

Flávio Azevedo


O delegado do CRC, José Américo dos Santos
 Visando o crescimento da região por conta da instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), o município de Itaboraí foi escolhido para sediar no próximo dia 18 de novembro, o XV Encontro de Contabilistas do Litoral Fluminense (Encon), que será realizado no Clube Vera Gol Esporte e Lazer, onde estão sendo esperados cerca de 250 participantes entre contabilistas, estudantes, autoridades, patrocinadores e outros profissionais ligados direta e indiretamente ao setor.
– Como é de conhecimento público, o município de Itaboraí, juntamente com Rio Bonito, Magé, Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo, Niterói, Tanguá e Silva Jardim, passa por um momento de grandes transformações, por conta do Comperj, um mega empreendimento da Petrobras que vai alavancar o crescimento da região e que com certeza terá reflexos em todo Estado do Rio de Janeiro – disse o delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), José Américo dos Santos.

Observada pelos principais investidores nacionais e internacionais, o município de Itaboraí vê se materializar uma realidade que até recentemente estava no papel e nas planilhas dos pesquisadores e analistas: a cidade vai crescer, por conta de estar atraindo grandes investimentos e sediando eventos importantes para a economia local, estadual, nacional e até internacional.

Objetivos do evento

A cidade, de acordo com José Américo, que também é presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade (Aprocon) de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim, oferece, hoje, boas instalações para a realização de eventos e logo terá empreendimentos de grande vulto que a tornarão referência para qualquer seguimento. “É por esta razão que Itaboraí foi escolhida para sediar o Encon”, comentou o delegado.
– Neste ano o tema do evento é “Inteligência Fiscal: Desafios e Oportunidades para o  Contabilista. Embora a natureza inicial de nosso encontro seja a confraternização da classe contábil e a troca de experiências entre os profissionais da categoria, a parte técnica da profissão não pode ser esquecida – destacou José Américo, frisando que “o Encon terá quatro momentos bem distintos”.

Mostrar ao contabilista que é importante ter um escritório atualizado, que conte com equipamentos de informática modernos, para ter as muitas atividades profissionais facilitadas, segundo José Américo, será o primeiro tema abordado no Encon. Em seguida, com o objetivo de descontrair os participantes, haverá uma apresentação teatral, onde os atores irão ambientar realidades do dia-a-dia dos profissionais de contabilidade. “Com certeza a apresentação levará os participantes às gargalhadas, o que vai contribuir para afastar um pouco o estresse, coisa natural na vida dos profissionais do setor”, comenta José Américo.
– O terceiro momento do Encon contará com uma palestra motivacional, onde o palestrante terá como principal missão dar um “up grade” nos contadores, para que, no dia seguinte, todos retornem as atividades com mais vigor, novas ideias e, sobretudo com mais atitude e espírito empreendedor, qualidades fundamentais a todo e qualquer contabilista – pondera.

Concluindo, José Américo diz que o quarto momento do evento, “é sempre o mais esperado”, quando o Encon oferece o tradicional coquetel, que conta com música ambiente e muita descontração. Falando diretamente aos colegas, o delegado do CRC diz que espera que os participantes tenham um ótimo dia, saiam satisfeitos e, principalmente, cientes das responsabilidades. “O cenário que está diante de nós é animador, mas requer profissionalismo, dedicação e seriedade. Que o Encon seja um local onde nasçam novas amizades, novas relações, enfim, que todos curtam plenamente mais este Encontro de Contabilistas do Litoral Fluminense”. 

Inscrições: www.encon.cnt.br



Pág. 6 - Chefe do Detran de Rio Bonito continua foragido

Flávio Azevedo

Francisco Furtado
Continua foragido da Justiça, junto com outros acusados de fraudar o processo de emissão de Carteiras Nacional de Habilitação, o chefe do Detran de Rio Bonito, Francisco Furtado Pinheiro, que escapou da Operação Contramão II, deflagrada na última sexta-feira (21/10), quando cerca de 400 agentes da Corregedoria do Detran, da Polícia Civil e do Ministério Público (MP) estadual cumpriram pelo menos 30 dos 42 mandados de prisão temporária contra integrantes da quadrilha.

Na operação foram apreendidos R$ 145 mil em dinheiro. A maior parte, cerca de R$ 120 mil, foi encontrada em Niterói, na casa do chefe do Detran de Rio Bonito. Durante os dois anos de atuação, o bando ajudou cerca de 7 mil pessoas a obter permissão para dirigir. Em alguns casos, até moldes de silicone com as digitais dos candidatos foram usadas para driblar a fiscalização biométrica. As fraudes renderiam até R$ 10 milhões por ano aos falsários.

Entre os integrantes da quadrilha estão 13 funcionários do Detran-RJ, uma policial militar, donos de 21 auto-escolas, despachantes, examinadores e ‘zangões’ (espécie de despachantes informais). Onze acusados de envolvimento com a máfia, entre eles Francisco Furtado, conseguiram escapar da ação e estão foragidos.

A operação foi realizada em 11 municípios. Na capital, a ação se estendeu a 27 bairros. Os acusados vão responder pelos crimes de formação de quadrilha (até três anos de prisão); falsificação de documento público (até seis anos); falsidade ideológica (cinco anos); corrupção passiva (12); emissão de dados falsos em sistemas de informação (até 12 anos); e corrupção ativa (12 anos).

A polícia e o Detran, agora, vão atrás dos motoristas que utilizaram o esquema do bando. Eles terão as habilitações cassadas e responderão criminalmente por falsidade ideológica e corrupção ativa.

Pág. 6 - O Observador!

Carteira de Motorista

Ainda não entendemos o motivo do desespero das pessoas por ocasião da Operação Contramão II. Em Rio Bonito, o reboliço começou quando a reportagem noticiou estar entre os foragidos, o chefe do Detran da cidade (que novidade!), dono da casa onde foram encontrados cerca de R$ 120 mil. Qualquer corrupção é absurda e precisa ser apurada, mas fica uma pergunta: “essas sete mil carteiras foram vendidas para quem?”.

Cara de pau

Dizem que essa coluna é indigesta, porque fazemos algumas reflexões muito incisivas, mas não podemos deixar de falar! O esquema de venda de Carteiras de Motoristas só acontece porque alguém compra a tal carteira. É a eterna lei da oferta e da procura. Qualquer comércio, só consegue manter as portas abertas se houver clientes. Se alguém está vendendo alguma coisa (Carteira de Motorista, carne seca, shampoo, cocaína, equipamentos roubados, feijão, hambúrguer, etc.) é porque tem cobrador.

Política

Muita gente reclama da atual administração municipal. Entretanto, em 2015, certamente, nós veremos um monte de gente querendo Mandiocão de volta. Em 2004, se você não lembra, tinha um monte de gente almejando a saída de Solange. Para isso trouxeram Mandiocão e Ayres de volta. Hoje, muitos daqueles que queriam Solange fora, já dizem que ela precisa voltar. Vai entender!

Silva Jardim I

Soubemos que o empresário Anderson Alexandre vai concorrer a Prefeitura de Silva Jardim. Não vivemos o dia-a-dia político da terra do Capivari, mas a cidade sob a administração do jovem e dinâmico Marcello Zelão vive dias melhores do que num passado recente! Pelo pouco que conhecemos de ambos, parece que o petista arranjou um adversário a altura.

Silva Jardim II

Somos da opinião de que para Silva Jardim continuar andando para frente, os antigos políticos – que já deram a sua contribuição – deveriam ficar em seus sítios e fazendas criando galinhas, plantando alface. Que os mais novos continuem no comando!

Preocupados

Nós adoramos reclamar! No banco da praça, nas filas de bancos, nos pontos de ônibus e nos balcões de botequim! Somos muito PREOCUPADOS com tudo, mas pouco OCUPADOS com aquilo que nos preocupa. Não é não? 

Eleições

Com a proximidade das eleições, muitas pessoas se preocupam com um monte de coisa que não fará a mínima diferença. Seria melhor saber dos pré-candidatos, quais as propostas para Educação, Esporte, Turismo, Cultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Saúde, Habitação, Fazenda (arrecadação), Transparência (O que fazer? Como fazer? Onde fazer? Por que fazer? Quanto será gasto?), entre outras coisas. Preocupação fora dessa linha é estimular a fofoca e a intriga!

Prefeitura x IPREVIRB

Uma antiga ação civil pública proposta pela Prefeitura contra o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (IPREVIRB) tem novo capítulo. Observando as movimentações do processo 0002067-77.2009.8.19.0046 divulgadas no site do Tribunal de Justiça descobrimos que no último dia 7 de outubro, a Justiça deferiu a quebra do sigilo bancário do IPREVIRB e do seu presidente, Jorge Ricardo Cantalício.

Parte da liminar

“... Ante a presença de evidentes indícios de atos lesivos ao erário público, cabe ao Poder Judiciário rechaçar, de forma enérgica e imediata, referidos atos que maculam os princípios norteadores da Administração Pública, dentre eles, os da legalidade, moralidade, publicidade, efetividade e transparência das ações governamentais...”. Mais adiante, a liminar diz o seguinte: “... Assim, em face da inegável presença dos requisitos ensejadores... E diante da prova inequívoca presentes nos autos... DEFIRO A LIMINAR PLEITEADA, a fim de DETERMINAR a QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO dos demandados, com a vinda aos autos dos extratos de movimentação bancária dos referidos réus”.

Romance Policial I

Na reunião de amigos, naquela lanchonete, na Rua da Conceição, em Rio Bonito, o funcionário da farmácia chega, vê um amigo e senta para um bate papo! A conversa se estende. Ele pede um suco de laranja. O chefe passa na rua dirigindo, ele dá graças a Deus que não foi visto! Outros amigos chegam. Um bebe suco, o outro pede uma Heineken. Ao perceber a mulher do patrão do amigo se aproximando, os companheiros rapidamente colocam as garrafas de Heineken sobre a mesa do garoto da farmácia. O resto da história você já pode imaginar!

Romance Policial II

Uma mulher linda! Branca, pernas grossas, cabelos negros, passadas firmes. Em pé, na calçada, em frente a uma Lan House de Rio Bonito, ela fala no telefone. “Você não vai? Eu vou! Quero ver o jogo dos meninos! Eu não vou? Ah... É claro que eu vou! E se você não for... VOU SOZINHA!”. Quando eu cheguei ao Ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, para acompanhar o Circuito de Futsal da Indústria e Comércio, ela já estava nas arquibancadas. Ao lado da bela um sujeito, sempre alerta, olhava em todas as direções atento aos olhares indiscretos!

Romance Policial III

Às vezes, rosto e corpo perfeitos são problemas. Aliás, podem até afastar! A dona das virtudes mencionadas trabalha naquele local recém inaugurado. O colega de trabalho – que rapaz sério! – ao perceber que ela vai ajeitar o seu colarinho, embora tenha o coração verde fica corado como um tomate! “Não faz isso!”, diz ele enquanto se afasta da bela. Pensativo, talvez querendo o lugar do amigo, outro colega de entrega: “você é muito nova! Ele só gosta das mais experientes! Hoje, por exemplo, chegou uma velhinha querendo quebrar tudo! Depois que conversou com ele a vovozinha saiu sorridente e satisfeita!”.

Pág. 7 - Matheus Neto troca DEM pelo PSB

Flávio Azevedo

Agora, no PSB, Matheus fica próximo ao governador
O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), André Luis Álvares, o popular Pijama, confirmou em entrevista ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, no último dia 16 de outubro, que o vice-prefeito Matheus Neto (pré-candidato a prefeito) ingressou no PSB. De acordo com Álvares, tudo foi muito planejado e feito com seriedade e serenidade. “O que aconteceu não foi um loteamento do partido. Nó conversamos, porque o PSB já tinha um diretório formado, a filosofia do partido foi respeitada e acabou com um final interessante para todos os envolvidos”.
– Houve o entendimento com os diretórios, municipal e estadual –, ambos participaram do processo e desse dialogo –, a nossa proposta de novas ideias e projetos diferentes foi muito bem recebida por Matheus, e embora algumas pessoas insistam nessa história de que ele não é o candidato do prefeito José Luiz Antunes, eu afirmo que ele (o prefeito) participou do processo, acompanhou tudo de perto, foi ouvido, deu opiniões, e essa atitude do prefeito não me permite acreditar nessa conversa de que Matheus não é o candidato do governo nas próximas eleições – comentou o presidente.

Questionado se o nome de Matheus Neto, vice-prefeito da atual gestão e, logicamente, diretamente ligado a situação que precisa ser mudada, não prejudica o discurso de renovação, André Alvares comentou que “o prefeito José Luiz tem a sua maneira de trabalhar, Matheus é o vice, sabe que o comando é do prefeito e respeita isso”.

Para o presidente do PSB apesar das limitações do cargo, a participação de Matheus nos acertos da atual administração é determinante. “Por exemplo, a área de Saúde, que avançou muito em nossa cidade. O prefeito sempre fez muito investimento com recurso próprio, hoje, ele percebeu que é possível investir na cidade com recursos federais e estaduais. Todos nós temos erros, mas também temos acertos”, comentou Álvares, classificando Matheus Neto como “o único pré-candidato que representa o novo”.

Matheus Neto

Sobre a mudança de partido, o vice-prefeito Matheus Neto, além de deixar claro que pretende se aproximar da base do governo federal e estadual, disse que o perfil técnico da sigla foi determinante para a sua escolha. “No Rio de Janeiro a referência que temos do PSB é o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, um político sério, que não tem o nome atrelado a escândalos, é conhecido pelo perfil técnico e faz uma boa gestão na sua pasta. Todas essas qualidades eu considero fundamentais, sobretudo para quem está iniciando a sua trajetória na vida pública”.

O vice-prefeito também ressaltou a qualidade do grupo que o PSB formou em Rio Bonito, que ele classifica como “excelente”.
– Outra coisa que muito me empolgou no partido foram os filiados. São pessoas jovens, norteadas por ideais e que defendem a política moderna, desenvolvimentista, mas sem deixar de lado a preocupação com a desigualdade social que um problema do nosso país – comentou Matheus, destacando os pontos negativos do Brasil só serão transformados por iniciativa dos municípios. “Para isso precisamos formar esses grupos de qualidade”, concluiu.
 
Filosofia do partido

Durante a entrevista, André Luis Álvares também falou da filosofia do PSB, analisou o processo eleitoral que se aproxima, comentou o comportamento do eleitor e deu mostras de como será o comportamento do seu partido e do seu candidato nas próximas eleições.

De acordo com o presidente, o grande atrativo do PSB é a proposta inovadora de fazer política. “O embate foi trocado pelo diálogo, postura que é a base da política moderna”. Com isso, de acordo com Álvares, o partido cresceu nacionalmente, sendo atualmente, o quarto maior do Brasil, com seis governadores. O PSB integra a base aliada do governo federal e estadual e tem uma representatividade importante no Congresso Nacional.
– Estamos preocupados em fazer uma gestão pública honesta, competente e participativa. Não queremos apenas criticar, mas também sugerir ações que sejam viáveis para dar melhor qualidade de vida à população. Embora a cultura do achismo seja uma realidade, o PSB defende a ideia de que a população precisa ser ouvida para que os investimentos sejam feitos de acordo com o que a localidade necessita e não com o que eu, que não moro naquele bairro, acho melhor – ponderou Álvares, destacando que o partido dará todo o suporte necessário para que as políticas planejadas para o município sejam desenvolvidas.

Pág. 8 - Jovem assassinado na Serra do Sambê

Flávio Azevedo

Darinho foi morto por volta das 11h30min no dia 19 de outubro
 Depois de escapar de uma tentativa de homicídio, no último mês de março, quando levou um tiro na cabeça, Dário Novaes da Silva Júnior, conhecido como “Darinho”, foi assassinado no último dia 19 de outubro, por volta das 11h30min, atrás da escola da Serra do Sambê. Entre dezenas de curiosos, a polícia e reportagem conseguiram apenas duas informações: um silêncio profundo e o costumeiro ninguém viu nada. No local do crime, a polícia contou seis cápsulas de pistola 380.

Em março, numa noite de quinta-feira, Darinho havia sofrido uma tentativa de homicídio próximo ao Ginásio de Esportes do bairro. Alvejado na testa, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e hospitalizado. Cerca de 15 dias depois estava de volta às ruas do bairro dizendo, inclusive, que tinha “aceitado Jesus”, embora o comportamento não demonstrasse tal transformação. À época, segundo a polícia, a motivação do crime seria um suposto envolvimento do rapaz com o tráfico de drogas.

Os alunos da Escola Municipal Serra do Sambê, em sua maioria, foram poupados de ouvir o som dos tiros e acompanhar a correria que se seguiu, porque estavam no projeto “Lona na Lua” assistindo o espetáculo infantil dedicado aos estudantes do ensino fundamental.

Histórias semelhantes

Infelizmente, Darinho é o segundo filho assassinado de três irmãos. Há cerca de 10 anos, o irmão mais velho, conhecido como “Pedro”, também foi morto. Ele também teria, segundo a polícia, envolvimento com tráfico de drogas. De acordo com ex-companheiros, Pedro teria administrado mal os negócios do comando. “Detido num Carnaval, época de alto consumo de drogas em qualquer lugar, “o chefe da boca” não conseguiu levantar dinheiro para pagar um suposto arrego, e foi preso”, conta uma fonte que logicamente não quer ser identificada.

Irado com os quatro anos de cadeia que pegou, “o chefe da boca” culpou Pedro e jurou vingança. A partir daqui a história dos irmãos Pedro e Darinho é bem similar. O mais velho, Pedro, também sofreu uma tentativa de homicídio, próximo da conhecida “ponte do japonês”, numa rua sem saída, atrás do Rio Bonito Atlético Clube.

Ao perceber a intenção dos seus algozes, Pedro teria entrado em luta corporal com os bandidos. Levou cerca de seis tiros, foi socorrido e levado para o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Depois de alguns dias de internação, ele se recuperou e retornou para a vida de antes.

Meses depois, nova emboscada. Dessa vez, nas proximidades de um tradicional ponto de consumo de drogas, na Avenida Lacerda, próximo ao Rotary Clube de Rio Bonito (Casa da Amizade). Segundo informações dos seus ex-companheiros, um “amigo” teria convidado Pedro para fumar um “baseado”. No local, ele teria sido surpreendido pelo “chefe da boca” – que já estava solto. A dívida foi cobrada e Pedro foi assassinado com tiros na boca e no ouvido.

Pág. 8 - Glória a Deus nas alturas e paz na “Serra” por Ele amada!

 *Leonardo Peclat Marins

Leonardo Peclat
Como bem disse o filósofo Heidegger o homem é um ser-para-a-morte. Se há uma coisa certa na vida é que todos vamos deixar essa existência terrena. Seria ótimo se isso acontecesse na velhice, todavia pode ocorrer de várias formas.
Eu nunca vou me conformar, porém com a morte fruto da violência e frieza humanas. Recentemente ficamos perplexos com a notícia do assassinato de “Darinho” jovem morador da Serra do Sambê. Não quero aqui me deter nos porquês do seu caso, mas como morador dessa localidade espero que essa tragédia sirva para uma mudança de postura dos pais, dos jovens e das autoridades.

Jovens não há outra forma de dizer: caiam fora das drogas! Jovens da Serra, as drogas são um caminho quase sem volta! Você pode se achar até forte, mas ela é muito mais! Você não está imune, nem tem o peito de aço!
Pais cuidem mais dos seus filhos, sejam crianças, adolescentes ou jovens. Vejam bem quem são suas companhias, cheirem sua roupa, não os permitam ficarem até altas horas da noite na rua. Sejam próximos, amigos e firmes! Vocês são um fator determinante para a entrada ou não dos seus filhos nesse mundo horrível das drogas!

Que nossas autoridades estejam mais atentas à Serra. Que estejam mais presentes especialmente por meio de atividades culturais. Desejamos que a polícia também fique mais perto daqui e seja enérgica na repressão ao tráfico, a fim de que outras mães e famílias não tenham que enterrar seus filhos precocemente!

Tem horas que quase perdemos a esperança, que bate um vazio interior e ficamos descrentes da humanidade, mas é preciso então parar, respirar fundo e renovar as forças e a disposição em fazer o bem e esperar por dias melhores!

Glória a Deus nas alturas e paz na “Serra” por Ele amada!

*Leonardo Peclat Marins é professor

Pág. 9 - Solange Almeida defende Royalties do Petróleo e classifica como “massacre o que estão fazendo com o Rio de Janeiro”

Flávio Azevedo

A deputada federal Solange Almeida
Em entrevista ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO” do último domingo (23/10), a deputada federal Solange Almeida (PMDB), abordou entre outros temas, a questão da partilha dos Royalties do Petróleo com os estados não produtores, situação que segundo ela, “irá prejudicar muito o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro, que tem crescido mais que o estado de São Paulo”. A deputada classifica a questão como um “massacre”.
– Só para que as pessoas tenham ideia, entre os anos de 2011 e 2012, a Petrobras está investindo no Rio de Janeiro, cerca de R$ 112 bilhões, entre perfuração, refinarias e exploração de poços. Apesar disso, a empresa não quer abrir mão de R$ 2 bilhões para completar o fundo que vai para distribuir recursos para os estados não produtores – disse Solange.

Ainda de acordo com a deputada, que está no seu segundo mandato, existe uma compreensão equivocada do que são os Royalties do petróleo. “Não podemos classificar esses Royalties como tributo, porque segundo a Constituição Federal, esses Royalties são uma compensação aos estados produtores”. A congressista comentou que com a criação do Fundo de Participação dos Municípios e do Estado (FPM e FPE), o Rio de Janeiro é o segundo em contribuição ao fundo e o 21º em receber os benefícios. “Ou seja, nós já fizemos uma distribuição de tributos para os estados que tem as diferenças regionais”.

Lei da Partilha

A deputada também comentou que o Rio de Janeiro foi prejudicado quando os impostos referentes ao petróleo e a energia elétrica passaram a ser cobrados no destino e não na origem. “Todos os outros produtos são tributados na origem, menos o petróleo e a energia elétrica que estão sendo tributados no destino. Como isso, nós que produzimos cerca de 80% do petróleo do país perdemos recursos”, comentou.

A Lei da Partilha conta com o apoio da deputada, sobretudo porque o petróleo tornou-se um bem do país, “uma riqueza nossa”.
– A Lei da Partilha é fantástica, porque quando vigorava o regime de concessão, a empresa era dona do petróleo. Hoje, não! O petróleo pertence ao Brasil. O governo é quem decide quanto a empresa vai explorar. O produto é mantido em nossa mão. Imagine se acontecer uma crise entre os Estados Unidos e os países árabes? A Shell simplesmente viria aqui tiraria todo o nosso petróleo, levaria para o exterior e nós ficaríamos com nada – ponderou.

Os critérios e postura de alguns deputados federais, responsáveis pela criação da Lei da Partilha, foram questionados pela parlamentar. Para ela, a iniciativa foi interessante, “mas alguns deputados aproveitaram para fazer média e jogar para platéia. Argumentaram que tem estados e municípios produtores torrando o dinheiro público com festas, em algumas cidades a Câmara Municipal está quase toda presa, e decidiram dividir o recurso, esquecendo que o maior número de prefeitos cassados está no Nordeste”, disparou Solange, lembrando que criaram uma lei onde os Royalties são distribuídos no FPM. “Com isso, o estado do Rio que ganha R$ 10 bilhões em Royalties vai ganhar R$ 1 bilhão”.

Vontade de enfraquecer o Rio

De acordo com a deputada, em Brasília existe uma vontade de impedir o enriquecimento do Rio de Janeiro. Para ela está declarada a guerra entre os estados. “Algumas pessoas não sabem, mas existem outras maneiras de se atender os não produtores, por exemplo, com a participação no lucro, uma ideia que foi pensada pelo senador Francisco Dornelles, um economista competente”. Os 66 deputados, sendo 56 fluminenses e 10 capixabas, estão em minoria e são vítimas do que a deputada chama de “rolo compressor”.
– É muito difícil conversar porque a discussão saiu do campo político para os interesses particulares. Não há dialogo! Estão jogando para a plateia! Cada um defende o seu estado esquecendo que fazemos parte de uma federação e os estados não são independentes. Em Brasília, a frente parlamentar pela democratização dos Royalties é composta por deputados que parecem ter sangue na boca – comentou.

Segundo Solange Almeida, o Rio de Janeiro tem as suas dívidas com a União negociadas sobre os Royalties. E, ela questiona: “Como o estado vai ficar sem esses recursos?”. Ainda segundo a deputada, o governador Sérgio Cabral, “que está fazendo um governo muito bom”, elevando a empregabilidade e o desenvolvimento econômico do estado. Atualmente, o Rio compete em crescimento com São Paulo. Estamos nos preparando para Copa do Mundo, Olimpíadas, e como nós daremos conta disso sem os recursos dos Royalties?”, analisa a deputada.

“Democratizar tudo”

No seu trânsito em Brasília, a deputada comentou com o líder do governo no Congresso Nacional, que quando o Código de Mineração vier para o Congresso ele será compartilhado com todos os estados da federação como estão fazendo com os Royalties. “Por que somente Minas Gerais e Pará serão beneficiados? Além disso, vamos trazer para os demais estados, os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. Ou seja, acontecerá uma guerra entre estados e o Supremo Tribunal Federal (STF), que já se manifestou contrário a essa situação”, completou Solange.

Pág. 10 e 11 - Pimentta Rosa chega a Itaboraí

A loja foi inaugrada no último dia 14 de outubro
Tem novidade no cenário fashion de Itaboraí. A loja PIMENTTA ROSA, que chega ao município que é tratado pelos investidores do Brasil como o novo “el dourado” do país. A empresária Caroline Belgues inaugurou o novo espaço na noite do último dia 14 de outubro (sexta-feira).

Funcionando, na Rua Raimundo de Farias, 261, no Centro, a PIMENTTA ROSA, promete surpreender os amantes da moda, com destaque para os estilos jovem, feminino e masculino.

Três meses depois do lançamento em Rio Bonito, a PIMENTTA ROSA chega a Itaboraí mostrando que ocupa lugar de destaque entre as lojas do ramo na região. Comercializando peças que transitaram nas principais passarelas internacionais, a PIMENTTA ROSA aposta nas marcas de maior aceitação entre os públicos, masculino e feminino. Segundo a proprietária da loja, o objetivo é vestir os seus clientes com estilo, elegância e bom gosto.

No novo espaço, o cliente encontra produtos de grifes como Ágata, Dress To, Maria Filó, Addict, Lacoste Life, Zinco ZN, Colcci, Ogochi, Carmen Steffens, Ellus 2an Floor, Sommer, entre outras.

Pág. 12 - O mundo atual

Dr. Nogueira
                          *João Jorge Nogueira

Meus queridos leitores, o mundo atual às vezes parece que está de pernas para o ar. A mídia nos coloca em tempo real com os acontecimentos e como ela é sensacionalista ficamos chocados com tais acontecimentos. Há algum tempo atrás foi a morte de Bin Laden, agora é a morte de Kadafi. Uns contra, outros a favor, não poderia ser diferente, se todos pensassem iguais não haveria terroristas nem ditadores. Vemo-nos diante do mundo da comunicação quase instantânea.

O que ocorre é que as boas notícias, ou são notícias de rodapé ou não são dadas, ficamos com a sensação que o mundo está perdido. Num olhar mais acurado mais minucioso, entretanto, vemos que há muitas organizações sejam governamentais ou não, trabalhando na ajuda a muitas pessoas. A solidariedade existe, a parte divina que nos habita se expressa em ocasiões de catástrofes, por exemplo.

Nas últimas enchentes catastróficas da região serrana, a solidariedade foi muito grande, muitas pessoas tocadas pelas enchentes que fizeram com que seus semelhantes perdessem quase tudo, lá estavam distribuindo alimentos, roupas, foi emocionante.

Esse lado não aparece na mídia, não dá ibope. Isso é incrível. Sou do tempo onde não havia internet, a televisão estava começando, as notícias custavam muito a chegar, o mundo parecia mais calmo. Sabemos que a informação mais rápida nos informa de fatos importantes em tempo real, também trás avanços em todos os setores, e também na medicina, seja no diagnóstico das doenças ou em seu tratamento.

Agora mesmo, quando escrevo estas linhas a delegação brasileira está participando dos jogos panamericanos em Guadalajara no México e está em segundo lugar no número de medalhas, mas os jornais quase nada falam.

Tenhamos esse olhar para as coisas boas que acontecem para não acharmos que o mundo está de pernas para o ar.

Até à próxima...

João Jorge Cabral Nogueira é Médico, Professor e Escritor. Diretor do Instituto AmanheSer de medicina Integral,  autor dos livros Autoscopia e Criança de Luz.
Fale com o autor através do e-mail: joaojorgecabral@yahoo.com.br
Conheça nosso instituto onde ocorrem nossos cursos: http://www.institutoamanheser.com.br/