quinta-feira, 24 de março de 2011

Pág. 1 - ZORRA TOTAL!

Por Flávio Azevedo

Bonde sem freio dos vereadores atropela o bom senso em Rio Bonito
No último dia 1º de março, a população de Rio Bonito acompanhou estupefata, o que foi, talvez, um dos momentos mais tristes da história política da cidade. Embora alguns queiram amenizar a confusão instalada na Câmara Municipal de Vereadores, fica muito nítido que a disputa, para lá de hostil, pelo controle da Mesa Diretora da Casa, não tem nada de natural. Aliás, também não é comum vermos três vereadores revezando o comando da presidência.

Para quem não estava presente, vale lembrar que o vídeo disponível no site do jornal Extra (http://extra.globo.com/noticias/rio/camara-de-rio-bonito-seus-dois-presidentes-1270995.html) mostra parte da reunião daquele fatídico dia. As imagens coram de vergonha qualquer pessoa que tenha o mínimo de simpatia pela decência.

Artimanhas jurídicas, suspeitas, ofensas, desrespeito, acusações, meias verdades, má fé, críticas aos pares e ao Regimento Interno da Câmara, além de opiniões de gente que não tem nenhuma autoridade para abordar o assunto, são os principais passageiros do bonde sem freio da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Bonito.

Vele lembrar ao amigo leitor, que em outubro de 2012 – falta pouco mais de um ano – nós voltaremos às urnas para escolher os nossos representantes municipais. E nós, o que faremos? Permitiremos que esse circo de horrores continue ou daremos um fim a esse cenário caótico? Está em nossas mãos!

Pág. 2 - Editorial da 12ª Edição - Ele vai voltar!

Terremoto no japão causa tsunami e pode ter matado mais de 2 mil pessoas
Terremotos, tsunamis, aquecimento global, tempestades, ciclones, deslizamento de terra, inundações, esses são alguns dos fenômenos naturais que estão ocorrendo em larga escala em todo o planeta. Milhares de pessoas morrem a cada dia, vítimas das intempéries climáticas. Até o Brasil, que só conhecia esses episódios através da televisão, está sofrendo com o mau humor do clima.

Guerra Civil na Líbia (2011)
Contemplando o cenário político – internacional, nacional e até municipal – nós observamos que as relações se deterioram e que as pessoas estão, em muitas ocasiões, próximas da histeria. Recentemente, o secretário municipal de uma cidade vizinha teria dito numa roda de amigos: “eu nunca matei ninguém, mas se for preciso, eu não hesitaria, porque tem muita coisa em jogo e eu não posso sair perdendo”.

No Oriente Médio, os países continuam em ebulição. A busca por democracia e liberdade tornou-se uma batalha sangrenta. Aliás, sobretudo nos países islâmicos, a guerra é um eficiente fabricante de órfãos e viúvas. Não podemos esquecer, porém, que pertinho de nós, no Norte e Nordeste do Brasil, ainda prevalece a “lei do mais forte”. Estamos falando de um lugar onde os problemas são resolvidos a bala. Territórios onde a pistolagem é um grande negócio.

Nessas horas é comum encontramos muita gente questionando as causas desses catastróficos acontecimentos. Entretanto, poucas pessoas buscam examinar o seu significado. Se a ciência não consegue responder de forma consistente, a Bíblia, um livro que tem resposta para tudo, responde. No livro de S. Mateus, no capitulo 24, encontramos Jesus orientando os seus discípulos quanto ao fim do mundo.
E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras... Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Nesse tempo muitos se escandalizarão, e trair-se-ão uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de quase todos esfriará... O sol escurecerá, a lua não dará a sua luz; as estrelas do céu cairão e as potências dos céus serão abaladas – disse Jesus.

O apóstolo S. Lucas, no capítulo 21, versos 25 e 26, diz que “haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas”. Não é o que temos visto?


A Bíblia sabe tudo e explica os acontecimentos
 Já na segunda carta de S. Paulo à Timóteo, no capítulo 3, versos 1 a 5, nós encontramos a seguinte narrativa: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela”.

Todos nós sabemos que o homem tem um grande poder de destruição. Aliás, se você não sabe, vale lembrar que o ser humano é o único que destrói a própria espécie. A natureza, meio ambiente, as florestas, os rios e cachoeiras, o mar, os animais, as aves, tudo isso está corrompido por conta da ação destruidora do ser humano, que curiosamente é o único ser vivo que possui intelecto.

Diante disso, no livro de Apocalipse (11.18), nós encontramos um verso que diz: “Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Já em Romanos 8.22, S. Paulo afirma quetoda a criação geme e sofre como a que tem dores de parto”.

Amigo leitor, Mateus (24) e Lucas (21) foram unânimes. Segundo eles, quando isso tudo acontecer, “aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem com poder e grande glória”. E nós, diante dessas reflexões, como estamos nos preparando para esse dia? “Porque de tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12.13 e 14).

Pág. 3 - Moradores da Jacuba cobram melhorias para o bairro

Flávio Azevedo

O bairro da Jacuba visto do alto
A Jacuba é um dos bairros que mais cresceu nos últimos anos em Rio Bonito. Apesar disso, a localidade é uma das que menos recebeu investimentos em todo o município durante este tempo. Os moradores reclamam a falta de serviços postais (Correios), dizem que o fornecimento de água é irregular, apontam a necessidade de um posto de Saúde no bairro, cobram uma linha de ônibus para a localidade e pedem melhor iluminação pública. A pavimentação das ruas, porém, é o benefício apontado como o mais urgente.

O comerciante Onitte Ferreira dos Santos, 72 anos, diz que a Jacuba cresceu, mas os benefícios não acompanharam esse crescimento. Há cerca de 22 anos estabelecido numa das principais esquinas do bairro, o comerciante comenta que os problemas são muitos. “A conta de luz chega aqui no meu comércio, mas não chega a minha casa. Às vezes, chega atrasada. Eu sempre tenho que procurar o escritório da Ampla se não quiser pagar multa”, frisa Onitte, que também reclama do transporte publico do bairro onde moram cerca de 500 famílias.
– Nós já cansamos de falar, pedir, reclamar, mas não teve jeito. Essa questão do ônibus já foi, inclusive, conversada com o prefeito, com vereadores, o pessoal aí fez um abaixo-assinado, mas não deu resultado. O ônibus da São Geraldo só vem até a entrada do bairro. Antigamente, o coletivo que faz a linha de Lavras passava por aqui, mas depois o itinerário foi mudado, e ele começou a passar pela estrada nova de Lavras, que sai próximo a Colina da Primavera – comentou.

A falta de um posto de Saúde é um problema para as mães que precisam levar os seus filhos ao médico. Quem dá essa informação é o pedreiro Vinícius Figueiredo,  de 50 anos. “Estamos sempre vendo as mulheres arrastando as suas crianças para lá e para cá, porque aqui dentro não tem posto de Saúde. Tem que buscar médico lá fora. O problema é que como aqui dentro não tem ônibus, elas precisam ir a pé até o Rio do Ouro. Só que precisam atravessar a BR-101. Acho que isso vai ficar assim até acontecer uma desgraça”, previu o pedreiro.

A parte alta do bairro é toda concretada
Sobre a pavimentação, tema que foi responsável por um dos momentos mais tensos da disputa política municipal, em 2008, o comerciante Onitte dos Santos diz que nos governos da ex-prefeita Solange Almeida (PMDB), e agora, sob a administração de José Luiz Antunes (DEM), as ruas da parte alta do bairro foram concretadas.
– Ela (Solange) começou e Mandiocão terminou. Antes dessa obra, quem morava nas ladeiras da Jacuba sofria! Dava até pena! Mas esse benefício do passado não apaga o desconforto provocado pelos buracos, lama e poeira – disse.

Bairro em expansão

A expectativa de investimentos para o bairro é grande,
 apesar da pouca infraestura que a localidade dispõe. 
Durante as nossas andanças pelo bairro, a nossa reportagem encontrou o empresário Gustavo Martins, da Urbaniza, uma das principais empresas do setor de habitação de Rio Bonito. Ele concorda com as reivindicações dos moradores da Jacuba e vê a pavimentação como o investimento mais importante para a localidade.
– A pavimentação viabiliza a chegada de outras melhorias. Na verdade, quando o cidadão tem condições de acesso, tudo melhora. A saúde, a economia, o transporte, a segurança, entre outros – disse Gustavo, reiterando que apesar das dificuldades, hoje, a Jacuba é um dos bairros mais valorizados do município.

Já o empresário Cláudio Moraes, o Claudinho do Bumbum, frequentador do bairro, comentou que não é só a Jacuba que está em expansão. “Rio Bonito todo está crescendo, mas a impressão que se tem é que alguns setores não estão percebendo essa realidade”.
– Eu não sei se as pessoas têm o hábito de andar por Rio Bonito. Eu tenho e me preocupa ver que a cidade está crescendo, mas sem desenvolvimento. Conversando com amigos, aqui da Jacuba, ou no balcão da minha lanchonete, eu percebo que os jovens, por exemplo, estão sem ocupação e sem opção de estudo e qualificação, principalmente os mais humildes – ponderou.

Argumentos

O vice-prefeito, Matheus Neto, disse que o município está empenhado
em atender as reivindicações dos moradores da Jacuba
Questionado pela nossa reportagem sobre as necessidades do bairro, o vice-prefeito Matheus Neto disse que o município está empenhado em atender as reivindicações. “Estamos abrindo um processo para a construção do Posto de Saúde, que vai funcionar ainda este ano”. Sobre a linha de ônibus, ele disse que a Prefeitura está trabalhando junto a São Geraldo para que a Jacuba e outros bairros sejam beneficiados.

A respeito dos Correios, Matheus ressalta que essa é uma reivindicação de vários bairros. Ele lembrou que a Prefeitura já mantém os Correios do Basílio e de Boa Esperança. Sobre a pavimentação, o projeto já estaria pronto e a Prefeitura espera a liberação do recurso pela Caixa Econômica Federal. “A pavimentação será feita da entrada da Jacuba até a última entrada do loteamento antigo”, revelou. 

Na empresa São Geraldo, o gerente Emanuel Mathias informou que o itinerário do ônibus da linha Lavras foi modificado por conta das condições da estrada. “Tem um ponto que é muito estreito e o carro não passa”. O gerente reconhece que o coletivo que faz a linha do Sambê não atende bem o bairro, mas anunciou que a empresa está estudando a ativação de uma linha para a localidade. “Não é tão fácil quanto parece, porque nós precisamos levar em conta, inúmeros fatores que passam por análises sociais, econômicos e geográficos do bairro”, concluiu.



Pàg. 4 - O Observador

Ficha Limpa I

Ministros do STF em sessão
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quarta-feira (23/03) que a Lei da Ficha Limpa não deveria ter sido aplicada às eleições de 2010. A norma, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados, entrou em vigor em junho de 2010, e, com a decisão, tem seus efeitos adiados para as eleições de 2012.

Ficha Limpa II

Ano quem vem (2012), qual será a artimanha que políticos e ministros do STF irão arranjar para que a Lei da Ficha Limpa não seja aplicada? Isso parece novela. É capaz de surgir uma brecha para que a Lei passe a vigorar apenas em 2014. Entretanto, caso a Lei funcione, as eleições municipais terão personagens diferentes disputando prefeituras e câmaras de vereadores! Aliás, tem gente boa, por aí, que será impedida de concorrer!

Ficha limpa III

Esses dispositivos que tentam limpar a política brasileira são risíveis! O certo seria o eleitor ter responsabilidade suficiente para não votar em pilantra. Quando o eleitor faz isso é porque é igual ou, talvez, pior que o político! Que tal criar a Lei do “Eleitor Ficha Suja”? Seriam penalizados, os irresponsáveis que vendem o voto ou trocam o voto por um favorzinho.

Cinema I

Na última semana, surgiu um debate em nosso perfil do Facebook, sobre algumas coisas que faltam a Rio Bonito. Os internautas logo mencionaram a sala de cinema. Entretanto, depois de algum tempo analisando, a impressão que nós temos é que o tal cinema pode representar um grande prejuízo.

Cinema II

Não somos contrários a ideia! Aliás, Rio Bonito já teve dois cinemas. Contudo, nós riobonitenses temos um hábito terrível: consumir coisas de outros centros. Na verdade, na cabeça de alguns é “fashion” sair de Rio Bonito, por exemplo, para comer hambúrguer ou pizza, em Niterói. Por conta dessa sandice, é possível que em um mês, a tal sala de cinema esteja entregue às moscas... E, nós, refestelados nas salas de cinema de Niterói ou São Gonçalo.

Falando nisso...

Atores do espetáculo "Dona Flor"
... Nos próximos fins de semana, a começar de hoje, o Espaço Cultural Lona na Lua, na Mangueirinha, apresenta o espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Será a adaptação de um clássico da literatura e do cinema brasileiro para o teatro. Parabéns a família “Lona na Lua”, que para sobreviver, conta com o nosso apoio.

Comperj

A Frente dos Secretários de Trabalho, das cidades que estão ao entorno do Comperj, está preparando um documento denunciando a falta de estrutura e respaldo, por parte da Petrobrás, para a qualificação de mão de obra local para trabalhar no Comperj. Em contrapartida a essa iniciativa, a Petrobras deveria criar um instrumento que mostrasse a esses governantes, que até agora, ele também nada fizeram, para qualificar a população e estruturar as cidades.

Pedido

Moradores da Rua Manoel Pedro dos Reis, no Ipê, pedem socorro a Prefeitura. No local, a lama e a poeira são vizinhos indesejáveis. É tanta lama, que a cadeira de rodas de uma moradora ficou atolada. O resgate foi feito com muita dificuldade! A Secretaria de Obras já teria sido procurada, mas a resposta não foi satisfatória.

Chilique I

José Luiz Antunes
Não concordamos com a descompostura dada pelo prefeito José Luiz Antunes (foto) na equipe da Secretaria de Fazenda, no último dia 14. Aliás, a Prefeitura agradou a população quando fez o carnê do IPTU chegar à casa do contribuinte, em janeiro e com desconto de 20% para quem efetuasse o pagamento do tributo de forma integral já no primeiro mês 2011.

Chilique II

Marcelo Lessa
Talvez, fosse mais prudente aproveitar esse bom momento, para pedir que a equipe da secretaria de Fazenda se empenhasse para solucionar, com igual sucesso, outras questões. Já há algum tempo, nós estamos dizendo que alguns secretários poderiam seguir o exemplo de Muricy Ramalho e pedir para sair. Entretanto, o o titular da Fazenda, Marcelo Lessa (foto), não está nesse rol.  

O equívoco

Numa dessas confusas sessões da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, um parlamentar pediu a impugnação da Ata. Entretanto, na hora da votação do seu pedido, ele mesmo votou contra. O fato, inusitado, arrancou risos de quem acompanhava a sessão. A Ata parece perseguir esse vereador. No ano passado, por exemplo, por várias semanas, ele pediu insistentemente a cópia da Ata da sessão “décima dezoito”.

Falando em Câmara...

... Parece que o presidente do Senado Federal, José Sarney, fez escola em Rio Bonito. Se no Senado havia “ato secreto”, na Câmara de Vereadores, segundo fontes, havia “plano de saúde secreto”. A nossa fonte revelou que várias pessoas, estranhas ao funcionalismo da Casa, tinham o seu plano de Saúde pago pela Câmara. A fonte acrescentou que não havia reembolso e ficava tudo por isso mesmo. Pode?

Carnaval I

A população de Rio Bonito aprovou o Carnaval de 2011
Finalmente Rio Bonito presenteou a sua população com um Carnaval decente. Parabéns a Prefeitura Municipal e a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Rio Bonito (Abacarb). Nem a chuva atrapalhou. Até agora, não ouvimos uma reclamação do evento. Quer dizer, até encontramos algumas críticas, mas como elas vieram das “viúvas” da oposição, nós não demos importância.

Carnaval II

A incoerência de boa parte da população chama atenção. Em anos anteriores, a cobrança por um Carnaval decente era geral. Esse ano, porém, como o nível da festa foi muito melhor, já surgem uns tarados dizendo que o investimento é desnecessário. Segundo esses tarados, “como todo mundo sai da cidade em busca de outros centros, pra que fazer Carnaval?”. Mas será que ninguém fica em Rio Bonito, gente boa? E esses que ficam não seriam merecedores de uma festa decente? Fala sério!

Barack Obama I

Barack Obama
A cidade do Rio de Janeiro foi toda “perfumada” para receber o presidente norte-americano no último fim de semana. Mas vem cá: será que nós, cariocas e fluminenses, que pagamos os nossos impostos, não somos merecedores de uma cidade limpa e segura? Achamos que seria interessante a visita semanal de Obama ao Rio de Janeiro.

Barack Obama II

Localiade da Jacuba
Aliás, o presidente norte-americano também poderia visitar outras cidades, onde ele percorreria pitorescas localidades. Em Rio Bonito, por exemplo, lugares como Braçanã, 30 e 70 (Parque Andréa), Flor dos Cambucás (Rato Molhado), Parque da Caixa D’Água, Bosque Clube, Bairro Marajó, Jacuba e Green Valley, impressionariam Obama. Já em Tanguá, bairros como Duques, Bandeirantes I e II e Vila Côrtes, seriam um bom destino. Itaboraí, porém, é a cidade onde ele ficaria tonto com tantas oportunidades agradáveis. Algumas delas: Itambi, Morada do Sol, Santo Antônio, Visconde, Outeiro das Pedras, Rua Cem, Reta Velha etc.  



Pág. 5 - Prefeito José Luiz cobra participação dos pais na educação dos filhos durante reunião do CCS

Flávio Azevedo
O prefeito se disse preocupado com os jovens
e adolescentes de Rio Bonito.

Presente a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), do último mês, realizada no dia 28, o prefeito José Luiz Antunes (DEM), concluiu a reunião falando sobre a sua preocupação com os jovens e adolescentes de Rio Bonito. Na ocasião, ele disse que “para ordenar a sociedade riobonitense, como tem sido cobrado por alguns, é preciso impor limites aos adolescentes e jovens”, posicionamento que já há algum tempo vem sendo defendido por líderes religiosos e representantes de entidades, como o padre Eduardo Braga e o presidente do Hospital Regional Darcy Vargas, Luis Gustavo Martins, respectivamente.

Sobre os carros com o volume de som acima do permitido e motociclistas que além de ser menores pilotam sem os equipamentos de segurança, o chefe do Executivo disse que a polícia tem que ser rigorosa. Ele também pediu que o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaías Class, veja a possibilidade de transformar o antigo galpão da guarda Municipal, em Rio do Ouro, em Depósito Municipal. O prefeito também garantiu que não vai interferir no trabalho dos policiais.
– Vocês podem procurar saber se algum dia eu liguei para algum policial pedindo que aliviasse a barra de alguém que estava cometendo uma infração. Também não faz parte da minha história ir a delegacia pedir para o delegado soltar quem foi preso por estar cometendo alguma irregularidade. Eu me orgulho de não ter essa marca na minha trajetória política – disse o prefeito.

Abordando a questão da transferência de responsabilidade dos pais para a escola, professores, igrejas e instituições em geral, o prefeito comentou que é comum as pessoas conhecerem os seus direitos e esquecerem os seus deveres. “O poder público é muito cobrado, e realmente deve ser, mas os pais precisam saber que eles também têm deveres no processo de educar. O curioso é que por mais humilde que sejam os pais, a mãe sempre sabe quanto tempo ela tem de licença maternidade; o pai sabe quantos dias deverá ficar em casa por causa do nascimento do filho, mas depois esquecem os seus deveres com essa criança que acabaram de colocar no mundo”, destacou o prefeito.

Falando sobre os professores, classe que muito tem sofrido com a falta de limites das crianças e adolescentes, o prefeito lembrou que “não são poucas as ocasiões que uma mãe procura a escola, destrata a diretora, dá um desabafo na professora, mas esquece que eles (os pais), também precisam fazer a sua parte. Eles conhecem os direitos, mas desconhecem os deveres. Ou seja, em casa, a criança não está recebendo a educação familiar”.
– Os pais, às vezes, não têm conhecimento do que pode acontecer com eles, porque o filho foi encontrado na sala de aula com uma arma, fato que ocorreu recentemente. Esse assunto deveria ser mais conversado, inclusive, com a ajuda da imprensa que poderia se aprofundar nesse tema – sugeriu o prefeito, comentando que “enquanto os pais não buscarem saber o que os seus filhos estão fazendo pela rua até tarde da noite; onde estão e na companhia de quem; os problemas permanecerão”, analisou.

Para o prefeito, os pais precisam cobrar mais dos filhos, “porque quando a polícia cobra é bem pior”. Concluindo, o chefe do Executivo fez um alerta: “se o pai acha que ele está sendo amigo do filho, por estar dando certas liberdades, ele pode ter certeza, que, na verdade, ele está sendo o maior inimigo do filho”.

Sugestão

Uma das placas de advertência sobre o volume do som dos veículos,
 que se encontra ao longo da estrada que conduz o turista ao Centro de Arraial do Cabo
Segundo fontes, parte da classe política riobonitense acusa o jornal e o programa “O TEMPO EM RIO BONITO” de serem muito críticos e não oferecer alternativas para os assuntos criticados. Para mostrar que isso não é verdade, nós vamos sugerir que as autoridades municipais de Rio Bonito adotem uma lei que existe, já há algum tempo, em várias cidades da Região dos Lagos. Aliás, nesses municípios, percebe-se que a Polícia Militar fica a vontade para atuar, tanto no ordenamento do Trânsito, quanto na sua atividade ostensiva.

Esta foto que estamos reproduzindo, por exemplo, é de uma das muitas placas que existem ao longo da via que conduz ao Centro de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Será que em Rio Bonito, algum político tem espírito público, suficiente, para criar instrumento semelhante? Vamos ficar na torcida!
        

Pág. 6 - Ministério Público pede afastamento do prefeito de Tanguá, Carlos Pereira


O prefeito Carlos Pereira está na mira do Ministério Público
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou Ação Civil Pública pela prática de ato de improbidade em face do Prefeito do Município de Tanguá, Carlos Roberto Pereira, dos ex-Secretários Municipais de Fazenda Jose Souza de Oliveira e Fernando José Gac da Fonseca, e outras sete pessoas, inclusive três filhas do Prefeito. O processo relata esquema de corrupção destinado a simular licitações que jamais teriam ocorrido, permitindo o desvio de recursos públicos para enriquecimento indevido dos réus. Também são rés na Ação Civil Pública duas empresas ligadas a Jose Souza.

Na ação, distribuída para a 1ª Vara Cível da Comarca de Itaboraí, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Itaboraí requer, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens dos réus e o afastamento do Prefeito e dos demais acusados das funções públicas que exercem no âmbito do Executivo Municipal.

No mérito, o MPRJ requer à Justiça a condenação dos réus à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio; ressarcimento integral dos danos materiais e morais causados ao erário público; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos; pagamento de multa de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, pelo prazo de dez anos.

Os desvios foram comprovados no curso do Inquérito Civil nº 197/2009. A fraude consistiu na simulação da contratação das empresas Vhang e Mascarenhas, no ano de 2005, para fornecimento de bens e prestação de serviços, os quais, entretanto, jamais foram entregues ou executados. As empresas em questão, que nunca tiveram conhecimento das contratações, tiveram seus nomes indevidamente utilizados pelos réus porque eram clientes da empresa CONTELV, responsável por sua contabilidade. O sócio administrador da CONTELV era exatamente Jose Souza. Além disso, as investigações demonstraram que os cheques emitidos para o suposto pagamento das empresas Vhang e Mascarenhas foram creditados em conta corrente de titularidade de Jose Souza.

Em depoimento prestado ao MPRJ, Jose Souza revelou que foi colaborador da campanha do Prefeito Carlos Roberto em 2004. Segundo Souza, logo após assumir a Secretaria, o prefeito pediu que ele recebesse valores em sua conta, que deveriam ser repassados ao próprio Prefeito, a parentes dele e outros agentes públicos municipais. Segundo Jose Souza, as quantias eram repassadas, sempre em dinheiro, a Carlos Roberto, suas filhas Vanessa, Karla Christina e Aline de Sá Pereira, seu sobrinho Luis Otávio de Sá Nascimento, Edmilson da Conceição Crespo (filho do Secretário de Administração, Sebastião Alves Crespo), Jaqueline Machado Mendes e Alex Machado Mendes (filhos da ex-vice-prefeita Maria Jose Machado Mendes). Todos eles figuram como réus na ação. Na tentativa de escamotear o desvio de recursos públicos, Jose Souza forjou contracheques em nome das empresas Vhang e Mascarenhas e em favor de alguns dos réus, mas eles jamais prestaram serviços.

A empresa Suporte Fomento Mercantil LTDA., criada por Jose Souza, com a qual o Prefeito possuiria dívidas de campanha, também era beneficiária dos desvios. Por isso, também foi incluída como ré da ação. Já o réu Fernando José era, na época, Diretor de Contabilidade da Secretaria de Fazenda, tendo promovido a emissão das notas de empenho e ordens de pagamento ilegais.

No curso da investigação, a Procuradoria-Geral do Município informou ao MPRJ que os processos licitatórios que resultaram na contratação de Vhang e Mascarenhas haviam desaparecido. Auditoria realizada com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do MPRJ demonstrou que o Município não comprovou a regular contratação e liquidação das despesas em questão.

Admitindo as irregularidades, o Prefeito Carlos Roberto "devolveu" R$ 127.090,00, valor histórico do dano, aos cofres públicos. O MPRJ requer, no entanto, o ressarcimento integral dos danos materiais, com juros e correção monetária, bem como do dano moral difuso.

O Poder Judiciário ainda não se manifestou sobre os requerimentos liminares.

Pág. 7 - Diretoria do Hospital Regional Darcy Vargas é reeleita para mais um ano

Flávio Azevedo

Em assembleia, os associados do HRDV reelegeram a atual diretoria por mais um ano. 
O advogado Luis Gustavo Siqueira Martins foi reeleito, no último dia 13 de março, para mais um ano a frente do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Ele entra em 2011, no seu décimo ano na presidência de um hospital que, atualmente, é um dos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. Em entrevista ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, do último domingo (20), o presidente relembrou o processo de reconstrução da instituição e comentou porque o HRDV, hoje, é apontado como principal prestador de serviço do SUS.
– Em março de 1997, quando o nosso grupo político chegou ao HRDV, tendo a frente o saudoso Benedito Caridade, nós encontramos uma instituição que estava prestes a fechar as portas. O HRDV estava sem dinheiro, sem credibilidade e cheio de dívidas. Grande parte desse passivo já foi negociado, parcelado, mas a situação era tão séria, que 14 anos depois ainda não colocamos tudo nos trilhos – disse Martins.

O presidente do HRDV, Gustavo Martins, durante
entrevista ao programa "O TEMPO EM RIO BONITO"
Apesar de ter consciência que o HRDV é, hoje, uma instituição bem diferente daquela que ele encontrou em 1997, o presidente mantém os pés no chão e afirma que “esse ainda não é o hospital que sonhamos para Rio Bonito”. De acordo com Gustavo, o HRDV vem cumprindo todos os quesitos cobrados pelo contrato que a unidade tem com o governo do estado. “O grande diferencial do HRDV é que quando o recurso chega, ele é, imediatamente, direcionado ao benefício da população.
– Nós vimos o recurso chegar e a UTI foi construída, a emergência foi remodelada, as enfermarias e corredores foram reformados, a iluminação interna foi trocada e todas essas ações representam ganhos significativos para o usuário do hospital. Hoje, por exemplo, nós temos a primeira unidade coletiva do SUS climatizada, que é a nossa ala de obstetrícia (Maternidade), que é um conforto importante para as pacientes – destacou.

O presidente voltou a dizer que “comentários maldosos sempre vão existir e são próprios daqueles que não estão inteirados do dia-a-dia do hospital. Pessoas que querem tirar conclusões dos papos travados no balcão dos botequins. O hospital é um assunto que deveria ser tratado junto à sua administração, através do nosso serviço de Ouvidoria, mas as pessoas preferem gerar polêmica”.

Eficiência

A secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, durante a sua fala na assembleia
Atualmente, o HRDV é um importante parceiro tanto para o governo do estado, como para o município de Rio Bonito. A secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, presente a assembleia, confirma essa novidade e, na ocasião, revelou que “o hospital é encarado pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde como uma instituição que faz o SUS acontecer, o que outros municípios e instituições têm dificuldade de realizar”.

Ela anunciou que nos próximos meses, o HRDV pode se tornar referência, no estado, para a área de Traumato-Ortopedia, “o que vai representar o repasse de mais recursos destinados à Saúde do município”. A secretária destacou ainda, a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que será inaugurada nos próximos dias, e afirmou que o HRDV também pode ser referência na área de oftalmologia.

Ainda sobre a UTI, ela disse que “o estado tem um déficit de 180 leitos de UTI. Embora os sete leitos do HRDV não resolvam esta demanda, certamente eles contribuirão para amenizar esse déficit”, analisou a secretária.

A unidade de oncologia, que atenderá pacientes em tratamento de câncer e será inaugurada nos próximos meses, onde funcionava o ambulatório Romário Muniz, também foi apontada por Juraci como prova de que a diretoria do HRDV trabalha com o intuito de promover a Saúde.

O vice-prefeito Matheus Neto, disse que a expectativa
 para 2001 é das melhores "e o HRDV faz parte disso". 
Também presente a assembleia, o vice-prefeito Matheus Neto disse que o HRDV, hoje, é um dos principais prestadores de serviço do SUS no estado do Rio de Janeiro. “Isso torna o hospital um parceiro importante para a Prefeitura Municipal”. Ele também falou sobre o convênio do HRDV com a empresa Onko Sol, que viabilizou a criação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacom) nas instalações do HRDV. “Essa unidade certamente vai alavancar a Saúde do município”, disse.

Marcos Abrahão

Já o deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B), também presente na assembleia, disse que o sucesso do HRDV se deve a seriedade da diretoria que está a frente da instituição. Ele elogiou o trabalho da secretária de Saúde do município Maria Juraci Dutra, e sem se importar com a presença de ex-secretários de Saúde na platéia, disse que “a senhora está desenvolvendo um trabalho sério e sem a politicagem que nós víamos nos últimos anos. Infelizmente, isso tudo que está acontecendo, agora, já poderia estar sendo realizado há vários anos”.

O deputado Marcos Abrahão elogiou a forma como a
secretária de Saúde e o vice-prefeito, Matheus Neto
 estão conduzindo a Saúde do município.
O deputado também parabenizou o vice-prefeito Matheus Neto pela postura na condução da Saúde do município.
– É isso que esperamos de uma vice-prefeitura. O trabalho que o senhor desenvolve é importante, porque todos nós sabemos a dificuldade que o chefe do Executivo tem para conversar sobre qualquer assunto por mais de cinco minutos – concluiu Abrahão, lembrando que ele também contribuiu para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) viesse para Rio Bonito.

Pág. 8 - Imóveis da classe média próximos ao pico de valorização dos grandes centros

O preço dos imóveis disparou em todos os países que tiveram a combinação de aumento na renda, crédito farto e escassez de oferta nas áreas mais disputadas dos grandes centros urbanos, como vem acontecendo no Brasil. Só faltam juros menores e condições de financiamento mais camaradas para acelerar o processo. Aquela euforia emergente de futuro brilhante adiante, que também alimenta a alta dos preços, o Brasil tem faz tempo.

A má notícia é que as condições de temperatura e pressão mudaram desde o ano passado. Agora, os juros vão é subir. Os bancos devem apertar a liberação de empréstimos e a economia vai esfriar um pouco. Só que as construtoras e o mercado imobiliário se preparavam para mais um ano de crescimento acelerado, acima de dois dígitos.

Luiz Paulo Pompéia
O resultado são estoques e preços nas alturas, que não combinam com períodos de desaceleração e abrem caminho para bons negócios. Segundo Luiz Paulo Pompéia (foto), economista da consultoria Embraesp, especializada em avaliação de imóveis, é improvável que os preços caiam em São Paulo, mas também será difícil crescer no ritmo visto até 2010. No ano passado, o preço dos apartamentos novos saltou 34,4% – a maior alta desde 1996 –, quando a Embraesp começou a fazer a pesquisa.

Para o consultor, os imóveis com maior potencial de valorização são os voltados para a classe C. A indústria tem, segundo ele, 15 anos de trabalho pela frente para zerar a falta de habitações.  Nos anos 2000, poucos investimentos renderam mais do que os imóveis em regiões selecionadas. Em São Paulo, os preços dos apartamentos novos saltaram 177,88% de 2000 até 2010, segundo a Embraesp.

A valorização dos lançamentos inflaciona toda a cadeia imobiliária. Puxa junto os preços dos poucos terrenos ainda existentes e também os imóveis mais antigos, além dos custos de produtos e serviços da construção.
– As construtoras estão preocupadas com aquele investidor que compra um apartamento na planta esperando vendê-lo com preço maior pouco antes da entrega das chaves. São pessoas que podem não ter como pagar as prestações se não venderem o imóvel. É um pequeno subprime brasileiro – disse Pompéia.

Apesar da preocupação, ninguém acredita que estamos próximo de uma ressaca, como ocorre nos EUA e na Europa desde 2008. A razão é que o crédito imobiliário é pequeno e primitivo demais no Brasil. Ainda não anda com as próprias pernas e precisa de recursos subsidiados da poupança, com juros tabelados.

Com juros na casa de 12% ao ano, os valores financiados dobram em seis anos. Quem faz um empréstimo por 30 anos com essa taxa facilmente deverá mais, no meio do financiamento, do que valerá o imóvel, deixando o banco sem garantia.

Fonte: ADEMI

Pág. 11 - Domingo tem Desafio Intermunicipal de Handebol

Flávio Azevedo

A equipe de Handebol do Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens
tem conquistado todos os títulos no âmbito municipal .
A partir das 9h, do próximo domingo (27), o Motorista Futebol Clube recebe o Desafio Intermunicipal de Handebol entre equipe de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu. O evento marca o início das atividades da modalidade do nosso município, em 2011. Acontecerão seis jogos nas categorias infantil (14 anos), juvenil (18 anos) e adulto nos naipes masculino e feminino. A entrada é franca.

Rio Bonito será representado pela equipe do Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens, nas categorias infantil e juvenil. Já na categoria adulto, um selecionado de atletas da nova e antiga geração do handebol da cidade defenderão as cores da cidade. A equipe de Cachoeiras de Macacu vem com a equipe da Prefeitura Municipal.

Sob a coordenação do professor de Educação Física, Luiz Gustavo Machado, o Popó, o desafio tem como objetivo motivar e desenvolver a prática da modalidade na cidade. “Eventos como esse são importantes para que os atletas de base continuem motivados a treinar. Também aproveitamos para resgatar os antigos atletas a continuar a prática da modalidade, mas sempre de forma competitiva”, comentou Luiz Gustavo.

Programação

 9h: 1º jogo (Infantil Feminino);
 9h50min: 2º jogo (Infantil Masculino);
 10h40min: 3º jogo (Juvenil Feminino);
 11h40min: 4 º jogo (Juvenil Masculino);
 12h40min: 5º jogo (Adulto Feminino);
 13h40min: 6º jogo (Adulto Masculino).